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Navegando por Autor "Dallegrave, Daniela"

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    AVALIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS ANTIRRÁBICOS HUMANOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Pinheiro, Daniela; Dallegrave, Daniela
    A raiva é uma zoonose causada por vírus, que se caracteriza como uma encefalite de progressão aguda e letal. A transmissão ocorre quando o vírus presente na saliva e secreções do animal infectado penetra no tecido através de mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Controlar e erradicar a raiva significa controlar a sua fonte animal, através da vacinação dos cães. Outras formas de controle são a vacinação humana preventiva ou a administração da profilaxia de pós exposição ao vírus. Todo caso humano suspeito /de raiva é de notificação compulsória e todo atendimento antirrábico deve ser notificado e investigado pelos serviços de saúde através da ficha de investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. Esse projeto de pesquisa objetiva identificar e analisar as condutas da profilaxia em casos de exposição ao vírus da raiva em humanos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, comparando com o que é preconizado, em condutas protocolizadas, para identificar adequações e inadequações.
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    CUIDADOS DOMICILIARES A PESSOAS COM LESÕES DE PELE E O PAPEL DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Barbosa, Luciano; Dallegrave, Daniela
    A dermatite ocre está associada ao edema de insuficiência venosa crônica LIVC), que é uma síndrome clínica composta por edema, hiperpigmentação e lesões ulcerosas nas partes inferiores das pernas, tornando, muitas vezes uma doença incapacitante e de difícil tratamento. O objetivo desse relatório é descrever a minha experiência de estágio em que realizei cuidados técnicos em uma pessoa com esta patologia e que me proporcionou fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema e ainda relatar os cuidados de enfermagem a lesões de pele, como melhorar a qualidade de vida do paciente (conforto) com comprometimento da família e equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde. Conclui que a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde deve fazer um plano de ação para prestar assistência adequada, reunindo a equipe multiprofissional juntamente com o comprometimento da família, pois o tratamento é a longo prazo. Ainda, constatei que o cuidado do técnico em enfermagem é importante nas visitas domiciliares para avaliação das feridas, para verificar a evolução das mesmas e também a troca do curativo.
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    DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Berger, Carla Baumvol; Castro Filho, Eno Dias de; Dallegrave, Daniela
    No Brasil, o Ministério da Saúde refere que há defasagem na relação médico/habitante para oferta de serviços à população. Não apenas faltam médicos em diversas regiões do país, mas, em especial, faltam especialistas em Atenção Primária à Saúde. Uma das estratégias de enfrentamento seria a implantação de um Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade fora dos grandes centros urbanos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da implantação e implementação das iniciativas integrantes deste Programa, protagonizado pelo Grupo Hospitalar Conceição, voltado a promover a desconcentração da formação médica e fomentar as experiências locais. O estudo teve abordagem qualitativa tipo pesquisa-intervenção. Foram analisados dados extraídos de documentos e do diário de campo da pesquisadora. Além desses, houve também a análise de informações obtidas mediante a aplicação de um instrumento semiestruturado aos sujeitos envolvidos no Programa. Evidenciou-se que a capacitação de preceptores a distância, uma inovação apresentada pela autora, ofereceu uma maneira alternativa de formação e possibilitou compartilhar conhecimentos, investindo na qualificação de profissionais locais para atuarem, também, na formação de outros colegas.
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    EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO DOMICILIAR: A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Silva, Mayara Gomes da; Dallegrave, Daniela
    Este trabalho de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem da Escola GHC tem como tema a atuação do técnico de enfermagem na Atenção Domiciliar (AD). Seu objetivo é abordar a importância da Atenção Domiciliar, principalmente do atendimento humanizado e integral do profissional técnico de enfermagem para a saúde do paciente e da sua família. A AD busca descongestionar os hospitais, prevenir doenças antes que elas se agravem, promover saúde, educar a comunidade em saúde e reduzir os danos já causados. Nesses processos, o técnico de enfermagem tem um papel fundamental, usando a técnica necessária para os mais diversos procedimentos, prestando uma assistência humanizada e integral ao paciente e sua família, buscando identificar aspectos que precisem ser resolvidos e usando essa modalidade de assistência como instrumento para promover saúde para todo o grupo familiar e não só ao paciente.
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    O GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: O SIGNIFICADO DAS AÇÕES DO ENFERMEIRO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Oliveira, Gustavo Costa de; Dallegrave, Daniela
    A atuação do enfermeiro na contemporaneidade tem demandado a incorporação de novos conhecimentos e habilidades para o exercício da profissão. No campo da saúde e da enfermagem, o contexto atual do trabalho tem gerado reflexões importantes e necessárias, especialmente no que tange ao gerenciamento da informação, que pode envolver o gerenciamento de dispositivos informativos que favorecem a articulação do trabalho individual e coletivo, bem como o desenvolvimento do serviço e a efetividade do cuidado. Deste modo, a presente proposta de estudo tem por objetivo compreender o significado das ações do enfermeiro voltadas para o gerenciamento da informação na Atenção Básica à Saúde, identificando as ações voltadas para o gerenciamento da informação que são executadas pelo enfermeiro; e analisando as ações voltadas para o gerenciamento da informação neste cenário em relação às intenções do enfermeiro. Tratar-se-á de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico será a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. O campo de estudo será a Atenção Básica à Saúde, especificamente Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas à Gerência Distrital de Saúde Norte - Eixo Baltazar. A coleta de informações ocorrerá com enfermeiros, sujeitos do estudo, por meio de entrevista fenomenológica com as seguintes questões orientadoras: “Que ações voltadas para o gerenciamento da informação você vem executando na Atenção Básica?” e “O que tem em vista com essas ações?”. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para que profissionais e gestores reflitam sobre a importância de se compreender o gerenciamento da informação na Atenção Básica à Saúde, na medida em que se busque enfrentar o desafio de exercer o gerenciamento da informação para além das novas experimentações, concentrando-se na mobilização de atitudes capazes de gerar um impacto social significativo no campo do cuidado em saúde, que permita ao profissional instituir ações permeadas pela informação......
