Curso de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
URI permanente para esta coleçãohttps://axis.ghc.com.br/handle/123456789/328
Navegar
Item A ALTA HOSPITALAR EM PACIENTES COM TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO: COMO ELA OCORRE EM UM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE?(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Baltezan, Rute Lopes; Schmidt, Maria HelenaA maior incidência de Traumatismo Crânio Encefálico-TCE, ocorre entre os jovens, sendo a causa mais comum de incapacidade neurológica, com sequelas físicas, cognitivas e comportamentais. O objetivo deste estudo é analisar como ocorre o preparo para alta hospitalar dos pacientes internados na Unidade de Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor. Pretende-se ainda: Identificar as necessidades e expectativas do familiar/cuidador, frente ao estado de saúde que se apresenta; contribuir para melhorar a qualidade de vida do sujeito e de sua família; colaborar com a reintegração e convívio social desse sujeito; caracterizar o perfil dos pacientes atendidos e dos respectivos familiares/cuidadores e propor um instrumento de orientação aos familiares com base nas informações coletadas. A metodologia utilizada será de natureza qualitativa e os dados coletados através de entrevistas com questões norteadoras. Os sujeitos serão familiares/cuidadores destes pacientes. Para a análise dos dados será utilizado o método de Análise de Conteúdo. Esta pesquisa atende a Resolução nº 196/96 e deverá ser autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Nossa Senhora da Conceição.Item A ARTETERAPIA APLICADA JUNTO A CRIANÇAS EM INTERNAÇÃO BREVE E SEUS ACOMPANHANTES PODE CONTRIBUIR PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO?(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Santos, Deise Macedo dos; Fajardo, Ananyr PortoO presente projeto de pesquisa tem como objetivo fomentar o uso de um dispositivo terapêutico que proporcione um novo olhar sobre a assistência à saúde. O Grupo Hospitalar Conceição é uma instituição pública que atende exclusivamente pelo SUS e suas práticas de saúde estão direcionadas a um atendimento mais humanizado, levando em conta os princípios e diretrizes do SUS. Dentre estes princípios - integralidade, universalidade e equidade - iremos nos deter no primeiro, no qual está incluído o uso de novas tecnologias de cuidado. Percebendo a necessidade de estarmos voltados para o paciente de forma integral e de propormos intervenções que proporcionem ao usuário formas de contatar com seu momento de vida, utilizaremos os recursos de que a arte dispõe para proporcionar um ambiente terapêutico favorável à promoção da saúde física, psíquica e emocional. Portanto, a proposta de aplicar a arteterapia no atendimento de pacientes pediátricos em internação breve busca minimizar o sofrimento, as angústias, os temores, as preocupações e as ansiedades que a hospitalização desperta nestes e em seus familiares. Com a hospitalização as crianças e as mães e/ou acompanhantes têm que aprender a lidar com o desconhecido – o ambiente hospitalar e a doença – e também com pessoas estranhas ao seu mundo familiar, como os profissionais de saúde e demais crianças e seus acompanhantes. Portanto, pensamos em oferecer às crianças e suas mães e/ou acompanhantes atividades com o uso de recursos artísticos com o intuito de estimular e estreitar a qualidade do contato entre essas crianças e seus acompanhantes no ambiente hospitalar.Item A COMPREENSÃO DOS ODONTÓLOGOS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE OS ENUNCIADOS DA TABELA DE PRODUTIVIDADE DIÁRIA DOS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Finkler, Jaqueline da Silva; Gonçalves, Veralice MariaO presente trabalho tem como objetivo descrever a compreensão dos odontólogos da atenção Básica de cinco municípios da grande Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, sobre os termos utilizados na descrição dos procedimentos codificados na tabela do SIA-SUS, para registro de seus atendimentos. Este estudo será uma pesquisa de caráter descritiva, quantitativa de cortes transversal. A amostra será de 235 odontólogos, realizada por adesão dos gêneros masculinos e femininos e a coleta de dados será realizada por meio de questionário autoaplicativo contendo perguntas fechadas e abertas. A parte I situa o grupo pesquisado de acordo com seu perfil, caracterizado através de idade, escolaridade e tempo de trabalho em saúde pública. A parte II tem como objetivo de obter informações a respeito da compreensão que os odontólogos têm dos termos utilizados na descrição dos procedimentos codificados na tabela SIA-SUS, para registro de seus atendimentos, com 16 questões de múltipla escolha (cada uma com valor de 0.625, somando-se dez como nota máxima e zero como nota mínima) e a parte III tem por objetivo obter dados referentes às capacitações e treinamentos relacionados ao tema. Os dados serão digitados e armazenados em bancos de dados no Programa EPI INFO. Para a análise de dados, os odontólogos serão divididos em grupos, os que afirmam ter recebido capacitação para uso da tabela, e os que não receberão; também serão analisados comparativamente os que têm mais tempo de atuação em saúde pública com os que têm menor tempo, e os que fizeram residência ou especialização em saúde pública com os que não possuem.Item A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NAS FALHAS DE COMUNICAÇÃO E NOS ERROS ROTINEIROS(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Moreira, Simone Maria Marques; Caballero, Raphael Maciel da SilvaO entendimento de que a comunicação é parte dos processos