Teses e Dissertações
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Item DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Berger, Carla Baumvol; Castro Filho, Eno Dias de; Dallegrave, DanielaNo Brasil, o Ministério da Saúde refere que há defasagem na relação médico/habitante para oferta de serviços à população. Não apenas faltam médicos em diversas regiões do país, mas, em especial, faltam especialistas em Atenção Primária à Saúde. Uma das estratégias de enfrentamento seria a implantação de um Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade fora dos grandes centros urbanos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da implantação e implementação das iniciativas integrantes deste Programa, protagonizado pelo Grupo Hospitalar Conceição, voltado a promover a desconcentração da formação médica e fomentar as experiências locais. O estudo teve abordagem qualitativa tipo pesquisa-intervenção. Foram analisados dados extraídos de documentos e do diário de campo da pesquisadora. Além desses, houve também a análise de informações obtidas mediante a aplicação de um instrumento semiestruturado aos sujeitos envolvidos no Programa. Evidenciou-se que a capacitação de preceptores a distância, uma inovação apresentada pela autora, ofereceu uma maneira alternativa de formação e possibilitou compartilhar conhecimentos, investindo na qualificação de profissionais locais para atuarem, também, na formação de outros colegas.Item TECNOIMAGENS DO CUIDADO-APRENDIZAGEM: INVENTÁRIO DO TRABALHO VIVO EM ATO COMO PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Kurtz, Diego Monroe; Dallegrave, Daniela; Ferla, Alcindo AntônioEste estudo, de abordagem científica e artística, foi desenvolvido com ficção metodológica a fim de produzir tecnologia educacional em saúde. Apresenta um percurso criativo, investigativo e experimental de construção de trajetória profissional na assistência e na docência. Teve como objetivo inventariar readymades criados no trabalho vivo em ato para engendrar tecnologias educacionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Os caminhos desta produção tiveram como estrutura fundamental o papel do componente estético artístico na prática profissional em ciência e a formação de saberes e fazeres constituintes do profissional de saúde a partir dos modos como foram gradativamente incluídos nos rituais de saúde e de docência. Este inventário é produto de encontros com objetos do trabalho em saúde, usuários e trabalhadores da saúde por diversos lugares. Juntos, eles formam os principais territórios das reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas ministradas e assistidas; de vídeos e espetáculos vistos; de poemas lidos e escritos, de pacientes atendidos; de conversas com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades, muitas diretamente relacionadas a tecnologias em saúde e outras nem tanto. Os resultados foram apresentados na forma de uma instalação denominada Inventário Tecnológico. Readymades ou tecnoimagens do cuidado aprendizagem foram a tecnologia produzida na intenção de promover vivência estética inspirada no universo dos procedimentos e dos objetos hospitalares. Um convite para desemoldurar as práticas do cuidado cotidiano em saúde e a convocação do corpo sensível para o processo do encontro com o outro.