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    PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2012) Papa, Mayra de Araujo Brum; Dallegrave, Daniela
    A pesquisa que embasa esse artigo foi construída por duas profissionais, uma enfermeira residente da ênfase de Saúde da Família e Comunidade e uma assistente social residente da ênfase de Saúde Mental, ambas da Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Com a proposta inicial de se aproximar e conhecer as práticas integrativas e complementares que estavam sendo realizadas nos campos da atenção básica e da atenção psicossocial, a coleta das informações e a construção do artigo se deu separadamente, ou seja, esse artigo vai tratar especificamente das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) nos Centros de Atenção Psicossocial do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O objetivo central dessa pesquisa é conhecer as PICs que estão sendo nos Caps vinculados ao Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição. Para tanto objetivamos também identificar espaços potenciais para a realização de PICs nos serviços; conhecer as percepções dos profissionais sobre as PICs, e refletir sobre os fatores que influenciam estes profissionais a utilizarem ou não as práticas integrativas e complementares dentro da atenção à Saúde Mental do SSC do GHC.
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    RIS/GHC: 10 ANOS FAZENDO & PENSANDO EM ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2014-05-15) Porto Fajardo, Ananyr; Dallegrave, Daniela
    Celebrar dez anos de implementação de um programa de formação multiprofissional em saúde, voltado para o Sistema Único de Saúde constitui, por si só, um marco na existência de qualquer instituição pública brasileira. No caso do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde e prestador de cuidado exclusivamente ao SUS, esse fato representa um avanço na caminhada que dá continuidade à formação de especialistas para atenção integral à saúde. Ao longo desse período de implementação da Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição – RIS/GHC –, a quantidade de vagas e a diversidade de ênfases aumentaram, resultando em mais oportunidades de interação profissional, na medida em que novas interfaces com outras áreas do conhecimento e da experiência em saúde foram sendo visibilizadas e aproveitadas. Isso vem constituindo um amadurecimento na identificação de lacunas e na busca de respostas apropriadas às necessidades identificadas no campo da gestão, da formação e do cuidado em saúde. A coletânea aqui apresentada pretende oferecer aos leitores parte das reflexões que têm sido elaboradas no contexto da Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição - RIS/GHC - por seus protagonistas, ao longo de uma década de processo formativo multiprofissional em serviço. Segue-se à publicação, em 2010, do livro Residência em saúde: fazeres & saberes na formação em saúde, o qual contou com catorze capítulos (http:// escola.ghc.com.br/images/stories/publicacoes/residenciaemsaude.pdf). As autoras e autores dos capítulos ora apresentados são tanto funcionários como residentes e ex-residentes que, ocupando diferentes posições junto ao programa multiprofissional, vêm contribuindo para a escrita “em ato” de sua história, lembrando Mehry. Para tanto, convidamos o corpo funcional envolvido a compartilhar seus registros para serem publicados, tendo sido solicitado que submetessem reflexões referentes à produção de pesquisa, ao diálogo entre ênfases, à qualificação da atenção à saúde resultante do programa, ao destino dos egressos, ao seu impacto nos respectivos serviços onde atuam, às experiências em gestão e outras que julgassem apropriadas. A organização do material segue uma ordem que não é única e nem rígida; possivelmente, outros organizadores optariam por um seguimento distinto. Nossa opção pede aos leitores que usem uma imagem holográfica, no sentido de que, conforme a localização de quem a observa, mais destaque é oferecido a um elemento do que a outros, os quais, por sua vez, podem ser ressaltados sob outra perspectiva. Assim, aspectos históricos do programa, seus sujeitos e alguns efeitos sobre o cuidado desenvolvido nesse âmbito e além, podem ser identificados em diferentes momentos da obra. Desejamos a todas e a todos uma boa leitura e que, acima de tudo, compartilhem suas reflexões entre si e entre nós!
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    TECNOIMAGENS DO CUIDADO-APRENDIZAGEM: INVENTÁRIO DO TRABALHO VIVO EM ATO COMO PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Kurtz, Diego Monroe; Dallegrave, Daniela; Ferla, Alcindo Antônio
    Este estudo, de abordagem científica e artística, foi desenvolvido com ficção metodológica a fim de produzir tecnologia educacional em saúde. Apresenta um percurso criativo, investigativo e experimental de construção de trajetória profissional na assistência e na docência. Teve como objetivo inventariar readymades criados no trabalho vivo em ato para engendrar tecnologias educacionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Os caminhos desta produção tiveram como estrutura fundamental o papel do componente estético artístico na prática profissional em ciência e a formação de saberes e fazeres constituintes do profissional de saúde a partir dos modos como foram gradativamente incluídos nos rituais de saúde e de docência. Este inventário é produto de encontros com objetos do trabalho em saúde, usuários e trabalhadores da saúde por diversos lugares. Juntos, eles formam os principais territórios das reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas ministradas e assistidas; de vídeos e espetáculos vistos; de poemas lidos e escritos, de pacientes atendidos; de conversas com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades, muitas diretamente relacionadas a tecnologias em saúde e outras nem tanto. Os resultados foram apresentados na forma de uma instalação denominada Inventário Tecnológico. Readymades ou tecnoimagens do cuidado aprendizagem foram a tecnologia produzida na intenção de promover vivência estética inspirada no universo dos procedimentos e dos objetos hospitalares. Um convite para desemoldurar as práticas do cuidado cotidiano em saúde e a convocação do corpo sensível para o processo do encontro com o outro.

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