Curso de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
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Item ACOLHER: ESCUTA QUALIFICADA NUMA PERSPECTIVA ÉTICA(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Barboza, Genessi Prestes; Beck, Fernanda LuzEste trabalho procura mostrar e desenvolver nuances no acolhimento dentro de uma instituição de saúde, nos moldes da Política Nacional de Humanização enfatizando os Princípios Básicos do Sistema Único de Saúde: Universalidade, Equidade e Integralidade conforme a mesma preconiza. Tento dar ênfase não apenas ao acolher nas emergências dos hospitais, mas em todo o percurso/andanças (consultórios, marcações de exames, sala de espera de cirurgias, salas de espera de consultas, setores em geral) que o usuário percorre dentro dos corredores de um hospital. Também serão expostos aspectos que propiciam a educação permanente junto aos profissionais de saúde, bem como aglutinar e envolver a comunidade no projeto, através do voluntariado, abrangendo assim uma gama de saberes para o bem estar do nosso usuário, na perspectiva da inclusão, trabalhador e usuário, criando uma rede social entre comunidade e hospital, perfazendo assim a Tríplice Inclusão: Gestor, Trabalhador, Usuário, todos envolvidos na produção de saúde.Item ACOLHIMENTO – O ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE MENTAL ESPECIALIZADA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Alves, Verilton Rocha; Losekann, Maristela VargasFrente às atuais teorias na área da saúde mental que falam sobre acolhimento, e a sua relevância no cuidado em saúde, percebo que essa ferramenta de tecnologia leve não está incorporada em todas as práticas do processo de trabalho. Assim, o presente projeto objetiva investigar, através da fala reflexiva, qual o entendimento dos profissionais de uma unidade de saúde mental especializada em dependência química, sobre o acolhimento de pacientes que procuram um serviço. Da mesma forma, conhecer o que os profissionais de saúde pensam ser o objetivo do acolhimento neste espaço de saúde mental e se identificam a relação entre acolhimento e vínculo na prática do tratamento de saúde. A metodologia escolhida seguirá uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Farão parte da pesquisa cinco sujeitos, sendo dois psiquiatras, dois psicólogos e uma recepcionista, com média de carga horária de trabalho semanal de 4 horas que trabalham no ambulatório da Cruz Vermelha situada em Porto Alegre, todos voluntários. Para a coleta de dados será utilizada a técnica da entrevista reflexiva (SZYMANSKI; ALMEIDA; PRANDINI, 2011), que trata de um método de entrevista que considera os significados subjetivos na conversa e interação pesquisador/pesquisado e as emoções presentes neste momento, fazendo uma construção conjunta. No primeiro encontro entre pesquisador e pesquisado serão utilizados um questionário de entrevista semi-estruturada com 11 perguntas abertas e um caso fictício de um paciente que procura o serviço da instituição com duas questões desencadeadoras da reflexão sobre o tema Acolhimento. Diante da transcrição dos depoimentos e explicitação dos significados dos depoimentos pelo pesquisador haverá um segundo encontro com o entrevistado, onde será feita uma devolução das explicitações dos significados dos depoimentos para a confirmação desta compreensão ou alteração dos dados. Será utilizada a Análise de Conteúdo qualitativo (BARDIN, 1977)sistematizado da de...Item INSTRUMENTO DE ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: A HISTÓRIA DE UM PROJETO(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Pereira, Dejanira dos Santos; Meira, Ana CláudiaEste projeto apresenta o histórico de concepção e aplicação de um Instrumento de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (IAACR), para os usuários em situção agudas que procuram a Unidade Básica de Saúde do Centro de Saúde IAPI (UBS/CS IAPI), de Porto Alegre. Este Instrumento facilita que o serviço de saúde seja utilizado no acolhimento com resolutividade, partindo dos seguintes princípios: 1) acolher todas as pessoas que buscam por ajuda de saúde, garantindo o acesso universal; 2) propiciar um tempo de fala e de escuta, a informação e a comunicação entre o usuário e o enfermeiro para avaliação primária de classificação de risco; 3) fornecer informação de dados subjetivos e objetivos registrados no IAACR como respaldo legal e ético à equipe técnica, ao usuário e à Unidade. A pesquisadora busca, no Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, a análise crítica do Instrumento para qualificar a atenção e o cuidado. A abordagem qualitativa será utilizada para analisar a percepção da equipe técnica quanto à importância, às vantagens e às dificuldades do IAACR no uso com o usuário. As informações serão colhidas junto aos enfermeiros e médicos da UBS/CS IAPI através de um grupo focal, cujo relato transcrito será analisado segundo o método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1988). A partir desta pesquisa, o Instrumento receberá uma formatação final e, se o grupo avaliar como positivo, poderá ser implantado na UBS CS/IAPI.Item O ATENDIMENTO NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE GRANDE PORTE TENDO O ACOLHIMENTO COMO REFERÊNCIA: A VISÃO DO USUÁRIO(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Crescêncio, Jainmara Martins; Schmidt, Maria HelenaO presente estudo trata de analisar o atendimento ambulatorial no HNSC, identificando as dificuldades vivenciadas pelos pacientes atendidos no ambulatório; busca diminuir as reclamações que chegam no serviço de ouvidoria do HNSC; propõe formas de comunicação mais eficazes e um programa de educação continuada com a equipe ambulatorial; caracterizar o perfil dos usuários no ambulatório.