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Navegando por Autor "Fajardo, Ananyr Porto"

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    A ARTETERAPIA APLICADA JUNTO A CRIANÇAS EM INTERNAÇÃO BREVE E SEUS ACOMPANHANTES PODE CONTRIBUIR PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO?
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Santos, Deise Macedo dos; Fajardo, Ananyr Porto
    O presente projeto de pesquisa tem como objetivo fomentar o uso de um dispositivo terapêutico que proporcione um novo olhar sobre a assistência à saúde. O Grupo Hospitalar Conceição é uma instituição pública que atende exclusivamente pelo SUS e suas práticas de saúde estão direcionadas a um atendimento mais humanizado, levando em conta os princípios e diretrizes do SUS. Dentre estes princípios - integralidade, universalidade e equidade - iremos nos deter no primeiro, no qual está incluído o uso de novas tecnologias de cuidado. Percebendo a necessidade de estarmos voltados para o paciente de forma integral e de propormos intervenções que proporcionem ao usuário formas de contatar com seu momento de vida, utilizaremos os recursos de que a arte dispõe para proporcionar um ambiente terapêutico favorável à promoção da saúde física, psíquica e emocional. Portanto, a proposta de aplicar a arteterapia no atendimento de pacientes pediátricos em internação breve busca minimizar o sofrimento, as angústias, os temores, as preocupações e as ansiedades que a hospitalização desperta nestes e em seus familiares. Com a hospitalização as crianças e as mães e/ou acompanhantes têm que aprender a lidar com o desconhecido – o ambiente hospitalar e a doença – e também com pessoas estranhas ao seu mundo familiar, como os profissionais de saúde e demais crianças e seus acompanhantes. Portanto, pensamos em oferecer às crianças e suas mães e/ou acompanhantes atividades com o uso de recursos artísticos com o intuito de estimular e estreitar a qualidade do contato entre essas crianças e seus acompanhantes no ambiente hospitalar.
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    A OFICINA DE SABONETES DO CAPS II DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PORTO ALEGRE/RS COMO POSSIBILIDADE DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE PACIENTES COM SOFRIMENTO PSÍQUICO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2007) Georges, Ana Paula Saul; Fajardo, Ananyr Porto
    O presente artigo é uma reflexão sobre a reinserção social conforme foi preconizada na Reforma Psiquiátrica brasileira, a qual foi baseada em críticas às instituições totais. É neste contexto que busca-se situar e compreender tarefas que têm sido desenvolvidas a partir do referencial da desinstitucionalização como um dos processos de superação das instituições e de produção de novas formas de interagir com pessoas portadoras de sofrimento psíquico e em situação de exclusão social. Faço um breve recuo na história da atenção à saúde mental, fundamental para compreender o processo de desinstitucionalização que desenvolvemos até a atualidade, no qual os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentam-se como serviços substitutivos, tendo como proposta a reabilitação psicossocial. Por fim, trago a oficina de sabonetes realizada no CAPS II do Grupo Hospital Conceição como instrumento facilitador para uma possível reabilitação psicossocial.
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    A TUBERCULOSE E OS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: O CONHECIMENTO COMO FATOR DE PROTEÇÃO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2008) Munró, Lorena Jordão; Fajardo, Ananyr Porto
    O presente trabalho trata sobre a verificação da existência ou não do conhecimento a respeito da tuberculose apresentado pelos trabalhadores da área de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição, visando estabelecer estratégias que permitam ações educativas permanentes de prevenção. Objetiva detectar o conhecimento dos funcionários da área de Enfermagem do HNSC a respeito da tuberculose. Se propõe a elaborar uma proposta para o fornecimento de orientações periódicas em caráter permanente acerca dos riscos e prevenção da doença tuberculose.
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    APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE: VIVÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO E COTIDIANO DE TRABALHO DE RESIDENTES E FACILITADORES EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05) Schneider, Fabiana; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva; Fajardo, Ananyr Porto
    Esta dissertação é resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS da Escola GHC, o qual teve como objetivo analisar a tecnologia educacional da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a partir da ótica de ex-residentes e facilitadores que vivenciaram o espaço denominado Seminário de Campo (SC) dos programas de residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do GHC. Também se propõe a analisar a utilização de aspectos da metodologia da ABP no cotidiano atual de trabalho dos participantes. O desenho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. O tratamento dos achados pautou-se na análise temática proposta por Minayo (2008). Dentre os principais resultados destaca-se que a ABP constitui um processo pedagógico participativo que promove a elaboração de um projeto de intervenção que pode ser aplicado nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Podemos então concluir que a ABP demonstra ser uma potente ferramenta metodológica, ampliando as possibilidades de integração dos conhecimentos adquiridos teoricamente, aplicando-os na prática dos processos de trabalho em saúde, especificamente no âmbito da APS e, consequentemente, no Sistema Único de Saúde.
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    CUIDADO PALIATIVO Compaixão como Atitude
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2022) Azeredo, Nára Selaimen Gaertner de; Fajardo, Ananyr Porto
    O Hospital Nossa Senhora da Conceição, conhecido como Grupo Hospitalar Conceição (GHC), é uma estatal federal vinculada ao Ministério da Saúde, composto de quatro unidades hospitalares, sendo elas o Hospital Fêmina, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, o Hospital Criança Conceição e o Hospital Cristo Redentor. Sua estrutura conta ainda com 12 Unidades Básicas de Saúde, três Centros de Assistência Psicossocial e uma unidade de pronto atendimento. Como hospital de ensino, conta com vários programas de residência médica e multiprofissional, além do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar e do Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Referência exclusiva para o Sistema Único de Saúde (SUS) - 100% SUS, atende sempre com a mesma dedicação cerca de 35% da Região Metropolitana de Porto Alegre nas mais diversas especialidades, bem como aos municípios mais distantes. A produção do GHC em 2019 foi de 4,4 milhões de exames, 1,475 milhões de consultas, 733.044 procedimentos, 32.485 cirurgias, 6.325 partos e 54.829 internações. Esses dados são anteriores à pandemia e demonstram a capacidade de atendimento do grupo. Nossa principal missão é oferecer um cuidado pautado na dignidade e na possibilidade da cura. Contudo, sabemos que nem sempre a cura é possível; em alguns casos, é necessário priorizar o conforto e, consequentemente, minimizar o sofrimento. Assim, zelamos para que o paciente receba os cuidados paliativos de maneira humanizada, ressignificando seu processo de finitude para si e seus familiares. Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), a história dos cuidados paliativos vem desde a Idade Média. Durante as cruzadas, existiam hospedarias, em monastérios, para abrigar doentes, moribundos e também alguns famintos. Essa forma de hospitalidade tinha como características o acolhimento, a proteção e o alívio do sofrimento, mais do que a busca pela cura propriamente dita. Nesse sentido, os cuidados paliativos têm importância fundamental na assistência aos pacientes com doenças incuráveis. Todos os recursos são utilizados para garantir seu bem-estar no processo de adoecimento e inclusive no momento de despedida. Todos temos direito ao cuidado ofertado por equipes especializadas e capacitadas para desenvolver esse importante trabalho. Assim, convidamos você à leitura desta obra organizada e editada pelo Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa. As páginas deste livro buscam disseminar essa forma de atendimento humanizado e tão necessário. Boa leitura!
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    DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA REDE DE ATENÇÃO AO IDOSO NO MUNICÍPIO DE ESTEIO/RS
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Carlos, Lidiani Behenck Hahn; Fajardo, Ananyr Porto
    O presente projeto de intervenção será desenvolvido no município de Esteio, Rio Grande do Sul. Tem como proposta efetivar uma das ações planejadas no Plano de Ação Anual do Serviço de proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias oferecido pelo Centro de Referencia Especializado de Assistência Social. O projeto tem como objetivo geral, disponibilizar aos idosos moradores deste município, informações referentes aos serviços existentes na rede municipal para a prestação de atenção à saúde e assistência social, através da criação de material informativo visual contando com a colaboração e interação dos profissionais desta rede de atendimento, bem como a participação de idosos.
