Materiais Didáticos
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Item CARTILHA CRÉOLE - CONSULTA RÁPIDA(Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Santos, Laura Cristina dos; Martins, Valquíria Inês PachecoA Cartilha Créole Guia Rápido foi idealizada pelos participantes da primeira turma de Kréole do GHC formada em 2022 e elaborada pelos profissionais da Gestão de Riscos Assistencial /HNSC com a colaboração da Gerência de Participação Social, Ceppam e Gerência de Ensino e Pesquisa GHC . A criação deste material partiu da necessidade de um instrumento que auxiliasse os profissionais no atendimento aos imigrantes Haitianos. O guia busca contribuir para facilitar a comunicação e assim qualificar a assistência a esta população.Item FLUXOS E ATUAÇÃO DAS(OS) PSICÓLOGAS(OS) NAS UNIDADES DE SAÚDE DA GERÊNCIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO (GHC): ACESSO E ACOMPANHAMENTO AOS USUÁRIOS(Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Henn, Camila Guedes; Cachapuz, Daniela Rosa; Proença, Emanuele Luiz; Faria, Evelise Rigoni de; Cervo, Gisele Milman; Pinheiro, João Paulo; Muller, Juliana de Lima; Blom, Karina; Barone, Luciana Rodriguez; Silveira, Maria Amália Machado da; Silva, Silvia Maria Prado da; Ludwig, Vera LuciaEste documento tem por objetivo balizar, junto às equipes, a atuação do núcleo de psicologia nas unidades de saúde, no que tange ao cuidado compartilhado em saúde mental. Com esse intuito, fornece diretrizes para o acesso e ao acompanhamento dos usuários na Gerência de Atenção Primária à Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GAPS/GHC). Cabe ressaltar que tais fluxos são delineados a partir de particularidades existentes em cada uma das unidades de saúde da GAPS/GHC, como tamanho da população e das equipes, presença de residentes de psicologia, bem como pela organização do funcionamento e dos processos de trabalho de cada equipe. A GAPS/GHC é composto por 12 unidades de saúde localizadas nas zonas norte e leste do município de Porto Alegre, e cada unidade dispõe de um profissional da psicologia compondo a equipe. O conteúdo foi elaborado com base em publicações sobre saúde mental do Ministério da Saúde, bem como em referências técnicas sobre a atuação da psicologia na Atenção Básica. Outros documentos e publicações com propostas norteadoras para a organização dos cuidados de saúde mental na Atenção Básica foram consultados como forma de consolidar a proposta de organização deste serviço. Ao final do ano de 2021, uma primeira versão deste documento foi apresentada à GAPS/GHC1 e coordenações das unidades de saúde. Uma versão reformulada do documento contemplou ajustes sugeridos naquela ocasião, e essa nova versão foi apresentada em cada uma das 12 unidades de saúde, ao longo de 2022, que, por sua vez, também fizeram suas considerações. Desta forma, a versão final deste documento, cujo processo foi liderado pelo núcleo de psicologia, envolveu olhares diversos e um esforço coletivo em sua elaboração. A presente publicação não tem a pretensão de ser um documento normativo e prescritivo sobre as práticas de cuidado em saúde mental na Atenção Básica, ainda que sugira diretrizes para a atuação das equipes e profissionais matriciadores nesse âmbito. Não obstante, constitui-se como diretriz de organização do núcleo de psicologia neste serviço, considerando-se as diferentes especificidades de cada unidade de saúde.Item HUMANIZA GHC(Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Carvalho, Leonita de; Arsego, Lívia Ramalho; Maciel, Ana Lúcia da Costa; Branchi, Aline ZellerAqui, você encontrará informações valiosas sobre a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) - HumanizaSUS no GHC, reforçando o compromisso com a humanização em todas as nossas ações e processos de cuidado. Essa Política direciona estratégias e métodos para integrar ações, conhecimentos, práticas e indivíduos, potencializando a garantia de um atendimento integral, resolutivo e humanizado. A criação deste material surgiu da necessidade de fornecer um instrumento de apoio aos trabalhadores que atuam nas diversas equipes do GHC, visando qualificar, cada dia mais, o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este material servirá como referência contínua para as práticas diárias de atendimento.Item HUMANIZA GHC - Caderno 2 - Processo Cadastral nas portas de entrada(Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Gomes, Ângela; Arsego, Lívia RamalhoEste é o Caderno 2 - Processo cadastral nas portas de entrada do Programa de Humanização do Grupo Hospitalar Conceição! Aqui, você encontrará informações importantes para os processos de cadastramento nas portas de entrada dos serviços, visando apoiar os trabalhadores para as boas práticas de atendimento aos usuários do SUS. Serão abordados os parâmetros de conduta para correto cadastramento, visando ao acolhimento, ao tratamento inclusivo e afirmativo das diversidades, à segurança da(o) paciente, à continuidade do cuidado e à proteção dos dados pessoais. Este material faz parte do Programa de Humanização do GHC, que conta com o Caderno base, trazendo conceitos e contexto da implantação deste Programa.