Torres, Aline Arrussul2023-11-072023-11-072023-11-072020https://axis.ghc.com.br/handle/123456789/258O estudo pretende dar visibilidade à importância da Técnica Reiki aplicada na Atenção Primária à Saúde no tocante ao restabelecimento da saúde e à prevenção de adoecimento no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tem como objetivos: apontar nos serviços da Atenção Primária à Saúde o uso da Técnica Reiki como promotora do cuidado; identificar principais benefícios da Técnica Reiki nos usuários atendidos na Atenção Primária à Saúde e buscar recomendações da área científica que atestem o uso da Técnica Reiki na atenção à saúde das pessoas. Trata-se de um artigo de revisão integrativa da literatura publicada em meio online, cujas bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual da Saúde; Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library. Como descritores utilizaram-se: toque terapêutico; atenção primária à saúde e Reiki selecionados em artigos completos publicados no período de 2013 a 2018, nos idiomas português e espanhol. Encontraram-se 44 artigos, mas efetivamente adequados 04 artigos e uma dissertação de mestrado totalizando 05 materiais selecionados. Ao finalizar este trabalho evidenciou-se como resultado relevante que atendeu a finalidade deste estudo: a importância do uso da Técnica Reiki enquanto uma técnica promotora do cuidado na Atenção Primária à Saúde/Sistema Único de Saúde. Isto reafirma a necessidade deste estudo proposto e de outras pesquisas nesta área, uma vez que observou-se a escassez de publicações específicas sobre os benefícios do Reiki nos níveis de atenção à saúde.PortuguêsAcesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Saúde PúblicaSistema Único de SaúdeAtenção Primária à SaúdeToque TerapêuticoA EXPERIÊNCIA DO USO DA TÉCNICA REIKI COMO FERRAMENTA PROMOTORA DO CUIDADO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURATHE EXPERIENCE OF USING THE REIKI TECHNIQUE AS A TOOL TO PROMOTE CARE: AN INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATUREMonografia