Navegando por Autor "Kruel, Alexandra Jochims"
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Item ABSENTEÍSMO NO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Oliveira, Maria Ironi da Silva; Kruel, Alexandra JochimsEste trabalho apresenta um projeto para a compreensão aprofundada do absenteísmo no Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Cristo Redentor - SND/HCR, do Grupo Hospitalar Conceição. O absenteísmo é um tema tradicional para a Gestão de Pessoas, traz problemas às empresas e é de difícil solução, devido a sua complexidade e às ações que devem ser preventivas. A fundamentação teórica apresenta temas como organização do trabalho, condições de trabalho, motivação e satisfação. Propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória descritiva, apoiada em dados obtidos através de uma pesquisa piloto, coletados em um questionário. Os instrumentos para a coleta de dados serão observações e entrevistas semi-estruturadas. Os dados serão analisados através de análise de conteúdo. Os resultados e as sugestões serão divulgados interna e externamente ao serviço e ao Grupo Hospitalar Conceição.Item CAMINHOS E DESCAMINHOS - O DESAFIO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Telles, Eliane de Lourdes; Kruel, Alexandra JochimsEsse artigo nos remete a uma reflexão sobre o caminho percorrido pelo paciente com problemas em saúde mental, desde o seu território até a sua hospitalização. Para isso, é importante conhecer a rede de atendimento existente, e seu fluxo em saúde mental na região de Montenegro. O que tramita pela rede no processo da busca, encaminhamento e acompanhamento do paciente na procura de assistência nesse percurso. Como este paciente acessa o serviço que necessita, as fragilidades e potencialidades dos cuidados proporcionados a este paciente e seus familiares, entendendo que um trabalho em rede bem estruturado contribui para a qualificação da assistência.Item GESTÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: experiências do Grupo Hospitalar Conceição - Volume 1(Grupo Hospitalar Conceição, 2022) Kruel, Alexandra Jochims; Oliveira, Cláudio da Silva; Verona, Cleber; Ciulla, Cristiane Velásquez da Veiga; Paz, Francisco Antônio Zancan; Prevedello, Moisés Renato Gonçalves; Catalan, Vanessa MenezesNo final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada pela China sobre a ocorrência de um surto de pneumonia gerada por um tipo de coronavírus até então desconhecido. O surto, inicialmente localizado em uma proeminente província chinesa, começou a espalhar-se por diversos outros países, de forma bastante intensa e rápida, o que lhe valeu em seguida o reconhecimento de pandemia, bem como impossibilitou que muitos sistemas e serviços de saúde nacionais se organizassem de forma a evitar colapsos na capacidade de atendimento e, por conseqüência, a evitar mais contaminações, adoecimentos e óbitos. A despeito da agilidade de contágio da doença (SARS-Cov-2, também chamada COVID-19), a América Latina foi uma região mais tardiamente alcançada, o que lhe deu um tempo maior de preparo. Em crises de grandes proporções, como essa, o tempo é precioso, ainda mais diante do desconhecido. No Sul do Brasil, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), instituição vinculada ao Ministério da Saúde e com larga experiência em eventos de grandes proporções, começou a se preparar a partir de janeiro, mesmo antes do primeiro caso de coronavírus ser oficialmente detectado no país. Logo de início, o GHC implantou uma Comissão para definir um plano de contingência e mobilizar os seus trabalhadores. Dali em diante, diversas medidas foram tomadas, desde o nível estratégico (Diretoria) até o nível operacional (serviços assistenciais e administrativos). Houve a necessidade de criação e adequação de protocolos, fluxos e rotinas; implantação de serviços temporários para o atendimento a pessoas com suspeitas de COVID-19; adoção de medidas de restrição da circulação de pessoas, dentre outras, das mais variadas esferas de atuação. O GHC, como instituição de saúde, é formado por hospitais, centros de atenção psicossocial, unidades de saúde, consultório de rua. Contudo, o GHC não apenas é uma instituição de saúde, mas também uma instituição voltada à educação e à pesquisa, e neste aspecto, vem também contribuindo para a sociedade local, regional e nacional. Em termos estruturais, o GHC possui uma Escola Técnica, uma