Teses e Dissertações
URI permanente desta comunidade https://axis.ghc.com.br/handle/123456789/3
Navegar
Item APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE: VIVÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO E COTIDIANO DE TRABALHO DE RESIDENTES E FACILITADORES EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05) Schneider, Fabiana; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva; Fajardo, Ananyr PortoEsta dissertação é resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS da Escola GHC, o qual teve como objetivo analisar a tecnologia educacional da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a partir da ótica de ex-residentes e facilitadores que vivenciaram o espaço denominado Seminário de Campo (SC) dos programas de residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do GHC. Também se propõe a analisar a utilização de aspectos da metodologia da ABP no cotidiano atual de trabalho dos participantes. O desenho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. O tratamento dos achados pautou-se na análise temática proposta por Minayo (2008). Dentre os principais resultados destaca-se que a ABP constitui um processo pedagógico participativo que promove a elaboração de um projeto de intervenção que pode ser aplicado nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Podemos então concluir que a ABP demonstra ser uma potente ferramenta metodológica, ampliando as possibilidades de integração dos conhecimentos adquiridos teoricamente, aplicando-os na prática dos processos de trabalho em saúde, especificamente no âmbito da APS e, consequentemente, no Sistema Único de Saúde.Item EFEITOS DA APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM PACIENTE COM FIBROMIALGIA ESTUDO DE CASO(Grupo Hospitalar Conceição, 2021-03-12) Bender, Eliana Ferreira; Fajardo, Ananyr Porto; Faria, Evelise Rigoni deO impacto negativo causado pela fibromialgia na qualidade de vida dos pacientes tem sido relatado na literatura científica. Esta doença não tem cura e seu tratamento, quando bem orientado por uma abordagem multidisciplinar, pode levar a melhorias substanciais na qualidade de vida dos doentes. A falta de tolerância com o fibromiálgico faz com que o paciente seja tratado com descrédito, agravando ainda mais o seu quadro. O tratamento é um desafio para profissionais de saúde, e inclui técnicas medicamentosas e não medicamentosas. Não há um protocolo de tratamento padrão, mas as principais técnicas comportamentais no tratamento da dor crônica são: a psicoeducação, a reestruturação cognitiva, o treino assertivo, a resolução de problemas e o relaxamento muscular progressivo. Considerando-se o impacto na vida do paciente e a necessidade de produção de tecnologias que promovam seu bem-estar, essa dissertação teve por objetivo produzir uma proposta de protocolo de intervenção cognitivo-comportamental voltado à qualidade de vida em paciente com fibromialgia e avaliar os efeitos do processo de sua aplicação. Trata-se de um estudo de caso que contou com dois momentos: 1) produção da proposta de protocolo a partir de revisão da literatura e discussões com especialistas; e 2) sua aplicação a uma paciente com fibromialgia. Foi realizado com uma usuária que era acompanhada pelo Serviço de Reumatologia do Grupo Hospitalar Conceição desde 2013, quando recebeu o diagnóstico de fibromialgia. Não apresentava diagnósticos psiquiátricos nem quadros inflamatórios ou doenças reumatológicas concomitantes à fibromialgia. A proposta de protocolo prevê uma sequência semanal de 4 sessões, tendo cada atendimento a duração aproximada de 60 minutos. Esse estudo de caso sugeriu que a terapia cognitivo-comportamental pode contribuir na melhora da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia, sobretudo no que se refere ao aspecto psicológico, aumentando sua autoestima e o reconhecimento de sua doença.Item HISTÓRIAS DE LONGO VÍNCULO NO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A GESTÃO DO TRABALHO NO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO/RS(Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-28) Gasperin, Carolina; Warmling, Cristine Maria; Fajardo, Ananyr PortoFundamentado nos pressupostos teóricos da Ergologia, que estuda as relações entre a experiência e o conhecimento em situações reais de trabalho, problematiza-se sobre o modo como ocorre o trabalho de trabalhadores com longo vínculo no trabalho na saúde e suas possíveis relações com novas tecnologias educacionais para o apoio da gestão. O estudo possui o objetivo principal de analisar como trabalhadores, com 31 a 35 anos de vínculo de trabalho no Grupo Hospitalar