Navegando por Autor "Ferreira, Michele da Rosa"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A GRATIDÃO DOS USUÁRIOS AO CUIDADO HUMANIZADO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE(Grupo Hospitalar Conceição, 2023) Santos, Camila Oliveira; Ferreira, Michele da RosaO cuidado de enfermagem não se restringe apenas à aplicação de técnicas e realização de procedimentos, devendo ser abordado em um contexto amplo que alie o cuidado integral, o acolhimento, a empatia, a escuta qualificada, o toque, uma palavra de atenção e afeto para tornar a passagem do paciente pelo serviço de saúde o menos traumática possível. Este trabalho é o relato de uma vivência que ocorreu no estágio curricular do Curso Técnico em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, em que a partir do cuidado pautado pelos princípios do SUS, foi possível observar a demonstração de gratidão do usuário pelo acolhimento e cuidado realizado pelo profissional de saúde. A experiência neste campo de estágio permitiu observar que a expressão de gratidão contribui para a construção de uma relação de proximidade e empatia entre os profissionais de saúde e os pacientes. E para além de desenvolver habilidades técnicas, a reflexão do quanto o cuidado acolhedor e humanizado promove o bem-estar e sentimento de esperança e otimismo aos usuários e para os profissionais de saúde a gratidão dos pacientes pode trazer uma sensação de realização, reforçando a importância de seu trabalhoItem A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA ADAPTAÇÃO DA FAMÍLIA APÓS DIAGNÓSTICO DA DIABETES TIPO I(Grupo Hospitalar Conceição, 2021) Jesuíno, Avaney Gilvan de Aguiar; Ferreira, Michele da RosaA diabetes mellitus tipo 1 acomete principalmente crianças e adolescentes e se caracteriza pela pouca produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou ausência dessa produção. Para o tratamento requer uma abordagem terapêutica contínua e rigorosa com ajuda de profissionais multidisciplinares. O tratamento tem o reconhecido impacto na qualidade de vida de crianças e adolescentes, a família tem papel importante no suporte ao tratamento. Como avô de uma criança que foi diagnosticada com diabetes tipo 1, vivenciei angústias, incertezas e medos. Foi preciso me aprofundar no conhecimento e cuidados dessa doença. Enquanto vivenciei incertezas e medos, me surpreendi com a coragem e adaptação muito rápida da minha neta. Durante o curso técnico em enfermagem percebi que o técnico de enfermagem, integrante da equipe multidisciplinar, pode contribuir de forma complementar, orientando o paciente quanto à aplicação da insulina, incentivando o autocuidado, além de acolher a família.Item A RELAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO CUIDADO COM O FAMILIAR DO PACIENTE PEDIÁTRICO INTERNADO(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Braga, Michele Militino; Ferreira, Michele da RosaEste trabalho de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem tem como objetivo relatar a minha experiência como aluna da Escola do Grupo Hospitalar Conceição, visando enfatizar a importância do profissional do Técnico em Enfermagem no cuidado com o familiar do paciente pediátrico, oferecendo atenção e empatia durante o período de internação e não visando apenas o paciente e sua doença. É muito importante a relação entre o profissional e a família, que além de observar a conduta do profissional, necessita de atenção por conta de seu estado emocional abalado. Ressalto a importância em manter esse olhar humanizado para com o familiar do paciente pediátrico. Esta vivência em campo de estágio ocorreu no 2º semestre do Hospital da Criança Conceição.Item AÇÕES EDUCATIVAS NA PRÁTICA DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM(Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Simões, Karen Hebling; Ferreira, Michele da RosaEste é um trabalho que discorre sobre vivências de estágio durante a formação do técnico em enfermagem e sobre como as orientações e a empatia se fazem necessárias na prática profissional. As vivências ocorreram em diferentes unidades do Grupo Hospitalar Conceição, durante o ano de 2015. Trata-se de vivências em Alojamento Conjunto, em Unidade de Internação Cirúrgica e em Setor de Emergência, fazendo paralelos com a legislação vigente e com a bibliografia correspondente. Pretendo refletir sobre como o técnico em enfermagem pode aproveitar momentos de sua rotina e agregar orientações aos pacientes, dessa forma aumentando-lhes a satisfação e o bem estar. Diariamente o profissional de nível técnico tem a