Produção Científica
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Item GESTÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: experiências do Grupo Hospitalar Conceição - Volume 1(Grupo Hospitalar Conceição, 2022) Kruel, Alexandra Jochims; Oliveira, Cláudio da Silva; Verona, Cleber; Ciulla, Cristiane Velásquez da Veiga; Paz, Francisco Antônio Zancan; Prevedello, Moisés Renato Gonçalves; Catalan, Vanessa MenezesNo final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada pela China sobre a ocorrência de um surto de pneumonia gerada por um tipo de coronavírus até então desconhecido. O surto, inicialmente localizado em uma proeminente província chinesa, começou a espalhar-se por diversos outros países, de forma bastante intensa e rápida, o que lhe valeu em seguida o reconhecimento de pandemia, bem como impossibilitou que muitos sistemas e serviços de saúde nacionais se organizassem de forma a evitar colapsos na capacidade de atendimento e, por conseqüência, a evitar mais contaminações, adoecimentos e óbitos. A despeito da agilidade de contágio da doença (SARS-Cov-2, também chamada COVID-19), a América Latina foi uma região mais tardiamente alcançada, o que lhe deu um tempo maior de preparo. Em crises de grandes proporções, como essa, o tempo é precioso, ainda mais diante do desconhecido. No Sul do Brasil, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), instituição vinculada ao Ministério da Saúde e com larga experiência em eventos de grandes proporções, começou a se preparar a partir de janeiro, mesmo antes do primeiro caso de coronavírus ser oficialmente detectado no país. Logo de início, o GHC implantou uma Comissão para definir um plano de contingência e mobilizar os seus trabalhadores. Dali em diante, diversas medidas foram tomadas, desde o nível estratégico (Diretoria) até o nível operacional (serviços assistenciais e administrativos). Houve a necessidade de criação e adequação de protocolos, fluxos e rotinas; implantação de serviços temporários para o atendimento a pessoas com suspeitas de COVID-19; adoção de medidas de restrição da circulação de pessoas, dentre outras, das mais variadas esferas de atuação. O GHC, como instituição de saúde, é formado por hospitais, centros de atenção psicossocial, unidades de saúde, consultório de rua. Contudo, o GHC não apenas é uma instituição de saúde, mas também uma instituição voltada à educação e à pesquisa, e neste aspecto, vem também contribuindo para a sociedade local, regional e nacional. Em termos estruturais, o GHC possui uma Escola Técnica, uma Faculdade de Ciências da Saúde (incluindo um Curso de Graduação e um de Mestrado Profissional) e programas de Residências Médicas e Multidisciplinares, além de ser campo para estágios curriculares e extracurriculares e programas de educação continuada e educação permanente, tanto em nível de extensão como de pós graduação. Ainda, em seu quadro funcional, o GHC compõe-se de profissionais que atuam tanto no âmbito de seus cargos contratuais, consigo a cultura da produção e da disseminação do conhecimento e da ciência. Pode-se afirmar que o GHC serve como modelo para diversas outras organizações, tanto na área da saúde como na área de educação. Acrescente-se ainda o seu caráter público, o que lhe atribui uma visibilidade, uma responsabilidade e uma oportunidade ímpares de compartilhar seus saberes e práticas. Diante desta realidade, este livro consiste na documentação de relatos técnicos sobre as medidas de gestão que o GHC adotou e vem adotando diante da pandemia, bem como os resultados e legados das mesmas. Os relatos foram construídos por empregados do GHC, e partiram de suas próprias experiências, dos sistemas de informação institucionais e de documentação produzida na casa. como também atuam na esfera científica, interna e/ou externamente à instituição. Assim sendo, muitos dos profissionais do GHC trazem.Item GESTÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: experiências do Grupo Hospitalar Conceição - Volume 2(Grupo Hospitalar Conceição, 2022) ; Catalan, Vanessa Menezes; Ciulla, Cristiane Velásquez da Veiga; Kruel, Alexandra Jochims; Verona, Cleber; Paz, Francisco Antônio Zancan; Oliveira, Cláudio da Silva; Prevedello, Moisés Renato GonçalvesEm março deste ano de 2022, lançamos o primeiro volume deste compilado de histórias, como forma de apresentar a quem se interessasse pelo tema, as tantas ações que vinham sendo realizadas dentro das unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ao longo da pandemia por Covid-19. Não apenas se tratou de uma obra de apresentação, mas principalmente de reconhecimento, de agradecimento e de reverência às equipes do GHC e a cada pessoa que vem trabalhando no enfrentamento deste desafio tão grande para a Humanidade, seja onde estiver seu campo de trabalho. Contudo, desde antes do lançamento do primeiro volume, tinha-se a compreensão de que muito ainda não havia sido contado, e muito ainda estava por ser vivido dentro do GHC. E assim, já no dia do lançamento, fizemos um novo convite, para que outras histórias fossem contadas, por trabalhadores e equipes. Os dois volumes foram configurados sem o viés acadêmico. Ao contrário, optou-se por um formato em que pessoas e equipes pudessem se envolver na produção de textos que pudessem alcançar os públicos diversos, que incluem leigos, practioners e também os acadêmicos. Diversos textos foram produzidos por nossos colegas. Foram lidos, analisados, revisados, relidos, e assim se compõe o segundo volume: novas histórias vividas em um tempo árduo e muito desafiador. Sabemos que há ainda outras tantas que não foram contadas, e reconhecemos suas importâncias, mesmo que não estejam aqui. Agradecemos a cada equipe, a cada autor, por sua dedicação em fazer parte dessa coletânea de relatos, e que representam, principalmente, aquilo que vivenciaram e vivenciam em suas frentes de trabalho, em suas emoções, em suas vidas.Item INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DA SUPERLOTAÇÃO HOSPITALAR: a experiência do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre/RS(Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Jotz, Geraldo Pereira; Cordeiro Júnior, Welfane; Kruel, Alexandra Jochims; Klug, Daniel; Duarte, Elisabete Storck; Kraemer, Fernanda Zanoto; Azevedo, Rodrigo de OliveiraA saúde pública no Brasil tem uma realidade paradoxal. Se, por um lado, destaca-se por sua abrangência e por avanços no cuidado aos usuários, na produção de conhecimentos e na adoção de tecnologias, por outro, demonstra sinais de angústia e sofrimento. A insuficiência de profissionais e infraestrutura, bem como a fragmentação das redes de atenção, provocam fragilidades, como a superlotação das unidades hospitalares. O enfrentamento da superlotação hospitalar é uma das fragilidades a serem enfrentadas no presente e no futuro. Nessa perspectiva, estão as inovações e as tecnologias desenvolvidas por um grupo de profissionais habilitados e altamente capacitados que atua no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, vinculado ao Ministério da Saúde, visando qualificar e ampliar a segurança assistencial nas suas portas de urgência, principalmente, na Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição e na UPA Moacyr Scliar. A ética do atendimento, em tempos altamente competitivos, exige desvelo especial: o objetivo fundamental não pode ser pervertido. A busca pela excelência e pelo humanismo deve estar, cada vez mais, presente no dia a dia das unidades hospitalares, em principal, nas Unidades de Urgência e Emergência. Em um mundo cada vez mais ligado virtualmente, no qual as informações chegam até nós em tempo real e por meio dos mais diferentes recursos comunicativos, tornou-se impossível manter a organização de uma instituição hospitalar à base de papel, caneta e planilha. A própria configuração atual da sociedade já não permite mais esse tipo de formato, que, além de ter se tornado obsoleto, compromete todo o manejo profissional. Inovar, na esfera hospitalar, é essencial, sobretudo, porque contribui, significativamente, para manter a qualidade e a resolubilidade de atendimento ao paciente que assistimos. Esta obra traz, na sua essência, anos de experiência e práticas vividas por um grupo interdisciplinar de profissionais que atua nas Unidades de Urgências e Emergência do Grupo Hospitalar Conceição, uma Empresa Pública Federal ligada ao Ministério da Saúde, que possui 1.391 leitos, divididos em 04 Hospitais, 12 Unidades Básicas de Saúde, 03 CAPs, 01 Consultório de Rua e 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nível III. Agradecemos a todos os profissionais que contribuíram, de forma extraordinária, para que este projeto tornasse-se realidade. Estímulos e contribuições, aqui expressos, servem de alicerce para que outras instituições busquem estimular seus profissionais para os desafios que se avizinham neste mundo globalizado e digital.