Conceição, desenvolvem suas práticas profissionais e projetam o futuro no trabalho. Trata-se de um estudo de caso do tipo único e holístico com abordagem qualitativa. O Grupo Hospitalar Conceição, cenário do estudo, está situado em Porto Alegre/RS e constitui-se como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo doze trabalhadores que atuam na instituição entre 31 a 35 anos (6 médicos, 1 enfermeiro, 2 odontólogos, 1 farmacêutico-bioquímico, 1 psicólogo e 1 assistente social). Como critérios de inclusão dos trabalhadores, considerou-se: faixa de tempo de trabalho, idade em torno de 60 anos (trabalhadores que vislumbram a aposentadoria próxima no momento do estudo) e diferentes profissões de saúde de ensino superior. Para a produção dos dados, foram realizadas (gravadas em áudio e transcritas) entrevistas abertas com, aproximadamente, uma hora, entre os meses de junho a setembro de 2018. Os trabalhadores foram convidados de forma aleatória por telefone. Os encontros ocorreram no local de trabalho ou em ambiente à escolha do participante. As entrevistas foram guiadas por um roteiro de perguntas com as seguintes categorias: história do percurso da vida no trabalho, aproveitamento dos conhecimentos tácitos, Educação Permanente em Saúde e futuro no trabalho. A análise foi embasada nos fundamentos epistemológicos da análise textual discursiva. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com o parecer consubstanciado número: 2.627.046. Discute-se que, entre as práticas profissionais estabelecidas ao longo dos percursos da vida no trabalho na saúde, destaca-se o uso dos protocolos, a valorização das relações estabelecidas no trabalho e, nos termos da Ergologia, a produção de Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes. A temporalidade é reconhecida, no trabalho, por meio da produção, do aproveitamento e da valorização de conhecimentos tácitos dos trabalhadores. Projetos de futuro no trabalho explicitam lacunas entre os projetos de trabalho e de vida dos trabalhadores e a gestão do trabalho na instituição. A produção da Educação Permanente em Saúde, no sentido de um ergoengajamento e como projeto político-pedagógico na gestão, inclui subjetividades da vida dos trabalhadores no trabalho e fortalece a pluralidade das construções coletivas do trabalho. Tecnológicas educacionais informacionais constituem-se como possibilidades instáveis que mobilizam inovações para produzir o agir profissional do trabalhador em um projeto institucional. O objeto virtual de aprendizagem produzido a partir dos resultados do estudo constitui-se em uma produção tecnológica que articula educação à gestão do trabalho.Item METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DOS DOCENTES DE DOIS CURSOS DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL(Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-29) Biffi, Maríndia; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva; Fajardo, Ananyr PortoEsta dissertação é resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS da Escola GHC, o qual teve como objetivo identificar e analisar os desafios vivenciados com as metodologias ativas de aprendizagem (MAP) por docentes da disciplina de saúde coletiva do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e da Universidade de Passo Fundo, ambas situadas no Rio Grande do Sul, – Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da disciplina de saúde coletiva da faculdade de medicina das duas universidades. As informações foram coletadas por meio de questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e observação participante. O tratamento dos achados pautou-se na análise temática proposta por Minayo (2014) e os dados do questionário foram tabuladas para exame de sua frequência. Os principais achados foram o entendimento, por parte dos docentes, da importância das MAP nos processos pedagógicos de ensino, a dificuldade de sua inserção pela falta de preparo dos docentes, e a compreensão das MAP como orientadoras do projeto pedagógico dos dois cursos estudados. Concluímos que as universidades devem ser estimuladas a terem um projeto de educação permanente em que as MAP sejam assumidas como ponto principal na prática docente, auxiliando também a repensar o modelo de formação que está instituído. Assim como repensar a organização do projeto político pedagógico dos cursos de medicina.Item PRECEPTORIA EM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: EFEITOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PRECEPTORES(Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-29) Barreiros, Bárbara Cristina; Fajardo, Ananyr Porto; Diercks, Margarita