oportunidade de, enquanto realiza procedimentos, orientar os enfermos e seus cuidadores, com isto ajudando o paciente a aderir de forma integral ao tratamento. Esta é uma forma de aumentar a satisfação de ambas as partes e que não requer tecnologias, somente conhecimento e empatia.Item AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS: A UTILIZAÇÃO DA AROMATERAPIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM(Grupo Hospitalar Conceição, 2023) Silva, Ana Carolina Ribeiro da; Ferreira, Michele da RosaO assunto que será abordado neste trabalho se trata do relato de duas vivências ocorridas ao longo dos estágios curriculares do Curso Técnico de Enfermagem, juntamente com os conhecimentos adquiridos através dos conteúdos trabalhados ao decorrer das aulas do referido curso. Ao longo dos estágios, pude testemunhar a aplicação da aromaterapia, bem como os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem ao implementar essa prática e os benefícios proporcionados aos pacientes. Com base nessas experiências, decidi relatar essas vivências, pois ambas me proporcionaram uma reflexão a respeito do quanto a integração da aromaterapia nos cuidados de enfermagem pode ser uma ferramenta benéfica, segura e eficaz a ser incorporada na prestação de cuidados aos pacientes.Item O AGIR DOCENTE E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SUS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-29) Ferreira, Michele da Rosa; Warmling, Cristine MariaA avaliação do modo como docentes se apropriam de tecnologias educacionais para desenvolver processos de Integração Ensino-Serviço é um desafio para promover inovações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema Único de Saúde. O estudo possuiu o objetivo principal de analisar o agir profissional dos docentes no processo de Integração Ensino-Serviço do Curso Técnico de Enfermagem do Grupo Hospitalar Conceição. Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico, com abordagem qualitativa. Aproxima-se da pesquisa-ação intervenção. Os onze docentes que atuam no curso analisado foram convidados a participar da pesquisa. Para produção dos dados foram realizados três grupos focais com oito docentes: grupo 1 (5 docentes), grupo 2 (4 docentes) e grupo 3 (6 docentes). O roteiro do grupo focal fundamenta-se no conceito do agir em competência profissional preconizado na teoria da Ergologia. A cada novo grupo, os resultados sistematizados do grupo anterior foram apresentados, debatidos e usados em continuidade ao roteiro. Os dados foram submetidos à análise textual do discurso. O estudo possibilitou analisar o modo como o agir profissional docente estabelece relações entre o ensino e o trabalho, em um curso técnico de uma instituição de saúde do Sistema Único de Saúde. Na experiência analisada, com características comuns às implementadas na Rede de Escola Técnica do SUS, o estudo demonstra que as lógicas e tecnologias disponibilizadas para o agir docente em processos de Integração Ensino-Serviço encontram-se de algum modo subvertidas das vivenciadas por docentes de escolas formais e que se originam em sistemas tradicionais de ensino. Do trabalho trazido para o centro do ensino, nas escolas formais, para o ensino constituído em um ambiente de trabalho, na escola de serviço do Sistema Único de Saúde. Essa tipificação de curso caracteriza de forma diferenciada como se dá o agir de docentes do curso, todos trabalhadores do serviço, e articula o planejamento tecnológico pedagógico ao político. Compreender a Integração Ensino-Serviço por meio dos conceitos teóricos da Ergologia sobre a produção de competências profissionais permite conceber que trabalhar é educarse. Isto vale tanto para o próprio agir docente, e de como se apropria de tecnologias educacionais sobre a Integração Ensino-Serviço, como também para os processos de aprendizagem vivenciados pelos estudantes/trabalhadores da escola de serviço do SUS. Tomar o trabalho como orientador do ensino-aprendizagem pressupõe a compreensão do papel que as renormalizações das normas assumem no cotidiano do trabalho docente e na apropriação de tecnologias educacionais. O agir docente em uma escola técnica do de serviço do Sistema Único de Saúde pressupõe formação pedagógica dos docentes/trabalhadores sobre o papel do trabalho enquanto princípio educativo na formação profissional.Item O PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO NO ALOJAMENTO CONJUNTO(Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Silva, Franciele Bettin Dutra da; Ferreira, Michele da RosaEste trabalho trata-se de um