Navegando por Autor "Branchi, Aline Zeller"
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Item ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE CÁRIE DENTÁRIA NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA(Grupo Hospitalar Conceição, 2020) Avolio, Mariana Diehl; Jandrey, Circe Maria; Branchi, Aline Zeller; Funk, Camila SamaraINTRODUÇÃO: A doença cárie tornou-se linha de estudo da Organização Mundial de Saúde pela sua distribuição desigual, relacionada a iniquidades (BRASIL, 2008). Apesar de ser uma doença prevenível, sua prevalência ainda é alta em determinadas populações, sendo fundamental realizar ações de promoção da saúde - bem como de prevenção a agravos - para reduzir vulnerabilidades e riscos de adoecimento (BRASIL, 2009; BRASIL, 2010). OBJETIVO: O estudo propõe realizar revisão integrativa de literatura sobre estratégias de promoção da saúde e prevenção da cárie dentária utilizadas no Brasil na última década. METODOLOGIA: Foram selecionados artigos das bases eletrônicas SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) com os descritores cárie - promoção em saúde bucal - prevenção de cárie dental e educação em saúde bucal disponíveis em português e publicados no período entre 2010 e junho de 2019. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram selecionados e discutidos oito artigos os quais tratavam de percepções de profissionais da área sobre as práticas educativas e preventivas em saúde bucal, da efetividade de diferentes intervenções preventivas em saúde bucal, da influência do ambiente familiar sobre a saúde bucal de crianças e do impacto de um programa de promoção de saúde bucal na redução da cárie em escolares. CONCLUSÕES: Os estudos englobam diferentes aspectos e metodologias relacionados ao tema. Educação em saúde é um dos aspectos fundamentais à promoção da saúde e prevenção da cárie dentária, e extrapola a dimensão usual de transmissão de conhecimento, contextualizando seus sujeitos como participantes ativos desse processo. Igualmente, mostraram-se indispensáveis a comunicação e a manutenção de ações educativas ao longo do tempo para que se produzam mudanças comportamentais. A família é a principal estrutura social para a abordagem preventiva e promotora de saúde, à medida que a relação entre determinantes individuais e diferentes condições de saúde é influenciada pelo contexto no qual os sujeitos estão inseridos.Item FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O SUS: FAZER E PENSAR NA INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2019-05-15) Castilhos, Thaiani Farias de; Branchi, Aline Zeller; Fajardo, Ananyr Porto; Orofino, Maria Marta Borba; Azevedo, Rodrigo de Oliveira; Rodrigues, ElisandroPrestes a comemorar 15 anos, a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que, atualmente, conta com 6 Programas Multiprofissionais e 1 em Área Profissional, oferecendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), a cada ano, mais de 80 profissionais altamente qualificados, bem como suas produções científicas que alcançam, em diferentes graus, os mais diversos serviços de saúde, assumiu o desafio de uma publicação que valorize a produção dos residentes, oriunda dos seus Trabalhos de Conclusão da Residência. Assim, esta é a terceira publicação da RMS e marca um momento importante de valorização da pesquisa no âmbito da formação em saúde. Em 2010, foi lançado o livro “Residências em Saúde: fazeres e saberes na formação em saúde”, que trouxe um pouco da experiência institucional de implantação dos programas no GHC, compreendendo os serviços de saúde como espaços privilegiados para a formação para o SUS. O livro “RIS/GHC: 10 anos fazendo e pensando em atenção integral à saúde”, lançado em 2014, marca os 10 anos da Residência Multiprofissional do GHC, compartilhando as reflexões elaboradas nesta experiência. Esta terceira publicação, amparada pelo texto Constitucional que atribui ao SUS a competência de “incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação” e pela necessidade de os residentes produzirem trabalhos de conclusão de residência individuais, apresenta 15 artigos inéditos escritos por egressos das turmas de 2012 a 2016. Os artigos foram selecionados por comitê científico que, após lançamento de edital, avaliou mais de 60 textos. Por meio deste livro, em consonância com a visão institucional do GHC, objetiva-se destacar a importância da produção e da disseminação de conhecimentos como condições indispensáveis para o acolhimento e para o cuidado com qualidade e segurança na área da saúde. Desta forma, ele se caracteriza como mais uma contribuição da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC para a qualificação dos serviços que são prestados à população brasileira. Desejamos uma leitura inspiradora a todos e que os frutos dela sejam profícuos!Item HUMANIZA GHC(Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Carvalho, Leonita de; Arsego, Lívia Ramalho; Maciel, Ana Lúcia da Costa; Branchi, Aline ZellerAqui, você encontrará informações valiosas sobre a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) - HumanizaSUS no GHC, reforçando o compromisso com a humanização em todas as nossas ações e processos de cuidado. Essa Política direciona estratégias e métodos para integrar ações, conhecimentos, práticas e indivíduos, potencializando a garantia de um atendimento integral, resolutivo e humanizado. A criação deste material surgiu da necessidade de fornecer um instrumento de apoio aos trabalhadores que atuam nas diversas equipes do GHC, visando qualificar, cada dia mais, o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este material servirá como referência contínua para as práticas diárias de atendimento.Item O USO DO FLUXOGRAMA ANALISADOR NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS COMUNICATIVOS EM UM SERVIÇO DE APS(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Branchi, Aline Zeller; Pasini, Vera LúciaEste projeto de pesquisa objetiva identificar estratégias de melhoria da comunicação entre uma Secretaria Administrativa do SSC/GHC e suas 12 Unidades de Saúde que prestam serviço de APS no município de Porto Alegre. O trabalho propõe o estudo dos fluxos de trabalho existentes na Secretaria Administrativa, por meio da utilização do Fluxograma Analisador (Merhry et at, 2007), a fim de identificar os “nós” existentes na comunicação e propor ações para minimizá-los. A investigação parte de uma pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas com os trabalhadores envolvidos com os fluxos de trabalho entre a Secretaria Administrativa e os profissionais das Unidades de Saúde. A partir das mesmas, propõe-se a criação de fluxos que orientem quanto às rotinas administrativas existentes, resultando em uma comunicação mais efetiva e de maior qualidade na atenção às necessidades do usuário.Item RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO SUS: FORMAÇÃO E A PRODUÇÃO EM SAÚDE(Grupo Hospitalar Conceição, 2020-05-15) Branchi, Aline Zeller; Rodrigues, Elisandro; Castilhos, Thaiani Farias deQuando vim para a equipe da Residência Multiprofissional do GHC a frase que mais ouvi foi “cuidado, não é fácil aguentar esse rojão”. E por quê? Porque fazer formação no e para o SUS não é tarefa simples, daquelas que se faz à toa, de olhos fechados e mente distraída. Construir possibilidades de formação desde o cotidiano dos serviços de saúde no Brasil requer, além de muita perseverança, uma boa dose de paciência e, por que não, teimosia. Forjar-se trabalhador do SUS é uma das escolhas mais difíceis, porque escolhe-se não ser apenas um funcionário de uma instituição, mas protagonista na construção diária de um sistema de saúde que se propõe a grandiosidades. Ser universal, integral, equânime e democrático, num país do tamanho do Brasil, requer uma imensa capacidade de construir redes e de estar continuamente em formação. É neste contexto que as residências em saúde surgem: com a promessa de formar trabalhadores imbuídos deste espírito, altamente identificados com os princípios norteadores deste sistema de saúde que é único em sua experiência. Daí emerge o desafio: a grandiosidade evidencia as contradições, os limites e as impossibilidades. “Eu queria querer-te amar o amor Construir-nos dulcíssima prisão Encontrar a mais justa adequação Tudo métrica e rima e nunca dor Mas a vida é real e de viés E vê só que cilada o amor me armou Eu te quero (e não queres) como sou Não te quero (e não queres) como és” Formar trabalhadores no e para o SUS é deparar-se constantemente com o contraditório, com os limites impostos pela dificuldade de construir um sistema de saúde que muitas vezes coloca em xeque nossos modos de nos relacionarmos em sociedade: a vida é real e de viés... A residência desestabiliza, desacomoda e, por vezes, até incomoda. O residente vem para os programas de residência multiprofissional buscando qualificar-se e – eventualmente – mudar o mundo. Encontra trabalhadores mais e menos identificados com esta missão, serviços de saúde mais e menos alinhados com as políticas públicas construídas e idealizadas, mais e menos dispostos a aprender e ensinar: vê só que cilada o amor me armou... É nesse encontro múltiplo e improvável que acontece a formação em serviço. Residentes que, na maioria, chegam direto das Universidades, cheios de conhecimentos na cabeça, encontram comunidades e serviços de saúde calejados pelos desafios de fazer saúde. Aprender colocando a mão na massa, apender fazendo e sendo. A presença do residente, por si só, provoca, traz o estranhamento e possibilita abertura para a revisão de práticas e, quiçá, teorias. As equipes se desacomodam, se sentem questionadas e questionam. Perguntas que possibilitam mudanças e aberturas aos movimentos. E tudo isso só se torna possível a partir dos afetos que aí se constroem. Formação em serviço, assim, é formar-se e deformar-se desde os afetos e as afetações que o cotidiano possibilita. É tomar a saúde como resultado de uma relação: consigo mesmo, com o outro, com o contexto. “O quereres e o estares sempre a fim Do que em mim é de mim tão desigual Faz-me querer-te bem, querer-te mal Bem a ti, mal ao quereres assim Infinitivamente pessoal E eu querendo querer-te sem ter fim E, querendo-te, aprender o total Do querer que há e do que não há em mim” A verdade e a ciência não estão dadas, o saber não está pronto. E se é na relação com o outro, na troca, que construímos saberes, saúde e forjamos profissionais para o SUS, é através da pesquisa que damos formas às experiências e compartilhamos com o mundo. A relação da pesquisa com a formação em serviço passa pela possibilidade de construir novas teorias, novos saberes, novos conceitos advindos do que há de mais precioso para a saúde: as relações de troca, infinitivamente pessoal. O olhar curioso, contestador, que não se conforma... A pesquisa na formação em serviço permite estranhar o que se vê. A curiosidade somada ao desejo de mudar, de qualificar, permite que os residentes se lancem na tarefa de desvendar mistérios, de revisar teorias e, principalmente, de criar. Querendo sem ter fim, aprender o total do querer que há e do que não há: possibilidades de, desde o cotidiano mais desafiador, produzir pesquisa, ciência, a partir das afetações produzidas em si, na relação com o outro e com o sistema de saúde. O Grupo Hospitalar Conceição é a maior rede pública de hospitais do sul do Brasil, com atendimento 100% SUS. É neste contexto, e com muito orgulho dele, que produzimos pesquisa a partir da formação em serviço, evidenciando, a cada dia ao longo desses mais de 16 anos de história, que a Residência Multiprofissional em Saúde é potente e tem muito a contribuir na busca de um sistema de saúde cada vez mais universal, integral e equânime. Este livro - Bruta flor do querer – compartilha 17 textos oriundos de Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo na cabeça, encontram comunidades e serviços de saúde calejados pelos desafios de fazer saúde. Aprender colocando a mão na massa, apender fazendo e sendo. A presença do residente, por si só, provoca, traz o estranhamento e possibilita abertura para a revisão de práticas e, quiçá, teorias. As equipes se desacomodam, se sentem questionadas e questionam. Perguntas que possibilitam mudanças e aberturas aos movimentos. E tudo isso só se torna possível a partir dos afetos que aí se constroem. Formação em serviço, assim, é formar-se e deformar-se desde os afetos e as afetações que o cotidiano possibilita. É tomar a saúde como resultado de uma relação: consigo mesmo, com o outro, com o contexto.