Rodrigues, Elisandro2023-11-282023-11-282023-11-282016https://axis.ghc.com.br/handle/123456789/468O tema desse projeto trata-se da avaliação das ferramentas e dos dispositivos de conversação no contexto do ambiente de aprendizagem virtual, sobre a efetividade do design instrucional desenvolvido em Comunidades de Práticas. O objetivo geral é analisar a efetividade da estruturação das Comunidades de Práticas do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento de Educação Permanente em Saúde em Movimento, ou seja, o design instrucional desse AVA, em especial o menu entradas. Possibilitando, identificar as mudanças necessárias no AVA e apontar possíveis adaptações, de acordo com a proposta do curso, adequando às necessidades e realidade dos usuários. Será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo e interpretação dos dados e das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem. Este AVA contém os seguintes recursos pedagógicos: a Apresentação do Curso, as Entradas, a Caixa de Afecções, o Diário Cartográfico e o Fórum. O menu Entradas são espaços com ofertas para que se possa produzir a trajetória de aprendizagem que estão divididas em cinco hiperlinks (Texto, Texto em Cena, Cena, Experimentações e Outras Ofertas), mas que ao longo da análise verificou-se a necessidade de modificá-la. E ao realizar este projeto, notamos que esse trabalho trará benefícios como: contribuir para o aprimoramento do ambiente virtual para as próximas edições do curso; facilitar a navegação, interação e o processo de aprendizagem dos usuários e contribuir para o aprimoramento do trabalho técnico e pedagógico para a equipe envolvida no processo.PortuguêsAcesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Saúde PúblicaBrasilSistema Único de SaúdeEducação ContinuadaEducação a DistânciaA USABILIDADE DAS COMUNIDADES DE PRÁTICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CURSO EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM MOVIMENTOTHE USABILITY OF COMMUNITIES OF PRACTICE IN COURSE LEARNING PROCESS PERMANENT HEALTH EDUCATION ON THE GOMonografia