Warmling, Cristine Maria2023-09-192023-09-192023-09-192019-03-28https://axis.ghc.com.br/handle/123456789/59Fundamentado nos pressupostos teóricos da Ergologia, que estuda as relações entre a experiência e o conhecimento em situações reais de trabalho, problematiza-se sobre o modo como ocorre o trabalho de trabalhadores com longo vínculo no trabalho na saúde e suas possíveis relações com novas tecnologias educacionais para o apoio da gestão. O estudo possui o objetivo principal de analisar como trabalhadores, com 31 a 35 anos de vínculo de trabalho no Grupo Hospitalar Conceição, desenvolvem suas práticas profissionais e projetam o futuro no trabalho. Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico com abordagem qualitativa. O Grupo Hospitalar Conceição, cenário do estudo, está situado em Porto Alegre/RS e constitui-se como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo doze trabalhadores que atuam na instituição entre 31 a 35 anos (6 médicos, 1 enfermeiro, 2 odontólogos, 1 farmacêutico-bioquímico, 1 psicólogo e 1 assistente social). Como critérios de inclusão dos trabalhadores, considerou-se: faixa de tempo de trabalho, idade em torno de 60 anos (trabalhadores que vislumbram a aposentadoria próxima no momento do estudo) e diferentes profissões de saúde de ensino superior. Para a produção dos dados, foram realizadas (gravadas em áudio e transcritas) entrevistas abertas com, aproximadamente, uma hora, entre os meses de junho a setembro de 2018. Os trabalhadores foram convidados de forma aleatória por telefone. Os encontros ocorreram no local de trabalho ou em ambiente à escolha do participante. As entrevistas foram guiadas por um roteiro de perguntas com as seguintes categorias: história do percurso da vida no trabalho, aproveitamento dos conhecimentos tácitos, Educação Permanente em Saúde e futuro no trabalho. A análise foi embasada nos fundamentos epistemológicos da análise textual discursiva. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com o parecer consubstanciado número: 2.627.046. Discute-se que, entre as práticas profissionais estabelecidas ao longo dos percursos da vida no trabalho na saúde, destaca-se o uso dos protocolos, a valorização das relações estabelecidas no trabalho e, nos termos da Ergologia, a produção de Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes. A temporalidade é reconhecida, no trabalho, por meio da produção, do aproveitamento e da valorização de conhecimentos tácitos dos trabalhadores. Projetos de futuro no trabalho explicitam lacunas entre os projetos de trabalho e de vida dos trabalhadores e a gestão do trabalho na instituição. A produção da Educação Permanente em Saúde, no sentido de um ergoengajamento e como projeto político-pedagógico na gestão, inclui subjetividades da vida dos trabalhadores no trabalho e fortalece a pluralidade das construções coletivas do trabalho. Tecnológicas educacionais informacionais constituem-se como possibilidades instáveis que mobilizam inovações para produzir o agir profissional do trabalhador em um projeto institucional. O objeto virtual de aprendizagem produzido a partir dos resultados do estudo constitui-se em uma produção tecnológica que articula educação à gestão do trabalho.PortuguêsAcesso Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Saúde PúblicaBrasilSistema Único de SaúdeHISTÓRIAS DE LONGO VÍNCULO NO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO DO TRABALHO NO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO/RSSTORIES OF LONG JOB AT WORK: CONTRIBUTIONS OF EDUCATIONAL TECHNOLOGIES TO WORK MANAGEMENT IN GRUPO HOSPITALAR CONCEAÇÃO/RSDissertação