Teses e Dissertações
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Item APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE: VIVÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO E COTIDIANO DE TRABALHO DE RESIDENTES E FACILITADORES EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05) Schneider, Fabiana; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva; Fajardo, Ananyr PortoEsta dissertação é resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS da Escola GHC, o qual teve como objetivo analisar a tecnologia educacional da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) a partir da ótica de ex-residentes e facilitadores que vivenciaram o espaço denominado Seminário de Campo (SC) dos programas de residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do GHC. Também se propõe a analisar a utilização de aspectos da metodologia da ABP no cotidiano atual de trabalho dos participantes. O desenho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. O tratamento dos achados pautou-se na análise temática proposta por Minayo (2008). Dentre os principais resultados destaca-se que a ABP constitui um processo pedagógico participativo que promove a elaboração de um projeto de intervenção que pode ser aplicado nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Podemos então concluir que a ABP demonstra ser uma potente ferramenta metodológica, ampliando as possibilidades de integração dos conhecimentos adquiridos teoricamente, aplicando-os na prática dos processos de trabalho em saúde, especificamente no âmbito da APS e, consequentemente, no Sistema Único de Saúde.