Curso de Especialização Técnica em Informação e Saúde
URI permanente para esta coleçãohttps://axis.ghc.com.br/handle/123456789/587
Navegar
Item ACOLHIMENTO AOS PORTADORES DE ANEMIA FALCIFOME NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Silveira, Maria Geneci Macedo da; Dani, Aline TrichesO presente trabalho é um projeto de intervenção elaborado como um dos requisitos para a conclusão do Curso de Especialização Técnica em Informação e Saúde. Este projeto é referente à humanização e acolhimento aos portadores de anemia falciforme na emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O referido hospital pertence ao Grupo Hospitalar Conceição, onde no ano de 2003 a Instituição estabeleceu que o atendimento aos usuários seria 100% SUS, ou seja, passou a oferecer a totalidade de seus serviços ao Sistema Único de Saúde. Em consonância com esse processo de mudança foram estabelecidas as diretrizes institucionais, contemplando os seguintes aspectos: Integralidade da Atenção; Democratização da Gestão; Operação Sistêmica Interna e Externa; Pólo de Formação e Pesquisa; Reestruturação Institucional; Eficiência e Eficácia Organizacional .Item HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO: INFORMAÇÃO EM SALA DE ESPERA COM ORIENTAÇÃO EM HIPERTENSÃO ARTERIAL(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Kunde, Beatriz; Santos, Ana Elisa de Freitas; Silveira, Luiz Henrique Alves daO projeto que elaboramos tem como tema principal o atendimento humanizado a partir de um acolhimento mais efetivo na sala de espera da Área 10 do Centro de Saúde IAPI. Tentaremos esclarecer no decorrer do desenvolvimento do projeto, o que é humanização e acolhimento ao paciente hipertenso e o porquê da escolha desse assunto. Observamos no nosso trabalho na unidade básica do Centro de Saúde IAPI, uma demanda enorme de usuários que procuram o serviço para verificação de pressão arterial (PA), sem orientação adequada ou em intervalos inadequados entre uma verificação e outra. Com isso percebemos que muitos usuários não aderem ao tratamento prescrito pelo profissional de saúde por falta de orientação e conhecimento da doença que possui. Notamos com toda essa realidade a necessidade da informação ao usuário sobre o que é hipertensão e com isso usar o espaço de sala de espera da área clínica (área 10) do centro de Saúde IAPI para dar orientação. A sala de espera é um espaço que pode ser usado como troca de experiências coletivas com laços solidários de escuta das necessidades cotidianas, contribuindo assim para a dignificação da vida que é um dos direitos constitucionais. Justifica-se, então, a realização deste projeto a fim de que o acolhimento na sala de espera possa ser complementado com orientações e informações sobre a hipertensão.Item A IMPORTÂNCIA DA AMBIÊNCIA NO ACOLHIMENTO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Tiede, Arlete Mellos; Pereira, Jucélia Aparecida Fraga; Silva, Rosângela Pereira da; Bittencourt, ClaudeteSeguindo as orientações da Política Nacional de Humanização – Humanizasus do Ministério da Saúde, o espaço físico onde trabalhamos não pode ser feito apenas de paredes, piso e teto, mas também de pessoas que nele se relacionam. É com esta visão, que o trabalho proposto contempla alternativas que permitem que os gestores possam, com atitudes simples e econômicas resolver o problema estrutural da Unidade de Saúde. Ao conceber uma nova ambiência, provoca-se um processo de reflexão das práticas e das formas de operar naquele espaço, contribuindo assim para a construção de novas situações. A transformação do espaço físico interno trará respostas positivas, não só para o usuário que terá seu atendimento mais acolhedor e humanizado, mas também aos trabalhadores que passam boa parte do seu dia no local de trabalho. A conquista dos colegas para um acolhimento multidisciplinar possibilita que todos possam compartilhar o espaço com um olhar diferenciado das diversas capacidades técnicas envolvidas no processo de trabalho. Esperamos com esta proposta melhorar os processos de trabalho na nossa Unidade, com poucas alterações internas nos ambientes. O mais importante é o fato de todos os interessados poderem colaborar na construção do projeto.Item ACOLHER O TRABALHADOR PARA ACOLHER BEM O USUÁRIO: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA O PROFISSIONAL DA PORTA DE ENTRADA DA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Bueno, Fernanda Machado; Portes, Isabel Cristina Souza; Dias, Mara Inês de Lima Batista; Losekann, Maristela VargasEste trabalho é um projeto de intervenção desenvolvido como um dos requisitos do curso de Especialização Técnica em Informação e Saúde, que é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e está inteiramente baseado em conhecimentos adquiridos sobre a Política Nacional de Humanização.