Luz Marina da SilvaA Saúde Coletiva busca estudar e promover condições de saúde adequadas para a população. A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, a Atenção Primária em Saúde (APS), necessita da formação adequada de profissionais, dentre eles o médico, para qualificar o cuidado às pessoas. O Médico de Família e Comunidade (MFC), tendo como seu campo de atuação a APS, deve ser formado em cenários de ensino adequados. Para tanto, um preceptor bem formado pedagogicamente consegue atuar no processo de aprendizado do jovem médico que, por sua vez, é capaz de desenvolver as competências necessárias do futuro MFC. Cursos de formação pedagógica que utilizam tecnologias educacionais baseadas em metodologias ativas de aprendizagem tem mais possibilidade de formar profissionais adequados para o SUS. Esta dissertação objetivou conhecer os efeitos de um curso de formação para preceptores de Medicina de Família Leonardo nível 1, da Academia Europeia de Médicos de Família (EURACT), que utiliza metodologias ativas de aprendizagem no ensino dos preceptores. Foi embasada nas contribuições de preceptores de quatro Programas de Residência Médica em MFC do estado de São Paulo, Brasil. Através da metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso comparativo, com participação de dez preceptores, analisaram-se os efeitos pedagógicos que a tecnologia de ensino tem no processo de preceptoria. Foi possível perceber que a tecnologia de ensino Leonardo EURACT nível 1 permite que preceptores incorporem competências pedagógicas necessárias para a prática do processo de ensino, formando uma rede integrada e que fortalece entre si o ensino da especialidade. Faz isso ensinando estratégias didáticas ativas de ensino aprendizagem através delas mesmas, pelo compartilhamento e troca de vivências do cenário de ensino. Parece haver um empoderamento do uso das ferramentas aprendidas na imersão proporcionada pelo curso. O desafio é a qualificação através de ofertas pedagógicas que utilizem as MAP na formação de preceptores a fim de suprir a demanda do país para a formação de especialistas Médicos de Família e Comunidade, construindo um SUS mais qualificado.Item TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS IDENTIFICADAS EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - SAÚDE MENTAL NO BRASIL(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Machado, Gabrieli; Fajardo, Ananyr Porto; Silva, Quelen Tanize Alves daEsta produção objetivou identificar as tecnologias em saúde, no contexto da avaliação das tecnologias educacionais em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Foi examinado se estes Programas indicam ou utilizam tecnologias educacionais em seus documentos oficiais, bem como quais tecnologias educacionais estariam presentes nos documentos, tendo a interface com as Políticas de Saúde Mental do país como disparadora das propostas pedagógicas no contexto da educação especializada. O estudo foi embasado em uma pesquisa documental, a partir da análise de documentos disponibilizados por meio público, tais como: Editais de Seleção de Programas, Projeto Pedagógico (PP), Regimento Interno, entre outros. Os objetivos específicos do estudo foram: 1) conhecer o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ensino de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil; 2) identificar as concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico informadas nos programas elencados; 3) compreender aspectos das concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico a partir da interface com a Política Nacional de Saúde Mental. As categorias analíticas que emergiram foram: Políticas Públicas de Saúde – Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde Mental; Projeto Pedagógico dos Programas de formação em saúde; e Propostas Pedagógicas, Tecnologias Educacionais e Tecnologias de Informação e Comunicação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Conclui-se que a incorporação de tecnologias educacionais vem sendo implementada em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil de maneira discreta. Entretanto, compreende-se que a utilização de recursos tecnológicos para complementar a formação em saúde poderia tornar a aprendizagem flexível, integradora, interativa e inovadora. Indica-se ainda fomentar a discussão sobre tecnologias educacionais na formação em serviço, no que tange à saúde mental. Também propõe-se que estudos futuros possam investigar as questões tecnológicas relacionadas à formação do residente em saúde mental, com a incorporação de novas tecnologias educacionais no campo da formação em saúde.