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    EFEITOS DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM PACIENTE COM FIBROMIALGIA ESTUDO DE CASO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2021-03-12) Bender, Eliana Ferreira; Fajardo, Ananyr Porto; Faria, Evelise Rigoni de
    O impacto negativo causado pela fibromialgia na qualidade de vida dos pacientes tem sido relatado na literatura científica. Esta doença não tem cura e seu tratamento, quando bem orientado por uma abordagem multidisciplinar, pode levar a melhorias substanciais na qualidade de vida dos doentes. A falta de tolerância com o fibromiálgico faz com que o paciente seja tratado com descrédito, agravando ainda mais o seu quadro. O tratamento é um desafio para profissionais de saúde, e inclui técnicas medicamentosas e não medicamentosas. Não há um protocolo de tratamento padrão, mas as principais técnicas comportamentais no tratamento da dor crônica são: a psicoeducação, a reestruturação cognitiva, o treino assertivo, a resolução de problemas e o relaxamento muscular progressivo. Considerando-se o impacto na vida do paciente e a necessidade de produção de tecnologias que promovam seu bem-estar, essa dissertação teve por objetivo produzir uma proposta de protocolo de intervenção cognitivo-comportamental voltado à qualidade de vida em paciente com fibromialgia e avaliar os efeitos do processo de sua aplicação. Trata-se de um estudo de caso que contou com dois momentos: 1) produção da proposta de protocolo a partir de revisão da literatura e discussões com especialistas; e 2) sua aplicação a uma paciente com fibromialgia. Foi realizado com uma usuária que era acompanhada pelo Serviço de Reumatologia do Grupo Hospitalar Conceição desde 2013, quando recebeu o diagnóstico de fibromialgia. Não apresentava diagnósticos psiquiátricos nem quadros inflamatórios ou doenças reumatológicas concomitantes à fibromialgia. A proposta de protocolo prevê uma sequência semanal de 4 sessões, tendo cada atendimento a duração aproximada de 60 minutos. Esse estudo de caso sugeriu que a terapia cognitivo-comportamental pode contribuir na melhora da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia, sobretudo no que se refere ao aspecto psicológico, aumentando sua autoestima e o reconhecimento de sua doença.
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    FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O SUS: FAZER E PENSAR NA INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019-05-15) Castilhos, Thaiani Farias de; Branchi, Aline Zeller; Fajardo, Ananyr Porto; Orofino, Maria Marta Borba; Azevedo, Rodrigo de Oliveira; Rodrigues, Elisandro
    Prestes a comemorar 15 anos, a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que, atualmente, conta com 6 Programas Multiprofissionais e 1 em Área Profissional, oferecendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), a cada ano, mais de 80 profissionais altamente qualificados, bem como suas produções científicas que alcançam, em diferentes graus, os mais diversos serviços de saúde, assumiu o desafio de uma publicação que valorize a produção dos residentes, oriunda dos seus Trabalhos de Conclusão da Residência. Assim, esta é a terceira publicação da RMS e marca um momento importante de valorização da pesquisa no âmbito da formação em saúde. Em 2010, foi lançado o livro “Residências em Saúde: fazeres e saberes na formação em saúde”, que trouxe um pouco da experiência institucional de implantação dos programas no GHC, compreendendo os serviços de saúde como espaços privilegiados para a formação para o SUS. O livro “RIS/GHC: 10 anos fazendo e pensando em atenção integral à saúde”, lançado em 2014, marca os 10 anos da Residência Multiprofissional do GHC, compartilhando as reflexões elaboradas nesta experiência. Esta terceira publicação, amparada pelo texto Constitucional que atribui ao SUS a competência de “incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação” e pela necessidade de os residentes produzirem trabalhos de conclusão de residência individuais, apresenta 15 artigos inéditos escritos por egressos das turmas de 2012 a 2016. Os artigos foram selecionados por comitê científico que, após lançamento de edital, avaliou mais de 60 textos. Por meio deste livro, em consonância com a visão institucional do GHC, objetiva-se destacar a importância da produção e da disseminação de conhecimentos como condições indispensáveis para o acolhimento e para o cuidado com qualidade e segurança na área da saúde. Desta forma, ele se caracteriza como mais uma contribuição da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC para a qualificação dos serviços que são prestados à população brasileira. Desejamos uma leitura inspiradora a todos e que os frutos dela sejam profícuos!
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    GUIA DIDÁTICO PARA USO DO DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM GESTÃO HOSPITALAR
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Alves, Tissiana da Silva; Fajardo, Ananyr Porto; Kruel, Alexandra Jochims
    O DESIGN THINKING (é uma abordagem centrada no processo de compreensão das necessidades e desejos das pessoas é considerado como uma estratégia útil e ferramenta pedagógica em sala de aula para contribuir no processo de ensino e aprendizagem e de pesquisa.