Faculdade de Ciências da Saúde (incluindo um Curso de Graduação e um de Mestrado Profissional) e programas de Residências Médicas e Multidisciplinares, além de ser campo para estágios curriculares e extracurriculares e programas de educação continuada e educação permanente, tanto em nível de extensão como de pós graduação. Ainda, em seu quadro funcional, o GHC compõe-se de profissionais que atuam tanto no âmbito de seus cargos contratuais, consigo a cultura da produção e da disseminação do conhecimento e da ciência. Pode-se afirmar que o GHC serve como modelo para diversas outras organizações, tanto na área da saúde como na área de educação. Acrescente-se ainda o seu caráter público, o que lhe atribui uma visibilidade, uma responsabilidade e uma oportunidade ímpares de compartilhar seus saberes e práticas. Diante desta realidade, este livro consiste na documentação de relatos técnicos sobre as medidas de gestão que o GHC adotou e vem adotando diante da pandemia, bem como os resultados e legados das mesmas. Os relatos foram construídos por empregados do GHC, e partiram de suas próprias experiências, dos sistemas de informação institucionais e de documentação produzida na casa. como também atuam na esfera científica, interna e/ou externamente à instituição. Assim sendo, muitos dos profissionais do GHC trazem.Item GESTÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: experiências do Grupo Hospitalar Conceição - Volume 2(Grupo Hospitalar Conceição, 2022) ; Catalan, Vanessa Menezes; Ciulla, Cristiane Velásquez da Veiga; Kruel, Alexandra Jochims; Verona, Cleber; Paz, Francisco Antônio Zancan; Oliveira, Cláudio da Silva; Prevedello, Moisés Renato GonçalvesEm março deste ano de 2022, lançamos o primeiro volume deste compilado de histórias, como forma de apresentar a quem se interessasse pelo tema, as tantas ações que vinham sendo realizadas dentro das unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ao longo da pandemia por Covid-19. Não apenas se tratou de uma obra de apresentação, mas principalmente de reconhecimento, de agradecimento e de reverência às equipes do GHC e a cada pessoa que vem trabalhando no enfrentamento deste desafio tão grande para a Humanidade, seja onde estiver seu campo de trabalho. Contudo, desde antes do lançamento do primeiro volume, tinha-se a compreensão de que muito ainda não havia sido contado, e muito ainda estava por ser vivido dentro do GHC. E assim, já no dia do lançamento, fizemos um novo convite, para que outras histórias fossem contadas, por trabalhadores e equipes. Os dois volumes foram configurados sem o viés acadêmico. Ao contrário, optou-se por um formato em que pessoas e equipes pudessem se envolver na produção de textos que pudessem alcançar os públicos diversos, que incluem leigos, practioners e também os acadêmicos. Diversos textos foram produzidos por nossos colegas. Foram lidos, analisados, revisados, relidos, e assim se compõe o segundo volume: novas histórias vividas em um tempo árduo e muito desafiador. Sabemos que há ainda outras tantas que não foram contadas, e reconhecemos suas importâncias, mesmo que não estejam aqui. Agradecemos a cada equipe, a cada autor, por sua dedicação em fazer parte dessa coletânea de relatos, e que representam, principalmente, aquilo que vivenciaram e vivenciam em suas frentes de trabalho, em suas emoções, em suas vidas.Item GUIA DIDÁTICO PARA USO DO DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM GESTÃO HOSPITALAR(Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Alves, Tissiana da Silva; Fajardo, Ananyr Porto; Kruel, Alexandra JochimsO DESIGN THINKING (é uma abordagem centrada no processo de compreensão das necessidades e desejos das pessoas é considerado como uma estratégia útil e ferramenta pedagógica em sala de aula para contribuir no processo de ensino e aprendizagem e de pesquisa.Item INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DA SUPERLOTAÇÃO HOSPITALAR: a experiência do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre/RS(Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Jotz, Geraldo Pereira; Cordeiro Júnior, Welfane; Kruel, Alexandra Jochims; Klug, Daniel; Duarte, Elisabete Storck; Kraemer, Fernanda Zanoto; Azevedo, Rodrigo de OliveiraA saúde pública no Brasil tem uma realidade paradoxal. Se, por um lado, destaca-se por sua abrangência e por avanços no cuidado aos usuários, na produção de conhecimentos e na adoção de