Carvalho, Desirée dos Santos2023-10-172023-10-172023-10-172018https://axis.ghc.com.br/handle/123456789/196A presente redação é o trabalho de conclusão do curso Técnico em Enfermagem da Escola GHC. Tem por objetivo apresentar relatos de uma vivência de estágio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Grupo Hospitalar Conceição. A experiência escolhida se refere a uma área fundamental para o funcionamento da rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde , a Atenção Primária em Saúde. Baseia-se em uma vivência de integração do Técnico em Enfermagem com os demais profissionais da saúde da UBS em questão. Fundamenta-se na relevância que tem a integração de todos os profissionais da saúde, entre si e entre a comunidade em questão, no planejamento e na construção da saúde dentro do SUS, buscando respeitar suas diretrizes e princípios. Nesse processo se destacam as limitações e as potencialidades do SUS frente à realidade de inserção. Nesse sentido, é possível perceber, nesta experiência, as potencialidades que o SUS possui e o grande êxito que algumas de suas diretrizes têm na prática cotidiana. No entanto, é possível perceber também as limitações impostas aos trabalhadores da saúde e aos usuários desse sistema pelas condições socioeconômicas da realidade do território relatado aqui neste trabalho. Um dos relatos destaca um planejamento em saúde para o território no qual os profissionais buscavam uma horizontalidade na discussão, demonstrando assim, certa autonomia aos profissionais presentes para exporem suas críticas, sugestões, visões e análises das situações colocadas em questão. O outro relato é sobre o contato dos profissionais da saúde com a comunidade durante as visitas ao território e como isso influencia no planejamento em saúde, fazendo a ponte de informações entre a comunidade e a UBS.PortuguêsAcesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Saúde PúblicaBrasilSistema Único de SaúdeEnfermagemAtenção Primária à SaúdeATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO SUSPRIMARY HEALTH CARE: A LEARNING EXPERIENCE IN SUSRelatório Técnico-Científico