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    HISTÓRIAS DE LONGO VÍNCULO NO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO DO TRABALHO NO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO/RS
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-28) Gasperin, Carolina; Warmling, Cristine Maria; Fajardo, Ananyr Porto
    Fundamentado nos pressupostos teóricos da Ergologia, que estuda as relações entre a experiência e o conhecimento em situações reais de trabalho, problematiza-se sobre o modo como ocorre o trabalho de trabalhadores com longo vínculo no trabalho na saúde e suas possíveis relações com novas tecnologias educacionais para o apoio da gestão. O estudo possui o objetivo principal de analisar como trabalhadores, com 31 a 35 anos de vínculo de trabalho no Grupo Hospitalar Conceição, desenvolvem suas práticas profissionais e projetam o futuro no trabalho. Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico com abordagem qualitativa. O Grupo Hospitalar Conceição, cenário do estudo, está situado em Porto Alegre/RS e constitui-se como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo doze trabalhadores que atuam na instituição entre 31 a 35 anos (6 médicos, 1 enfermeiro, 2 odontólogos, 1 farmacêutico-bioquímico, 1 psicólogo e 1 assistente social). Como critérios de inclusão dos trabalhadores, considerou-se: faixa de tempo de trabalho, idade em torno de 60 anos (trabalhadores que vislumbram a aposentadoria próxima no momento do estudo) e diferentes profissões de saúde de ensino superior. Para a produção dos dados, foram realizadas (gravadas em áudio e transcritas) entrevistas abertas com, aproximadamente, uma hora, entre os meses de junho a setembro de 2018. Os trabalhadores foram convidados de forma aleatória por telefone. Os encontros ocorreram no local de trabalho ou em ambiente à escolha do participante. As entrevistas foram guiadas por um roteiro de perguntas com as seguintes categorias: história do percurso da vida no trabalho, aproveitamento dos conhecimentos tácitos, Educação Permanente em Saúde e futuro no trabalho. A análise foi embasada nos fundamentos epistemológicos da análise textual discursiva. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com o parecer consubstanciado número: 2.627.046. Discute-se que, entre as práticas profissionais estabelecidas ao longo dos percursos da vida no trabalho na saúde, destaca-se o uso dos protocolos, a valorização das relações estabelecidas no trabalho e, nos termos da Ergologia, a produção de Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes. A temporalidade é reconhecida, no trabalho, por meio da produção, do aproveitamento e da valorização de conhecimentos tácitos dos trabalhadores. Projetos de futuro no trabalho explicitam lacunas entre os projetos de trabalho e de vida dos trabalhadores e a gestão do trabalho na instituição. A produção da Educação Permanente em Saúde, no sentido de um ergoengajamento e como projeto político-pedagógico na gestão, inclui subjetividades da vida dos trabalhadores no trabalho e fortalece a pluralidade das construções coletivas do trabalho. Tecnológicas educacionais informacionais constituem-se como possibilidades instáveis que mobilizam inovações para produzir o agir profissional do trabalhador em um projeto institucional. O objeto virtual de aprendizagem produzido a partir dos resultados do estudo constitui-se em uma produção tecnológica que articula educação à gestão do trabalho.
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    LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE EM CRIANÇA DE CINCO ANOS DE UMA POPULAÇÃO SOB RESPONSABILIDADE DE UM SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM PORTO ALEGRE, RS
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Souza, Renyelle Schwantes de; Fajardo, Ananyr Porto; Garcia, Roberto
    O conhecimento do perfil epidemiológico da população é necessário no planejamento de ações de promoção, de proteção e de recuperação da saúde a serem desenvolvidas prioritariamente. O estudo aqui relatado tem como objetivo realizar um levantamento epidemiológico de cárie dentária em criança sob responsabilidade de duas unidades de saúde pertencentes ao Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição e relacionar os achados com fatores associados à vulnerabilidade das famílias. O estudo é caracterizado como observacional analítico transversal e a amostra foi composta por 77 crianças de cinco anos de idade cadastradas nas Unidades de Saúde onde foi realizada a pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: entrevista domiciliar com a mãe e/ou responsável e exame clínico odontológico para avaliação da condição bucal utilizando o índice ceo-d. O resultado encontrado foi a média de 2,18 dentes com experiência de cárie por criança, semelhante aos apresentados no levantamento nacional SB Brasil 2010. Houve associação significativa entre o nível de escolaridade das mães e presença de cárie. O mesmo ocorreu referente à relação entre relação morador/cômodo e presença de cárie, demonstrando que fatores associados à vulnerabilidade das famílias podem estar relacionados à experiência de cárie aos cinco anos. Para atuar sobre esses fatores, as equipes de saúde da família tem um importante papel, com uma abordagem inclusiva e ações intersetoriais, buscando melhorar a condição de saúde bucal dessa população.