relato de vivência de estágio na unidade de Alojamento Conjunto e tem como objetivo enfatizar a contribuição do técnico em enfermagem, nas ações de promoção do aleitamento materno, apoio e incentivo a esta prática. A atuação do técnico em enfermagem, o qual é um dos profissionais que está mais próximo das usuárias neste momento de fragilidade e realização; orientando, apoiando e incentivando o aleitamento materno. Percebi que é com dedicação que esta prática é realizada pela equipe de saúde da unidade de Alojamento Conjunto, e isto me motivou a realizar este trabalho sobre o referido tema.Item O PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO ALOJAMENTO CONJUNTO(Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Camargo, Lisiane Pessoa; Ferreira, Michele da RosaEste trabalho trata-se de um relato de vivencia de estágio na unidade de Alojamento Conjunto do hospital Nossa Senhora da Conceição que tem como objetivo enfatizar a importância dos grupos de aleitamento materno, destacando os benefícios para a mãe, o bebe, a família e a sociedade. Destaca-se também o papel da enfermagem, com ênfase no técnico de enfermagem, na promoção, apoio e incentivo a esta prática. A atuação do técnico de enfermagem, o qual é um dos profissionais que esta mais próximo das usuárias neste momento de fragilidade e realização, orientando, apoiando e incentivando o aleitamento materno. Percebi que é com dedicação que esta prática é realizada pela equipe de saúde da unidade Alojamento Conjunto, e isto me motivou a realizar este trabalho sobre o referido tema.Item O PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO HUMANIZADO AO PORTADOR DE HIV(Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Veigas, Suzane Tausend; Ferreira, Michele da RosaEste trabalho tem por objetivo relatar as vivências que obtive ao longo dos estágios no curso Técnico de Enfermagem em relação ao cuidado prestado aos portadores do vírus da imunodeficiência humana em ambientes hospitalares e em Unidades Básicas de Saúde. Pude vivenciar experiências distintas de profissionais que demonstravam certos descasos e preconceitos com o pacientes soropositivos e em outro momento, profissionais que trataram os usuários de forma acolhedora e humanizada. Despertando-me assim, o interesse em relatar tais vivências e cuidados necessários, relacionando-os com a Política Nacional de Humanização e o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Acredito, através das vivências, que o conhecimento em relação ao vírus e a doença por parte da equipe de enfermagem auxilie na atenção e no cuidado prestado ao portador do vírus HIV.Item REFLEXÕES SOBRE A SÍFILIS CONGÊNITA E SUAS INTERLOCUÇÕES COM AS VULNERABILIDADES SOCIAIS(Grupo Hospitalar Conceição, 2023) Chaves, Monique Silveira; Ferreira, Junara Nascente; Ferreira, Michele da RosaA sífilis congênita é uma doença infecciosa transmitida da mãe para o feto "durante a gestação, considerada um problema de saúde pública global, com altas taxas de morbimortalidade, ela apresenta grande importância na saúde pública. A falta de informação sobre a doença, a inacessibilidade aos serviços de saúde, a desqualificação multiprofissional, o preconceito e a discriminação, são alguns dos principais fatores que contribuem para a transmissão vertical ao feto. Diante disso, este trabalho é o relato de uma vivência que ocorreu durante um dia de estágio curricular do curso de Técnico em Enfermagem. A experiência vivenciada em campo de estágio me permitiu refletir sobre as ações efetivas de prevenção, melhor qualidade de vida e representatividade social, como também melhores atuações de profissionais da área da saúde com ênfase em técnicos de enfermagem. Para isso. além do relato de caso, realizou-se uma revisão de literatura. A revisão revelou que o combate à sífilis congênita e vulnerabilidades acometidas por ela, deve contar com esforços que visam a superação das barreiras sociais e culturais por meio da educação continuada da equipe multidisciplinar, campanhas informativas e programas voltados para a proteção da saúde. Além disso, o fortalecimento do sistema de saúde, a capacitação dos profissionais, o acesso a testes e medicamentos são fundamentais para o controle da transmissão vertical da sífilis congênita. Nesse sentido, espera-se que este estudo contribua e venha a frisar a importância do técnico de enfermagem, atuante na equipe multidisciplinar de saúde e protagonista do cuidado ao paciente como contribuinte à promoções de ações efetivas de saúde pública, a fim de garantir um futuro saudável" para a população