tecnologias, por outro, demonstra sinais de angústia e sofrimento. A insuficiência de profissionais e infraestrutura, bem como a fragmentação das redes de atenção, provocam fragilidades, como a superlotação das unidades hospitalares. O enfrentamento da superlotação hospitalar é uma das fragilidades a serem enfrentadas no presente e no futuro. Nessa perspectiva, estão as inovações e as tecnologias desenvolvidas por um grupo de profissionais habilitados e altamente capacitados que atua no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, vinculado ao Ministério da Saúde, visando qualificar e ampliar a segurança assistencial nas suas portas de urgência, principalmente, na Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição e na UPA Moacyr Scliar. A ética do atendimento, em tempos altamente competitivos, exige desvelo especial: o objetivo fundamental não pode ser pervertido. A busca pela excelência e pelo humanismo deve estar, cada vez mais, presente no dia a dia das unidades hospitalares, em principal, nas Unidades de Urgência e Emergência. Em um mundo cada vez mais ligado virtualmente, no qual as informações chegam até nós em tempo real e por meio dos mais diferentes recursos comunicativos, tornou-se impossível manter a organização de uma instituição hospitalar à base de papel, caneta e planilha. A própria configuração atual da sociedade já não permite mais esse tipo de formato, que, além de ter se tornado obsoleto, compromete todo o manejo profissional. Inovar, na esfera hospitalar, é essencial, sobretudo, porque contribui, significativamente, para manter a qualidade e a resolubilidade de atendimento ao paciente que assistimos. Esta obra traz, na sua essência, anos de experiência e práticas vividas por um grupo interdisciplinar de profissionais que atua nas Unidades de Urgências e Emergência do Grupo Hospitalar Conceição, uma Empresa Pública Federal ligada ao Ministério da Saúde, que possui 1.391 leitos, divididos em 04 Hospitais, 12 Unidades Básicas de Saúde, 03 CAPs, 01 Consultório de Rua e 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nível III. Agradecemos a todos os profissionais que contribuíram, de forma extraordinária, para que este projeto tornasse-se realidade. Estímulos e contribuições, aqui expressos, servem de alicerce para que outras instituições busquem estimular seus profissionais para os desafios que se avizinham neste mundo globalizado e digital.Item O COLEGIADO DE GESTÃO DO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL TERCIÁRIO E O USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA QUALIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO(Grupo Hospitalar Conceição, 2011) Ludwig, Ana Cecília; Schneider, Patrícia Rosane Naymaer; Kruel, Alexandra JochimsEste projeto de intervenção em serviço propõe a implantação de ferramentas de gestão comumente usadas na Administração com o intuito de qualificar os processos de decisão no Colegiado de Gestão do Serviço de Emergência de um Hospital Terciário do município de Porto Alegre. O mesmo propõe ainda a valorização dos Colegiados de Gestão como fonte de informação capaz de qualificar as decisões dos gestores e priorizar elementos vitais no processo de construção de metas e a consolidação de estratégias. Para tal fim será utilizada uma metodologia com enfoque qualitativo, com uso de entrevistas semi-estruturadas. Espera-se que os resultados demonstrem que a Gestão em Saúde pode incorporar elementos que propiciem a construção e a consolidação de estratégias de maneira participativa, trazendo resultados positivos a curto e a longo prazos às Organizações e ao próprio Sistema de Saúde.Item PROPOSTA DE ANÁLISE DO ABSENTEÍSMO NAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO DO 3º ANDAR DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Rocha, Berenice Benta da; Kruel, Alexandra JochimsEste projeto propõe a realização de uma pesquisa exploratório-descritiva a respeito dos índices e causas do absenteísmo nas unidades de internação do 3º andar do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, do Grupo Hospitalar Conceição, objetivando analisar a incidência de absenteísmo pela identificação dos fatores pre-disponentes e a apresentação de propostas para amenização desses fatores. Foi motivado pela constatação de consideráveis índices de faltas ao trabalho no quadro de enfermagem do 3º andar do HNSC, especialmente na equipe de Enfermagem da Medicina