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    METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DOS DOCENTES DE DOIS CURSOS DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-29) Biffi, Maríndia; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva; Fajardo, Ananyr Porto
    Esta dissertação é resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS da Escola GHC, o qual teve como objetivo identificar e analisar os desafios vivenciados com as metodologias ativas de aprendizagem (MAP) por docentes da disciplina de saúde coletiva do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e da Universidade de Passo Fundo, ambas situadas no Rio Grande do Sul, – Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da disciplina de saúde coletiva da faculdade de medicina das duas universidades. As informações foram coletadas por meio de questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e observação participante. O tratamento dos achados pautou-se na análise temática proposta por Minayo (2014) e os dados do questionário foram tabuladas para exame de sua frequência. Os principais achados foram o entendimento, por parte dos docentes, da importância das MAP nos processos pedagógicos de ensino, a dificuldade de sua inserção pela falta de preparo dos docentes, e a compreensão das MAP como orientadoras do projeto pedagógico dos dois cursos estudados. Concluímos que as universidades devem ser estimuladas a terem um projeto de educação permanente em que as MAP sejam assumidas como ponto principal na prática docente, auxiliando também a repensar o modelo de formação que está instituído. Assim como repensar a organização do projeto político pedagógico dos cursos de medicina.
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    PRECEPTORIA EM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: EFEITOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PRECEPTORES
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-29) Barreiros, Bárbara Cristina; Fajardo, Ananyr Porto; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva
    A Saúde Coletiva busca estudar e promover condições de saúde adequadas para a população. A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, a Atenção Primária em Saúde (APS), necessita da formação adequada de profissionais, dentre eles o médico, para qualificar o cuidado às pessoas. O Médico de Família e Comunidade (MFC), tendo como seu campo de atuação a APS, deve ser formado em cenários de ensino adequados. Para tanto, um preceptor bem formado pedagogicamente consegue atuar no processo de aprendizado do jovem médico que, por sua vez, é capaz de desenvolver as competências necessárias do futuro MFC. Cursos de formação pedagógica que utilizam tecnologias educacionais baseadas em metodologias ativas de aprendizagem tem mais possibilidade de formar profissionais adequados para o SUS. Esta dissertação objetivou conhecer os efeitos de um curso de formação para preceptores de Medicina de Família Leonardo nível 1, da Academia Europeia de Médicos de Família (EURACT), que utiliza metodologias ativas de aprendizagem no ensino dos preceptores. Foi embasada nas contribuições de preceptores de quatro Programas de Residência Médica em MFC do estado de São Paulo, Brasil. Através da metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso comparativo, com participação de dez preceptores, analisaram-se os efeitos pedagógicos que a tecnologia de ensino tem no processo de preceptoria. Foi possível perceber que a tecnologia de ensino Leonardo EURACT nível 1 permite que preceptores incorporem competências pedagógicas necessárias para a prática do processo de ensino, formando uma rede integrada e que fortalece entre si o ensino da especialidade. Faz isso ensinando estratégias didáticas ativas de ensino aprendizagem através delas mesmas, pelo compartilhamento e troca de vivências do cenário de ensino. Parece haver um empoderamento do uso das ferramentas aprendidas na imersão proporcionada pelo curso. O desafio é a qualificação através de ofertas pedagógicas que utilizem as MAP na formação de preceptores a fim de suprir a demanda do país para a formação de especialistas Médicos de Família e Comunidade, construindo um SUS mais qualificado.
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    QUALIDADE DE VIDA EM IDOSO RESIDENTE EM GRAMADO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2012) Oliveira, Flávia da Silva; Fajardo, Ananyr Porto
    Apresentada a Grupo Hospitalar Conceição - IFRS para obtenção do grau de Especialista em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso.
