Navegando por Autor "Machado, Gabrieli"
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Item SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO: ANÁLISE PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DO SUJEITO QUE APRESENTA "COMPORTAMENTO SUICIDA"(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Machado, Gabrieli; Caballero, Raphael Maciel da SilvaA Organização Mundial da Saúde (OMS) define que o suicídio é uma das prioridades globais de Saúde Pública. E considerado uma tragédia pessoal e familiar que causa sofrimento naqueles que convivem e se relacionam com a vítima. Conhecer a história pregressa de tentativa de suicídio é um importante preditor do suicídio e de novas tentativas. Este artigo apresenta o perfil sócio- demográfico de sujeitos em situação de risco que são atendidos em um serviço de emergência em Porto Alegre/ RS. Os dados foram coletados de janeiro a dezembro de 2011 e foram registrados 244 casos como tentativas de suicídio. A análise final dos resultados registra uma prevalência das tentativas em mulheres, brancas, solteiras e baixo nível de escolaridade, sendo a ingestão de medicamentos o principal método para a tentativa. A temática do suicídio demanda a atenção de profissionais de diversas áreas, necessitando assim, de uma abordagem interdisciplinar.Item TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS IDENTIFICADAS EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - SAÚDE MENTAL NO BRASIL(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Machado, Gabrieli; Fajardo, Ananyr Porto; Silva, Quelen Tanize Alves daEsta produção objetivou identificar as tecnologias em saúde, no contexto da avaliação das tecnologias educacionais em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Foi examinado se estes Programas indicam ou utilizam tecnologias educacionais em seus documentos oficiais, bem como quais tecnologias educacionais estariam presentes nos documentos, tendo a interface com as Políticas de Saúde Mental do país como disparadora das propostas pedagógicas no contexto da educação especializada. O estudo foi embasado em uma pesquisa documental, a partir da análise de documentos disponibilizados por meio público, tais como: Editais de Seleção de Programas, Projeto Pedagógico (PP), Regimento Interno, entre outros. Os objetivos específicos do estudo foram: 1) conhecer o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ensino de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil; 2) identificar as concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico informadas nos programas elencados; 3) compreender aspectos das concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico a partir da interface com a Política Nacional de Saúde Mental. As categorias analíticas que emergiram foram: Políticas Públicas de Saúde – Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde Mental; Projeto Pedagógico dos Programas de formação em saúde; e Propostas Pedagógicas, Tecnologias Educacionais e Tecnologias de Informação e Comunicação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Conclui-se que a incorporação de tecnologias educacionais vem sendo implementada em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil de maneira discreta. Entretanto, compreende-se que a utilização de recursos tecnológicos para complementar a formação em saúde poderia tornar a aprendizagem flexível, integradora, interativa e inovadora. Indica-se ainda fomentar a discussão sobre tecnologias educacionais na formação em serviço, no que tange à saúde mental. Também propõe-se que estudos futuros possam investigar as questões tecnológicas relacionadas à formação do residente em saúde mental, com a incorporação de novas tecnologias educacionais no campo da formação em saúde.