Interna. A pesquisa será realizada pelo método survey, um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e dis-cursivas pertinentes ao trabalho que o funcionário exerce no HNSC. Os dados serão analisados por estatística inferencial e, a partir dos resultados, serão feitas propostas de atuação.Item PROPOSTA DE MELHORIAS AOS PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE(Grupo Hospitalar Conceição, 2015) Alves, Tissiana da Silva; Kruel, Alexandra JochimsEste projeto de intervenção tem por objetivo contribuir com propostas de melhorias visando otimizar os processos de contratação de serviços em um hospital público de Porto Alegre. A instrução de processos de compras demanda certo tempo de planejamento, contudo existem intercorrências que geram atrasos nas aberturas de processos licitatórios. Desta forma o presente projeto visa propor melhorias aos processos de contratação de serviços da instituição, e assim reduzir as reformulações das especificações por falta de informações, ocasionando atrasos no andamento dos processos licitatórios; evitar a ocorrência de dispensas emergenciais; qualificar os pedidos de solicitação de serviço; e também reduzir o retrabalho nos processos de contratação de serviços. O referencial teórico trata sobre conceitos de processos e ferramentas de controle, seguido de breves reflexões sobre processos licitatórios. O trabalho embasa-se em uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), e possui natureza exploratória e descritiva. Para alcançar os objetivos desta proposta de intervenção será adotado o Método BPM (gestão de processos de negócio), que consiste em cinco etapas: Levantamento de informações; Construção de propostas de melhoria; Capacitação das equipes; Adoção/implantação das mudanças e monitoramento dos resultados; e por fim, a Avaliação do processo e dos seus resultados. As propostas de melhorias serão baseadas no referencial teórico apontados no estudo.Item PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS RELATIVOS AO FATURAMENTO HOSPITALAR(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Dornelles, Ruth Milene Sarah; Kruel, Alexandra JochimsEste projeto de intervenção tem por objetivo a promoção da qualificação de processos administrativos dentro de uma instituição hospitalar cujo público alvo são os trabalhadores de nível médio lotados nas unidades assistenciais e administrativas envolvidas com os processos de faturamento. Há dificuldades durante o processo de aprendizagem de tarefas, uma vez que para este profissional não é exigida uma formação específica. Os resultados deste processo e a importância dos registros adequados nem sempre estão claros e definidos, comprometendo muitas vezes os objetivos da instituição. O ambiente da intervenção será um hospital público de grande porte, localizado em Porto Alegre. O referencial teórico está fundamentado na literatura da área da administração, principalmente gestão de processos. Para contextualizar este projeto, o diálogo com a gestão hospitalar se faz necessário, também porque a metodologia escolhida é a de pesquisa-ação, um formato interativo entre o pesquisador e o ambiente.Item SUSPENSÕES CIRÚRGICAS EM UM HOSPITAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Nunes, Rosane Beatriz; Kruel, Alexandra JochimsTrata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa que tem como objetivo contribuir para a redução das suspensões cirúrgicas em um hospital da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A literatura investigada apontou para múltiplas causas possíveis para a ocorrência de suspensões cirúrgicas. Embora o hospital em estudo apresente taxas inferiores ao que a literatura aponta, o projeto se justifica, pois há um volume grande de cirurgias realizadas no mesmo, e suspensões acarretam em custos maiores para a instituição, aumento de riscos de infecção hospitalar e desgastes emocionais para pacientes, familiares e profissionais de saúde. O projeto propõe identificar e descrever os motivos pelos quais são suspensas cirurgias programadas no Centro Cirúrgico adulto no hospital em estudo, identificar as especialidades cirúrgicas que tiveram procedimentos suspensos, as limitações da equipe de enfermagem no que se refere às informações fornecidas aos pacientes e acompanhantes sobre o preparo pré-operatório e elaborar proposta de melhorias no processo pré-operatório de gestão e comunicação, a partir dos dados obtidos.