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    SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2011) Ribeiro, Rafael de Nogueira; Fajardo, Ananyr Porto
    A Síndrome de Burnout é uma forma de resposta ao estresse laboral crônico, sendo esta uma condição na qual o trabalhador se desgasta na medida em que perde a satisfação e sentido pelo trabalho. De modo geral, pode-se definir o burnout como um transtorno adaptativo crônico associado às demandas e exigências laborais, cujo desenvolvimento é insidioso e frequentemente não reconhecido pelo indivíduo, com sintomatologia múltipla, predominando o cansaço emocional. Além desta última característica, outras duas compõem o quadro bem definido da síndrome: despersonalização e baixa realização pessoal. Trabalhadores da área da Saúde fazem parte de uma categoria profissional peculiar bastante suscetível a esta condição devido às particularidades de suas áreas de atuação. A deterioração na qualidade de serviços de instituições de saúde e os altos índices de absenteísmo dos profissionais dessa área são algumas das consequências desse quadro. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) é um hospital geral que oferece atendimento em todas as especialidades médicas e conta com a maior Emergência do Rio Grande do Sul. O estudo ocorrerá no Serviço de Cirurgia Vascular do HNSC, tendo escolhido para a presente pesquisa a abordagem quantitativa, de caráter descritivo.
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    TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS IDENTIFICADAS EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - SAÚDE MENTAL NO BRASIL
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Machado, Gabrieli; Fajardo, Ananyr Porto; Silva, Quelen Tanize Alves da
    Esta produção objetivou identificar as tecnologias em saúde, no contexto da avaliação das tecnologias educacionais em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Foi examinado se estes Programas indicam ou utilizam tecnologias educacionais em seus documentos oficiais, bem como quais tecnologias educacionais estariam presentes nos documentos, tendo a interface com as Políticas de Saúde Mental do país como disparadora das propostas pedagógicas no contexto da educação especializada. O estudo foi embasado em uma pesquisa documental, a partir da análise de documentos disponibilizados por meio público, tais como: Editais de Seleção de Programas, Projeto Pedagógico (PP), Regimento Interno, entre outros. Os objetivos específicos do estudo foram: 1) conhecer o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ensino de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil; 2) identificar as concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico informadas nos programas elencados; 3) compreender aspectos das concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico a partir da interface com a Política Nacional de Saúde Mental. As categorias analíticas que emergiram foram: Políticas Públicas de Saúde – Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde Mental; Projeto Pedagógico dos Programas de formação em saúde; e Propostas Pedagógicas, Tecnologias Educacionais e Tecnologias de Informação e Comunicação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Conclui-se que a incorporação de tecnologias educacionais vem sendo implementada em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil de maneira discreta. Entretanto, compreende-se que a utilização de recursos tecnológicos para complementar a formação em saúde poderia tornar a aprendizagem flexível, integradora, interativa e inovadora. Indica-se ainda fomentar a discussão sobre tecnologias educacionais na formação em serviço, no que tange à saúde mental. Também propõe-se que estudos futuros possam investigar as questões tecnológicas relacionadas à formação do residente em saúde mental, com a incorporação de novas tecnologias educacionais no campo da formação em saúde.
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    TREINAMENTO SOBRE HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DAS ÁREAS CRÍTICAS DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Spilki, Daniele Gonçalves Silveira; Fajardo, Ananyr Porto
    A higienização das mãos é considerada uma medida básica para o cuidado ao paciente por ser esta a principal via de transmissão de microorganismos no ambiente hospitalar. Uma maior adesão dos profissionais de saúde a essa prática tem se tornado um desafio para os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em todos os hospitais. A educação permanente, que propõe treinamentos construídos com as equipes multidisciplinares a partir da sua percepção do problema da baixa adesão à higienização das mãos, pode resultar em um maior envolvimento e comprometimento destes profissionais com a prevenção das infecções hospitalares. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar os treinamentos realizados pelo SCIH de um hospital geral público de Porto Alegre, RS, a partir da opinião dos profissionais de saúde das áreas críticas deste hospital, adequando a informação às necessidades destes profissionais e com isso, reduzir as taxas de não adesão à higienização de mãos e as infecções hospitalares nestas áreas.

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