Henn, Camila Guedes2023-11-062023-11-062023-11-062020https://axis.ghc.com.br/handle/123456789/231O objetivo deste estudo foi investigar as eventuais consequências da ausência de vagas em espaços protetivos de educação infantil para crianças em idade pré-escolar e sua relação com as vivências das famílias no território adscrito de uma Unidade de Saúde (US) da zona norte de Porto Alegre - RS. A relevância do estudo se dá a partir das narrativas das famílias em suas dificuldades cotidianas no cuidado com as crianças sem acesso à educação infantil. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas com cinco famílias que buscaram a intervenção do Serviço Social na US entre março e junho de 2018 sobre suas vivências quanto às temáticas que atravessam suas necessidades e são objeto deste estudo. Após as entrevistas, os dados foram sistematizados através de análise de conteúdo e interpretados pela lente do materialismo histórico-dialético, buscando a mediação entre a particularidade dos sujeitos e a conjuntura social para compreensão da realidade. Como última etapa, se propõe a discussão dos resultados do estudo com a rede de atendimento territorial e população a fim de subsidiar novas perspectivas sobre os espaços de proteção no território.PortuguêsAcesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Saúde PúblicaSistema Único de SaúdeAssistência SocialSeguridade SocialEducação InfantilO ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONTEXTO FAMILIAR: UMA ANÁLISE MARXISTA SOBRE A GARANTIA DE DIREITOS E A DESPROTEÇÃO SOCIALACCESS TO EARLY EARLY EDUCATION AND THE FAMILY CONTEXT: A MARXIST ANALYSIS ON THE GUARANTEE OF RIGHTS AND SOCIAL LACK OF PROTECTIONMonografia