de relação que temos em nossa sociedade tem sido uma compreensão cada vez mais difundida. No entanto, em alguns processos de trabalho, essa importância não tem sido reconhecida de forma apropriada, levando a prejuízos no processo produtivo. Isso é especialmente verdadeiro quando o trabalho se dá em um contexto de alta complexidade técnica, envolvendo situações de risco de vida e contato interpessoal muito próximo, como na área da saúde.Nas instituições de saúde, especialmente naquelas de maior porte, muitas estruturas não compartilham seu processo – como equipe e como trabalhadores – apesar da interdependência demonstrada como necessária ao processo de cuidado em saúde. Essa afirmação envolve todos os setores, não restringindo-se àqueles chamados de assistenciais (ex.: apoios administrativos). Percebe-se na vivência cotidiana dos integrantes de equipes desses locais que há dificuldades na comunicação, porém, muitas vezes, sem uma análise mais aprofundada e fundamentada sobre qual a real qualidade dessas trocas de informações.Nesse contexto, a pesquisa tem a proposta de evidenciar o cenário atual das relações de comunicação interpessoal em uma instituição hospitalar. Os participantes são integrantes da equipe de Secretários de Postos dessa instituição. . Busca-se verificar, através da aplicação de um questionário, qual a frequência e qualidade percebida das interações comunicativas desses trabalhadores.O estudo pretende fornecer subsídios para possíveis intervenções nessa rede de comunicação, aproximando dessa problemática gestores institucionais. Além de incluir e comprometer os responsáveis pelas equipes acredita-se que é necessária a participação de outros atores na reconfiguração das relações, como equipes da área de gestão de pessoas – psicólogos, assistentes sociais – integrantes da instituição.Item A DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR FÍSICO NAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-BR(Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Cunha, Júlia Graziela da; Azevedo, Rodrigo de OliveiraNos propósitos do curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde-ICTS/FIOCRUZ 2016, a contribuição benéfica desta pesquisa seria a sistematização das ações do Educador Físico em instituições hospitalares, que no ato de informar descreverá a atuação desses profissionais. O presente deste projeto visa descrever as atribuições da educação física em instituições hospitalares de alta complexidade no estado do Rio Grande do Sul-BR, ampliando as possibilidades de atuação dessa graduação. A metodologia utilizada será um estudo descritivo qualitativo através de uma pesquisa documental nos editais de processos seletivos e ambientes virtuais de instituições hospitalares de alta complexidade com cargo de educador físico. Os dados coletados serão analisados por meio de análise de conteúdo por Bardin (1975). Os resultados serão apresentados na forma de relatório a partir da categorização emergente do conteúdo analisado.Item A DOAÇÃO DE SANGUE NO CONTEXTO DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Dani, Lia Teresinha Gonçalves; Torres, Martiela RibeiroConhecer o perfil dos doadores de sangue do Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição A mudança no perfil demográfico e social da população, acrescida da expansão da violência e os avanços tecnológicos, tem trazido um aumento na demanda por transfusões, nem sempre acompanhado por um incremento no número de doadores de sangue. Colaboram com essa situação as políticas adotadas nos últimos anos decorrentes principalmente da epidemia da AIDS, que têm trazido um maior rigor no processo de doação e, consequentemente, um decréscimo no número de indivíduos aptos à doação de sangue. O problema é agravado pela inaptidão clínica entre os indivíduos que se dispõem a doar sangue. Portanto, um dos grandes desafios dos serviços de hemoterapia é a garantia do atendimento da demanda transfusional, aliando disponibilidade dos produtos sanguíneos a sua qualidade.Item A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANIZAÇÃO NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Silva, Joice Roberta Marques da; Daron, Vanderléia Laodete PulgaEste projeto tem por objetivo identificar as características, as dificuldades, os avanços e os elementos de subjetivação do processo de trabalho em saúde desenvolvido no CDI/HSNC, a fim de promover a reflexão dos trabalhadores sobre seu processo de trabalho, na perspectiva da valorização profissional da equipe e da humanização do setor. Resultado de “inquietações” relacionadas ao fato de cotidianamente ver que os trabalhadores do Centro de Diagnóstico por Imagem do HNSC são vistos como “apertadores de botão” para ligar e desligar as máquinas e equipamentos que fazem os exames, produziram o desafio deste projeto de pesquisa/intervenção/formação. Este projeto se insere na perspectiva da construção democrática da informação científica e tecnológica em saúde voltada à qualificação da atenção integral em saúde da população usuária e no processo de trabalho onde os trabalhadores se reconheçam e encontrem sentido estratégico de seu trabalho para o SUS. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, aliada aos pressupostos da educação permanente e da implicação dos sujeitos, o projeto se desenvolverá junto aos trabalhadores do CDI/HNSC e de setores que tem interface com o mesmo através de grupo focal e comunidade de práticas com a análise, sistematização e produção de conhecimento individual e coletivo.Item A GESTÃO DE MATERIAIS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2015) Longoni, Marinez; Merlo, Izabel AlvesEste projeto de pesquisa tem por objetivo conhecer e avaliar o processo de solicitação, controle e consumo de materiais, instrumentais, medicamentos e insumos necessários aos atendimentos da população no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro de Referência para tratamentos de média e alta complexidade. Integrante da área ambulatorial do Hospital Nossa Senhora da Conceição do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o atendimento no CEO caracteriza-se por ser 100% SUS. Semelhante ao que ocorre em outros serviços de saúde pública, a falta de materiais, medicamentos, instrumentais e insumos em geral, assim como os problemas com especificações técnicas destes, causam transtornos ao atendimento no CEO. A literatura a respeito de problemas com materiais hospitalares, no campo da Odontologia Hospitalar Pública praticamente não tem registros. A abordagem deste estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e quantitativa. A metodologia de pesquisa engloba como instrumentos de coleta de dados, um questionário e entrevistas semiestruturadas gravadas. Ao final da pesquisa o presente projeto tem ainda a intenção de promover, no que couber o aprimoramento dos processos de solicitação, controle e consumo de materiais não somente do CEO, mas também em outras áreas de atendimentos Odontológicos ligados ao GHC, como Unidades Básicas de Saúde, Centro de Reabilitação de anomalias Crânio Faciais e Emergência Odontológica, possibilitando aos profissionais destes setores e garantia de acesso aos materiais na quantidade e especificações necessárias ao bom desempenho de suas funções, cumprindo assim com o compromisso social e equânime de melhorar as condições de saúde da população de forma integral conforme preceitos do SUS.Item A HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CIRÚRGICO(Grupo Hospitalar Conceição, 2011) Crixel, Neusa Regina; Losekann, Maristela VargasPretendo, com esse relatório, discorrer brevemente sobre a experiência que obtive no estágio supervisionado do curso de Técnico em Enfermagem da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O objetivo é descrever a forma como a Humanização no cuidado com o paciente se manifesta durante os três períodos operatórios: pré-operatório, trans-operatório e o pós-operatório. O foco da observação será o pré-operatório e pós- operatório. Nestes momentos, tanto o paciente, como a sua família ficam expostos à fragilidade e à falta de informação. Esta fragilidade atinge também a equipe de enfermagem, por seu envolvimento ser direto. E acaba por comprometer, às vezes, a qualidade da atenção, do respeito, da dignidade e do zelo para com o enfermo. Todo profissional da saúde se diferencia pela forma de acolher os pacientes e/ou seus familiares. Já nos tratamentos cirúrgicos, é possível perceber a necessidade da implantação da Humanização para com o paciente. A população que se encaminha a um hospital à procura de tratamento, algumas vezes, acaba por se submeter a uma cirurgia emergencial e isso consequentemente gera uma angustia no paciente e também na família. Na chegada a um hospital, é essencial uma boa acolhida, uma palavra de aconchego tranquilizadora, em suma, a recepção inicial do paciente deve ser a mais humanizada possível. Essa recepção, só se dará dessa forma, se a instituição tiver na equipe profissionais habilitados para isso. Essa capacidade, em parte, deve ser inerente aos membros dessa equipe, porque a humanização não é uma matéria que se aprende nos bancos da escola, parte dela vem com a pessoa, como uma digital.Item A OTIMIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE UTILIZANDO O CRITÉRIO DE USABILIDADE(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Fonseca, Lúcia Molon; Gonçalves, Veralice MariaEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo otimizar a utilização de uma tecnologia da informação no setor da Escola GHC, que é um site na internet, através da implantação, em sua página, de conceitos relativos a usabilidade de sites bem como sua qualidade visando à melhoria da comunicação da Escola com o público que procura informações através da internet. O trabalho apresenta, na revisão da literatura, conceitos inerentes ao estudo de usabilidade, de qualidade e da tecnologia da informação. Será desenvolvida uma pesquisa qualitativa e quantitativa e levantamento de dados com base em questionário elaborado pela autora. A finalidade é a de conhecer a percepção dos usuários quanto à facilidade de utilização e sua percepção quanto à qualidade do site da Escola GHC para avaliação de sua usabilidade. A estratégia de pesquisa que será utilizada neste trabalho será um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo para a qual serão utilizados dados secundários e dados primários. A partir do estudo será demonstrada a importância da usabilidade do serviço no site. Com o resultado da análise, poderá ser verificada a importância da implantação dos conceitos de usabilidade no site da Escola GHC.Item A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO SOBRE O PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO PARA TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM UM SERVIÇO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE(Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Lúcio, Lidiana da Silva; Losekann, Maristela VargasA demora no encaminhamento para tratamento fisioterapêutico pelo SUS no município de Porto Alegre faz com que muitos usuários fiquem com sequelas irreversíveis. Além disso, as solicitações de fisioterapia enviadas pelos médicos aos fisioterapeutas são em sua maioria, incompletas ou inadequadas, prejudicando o tratamento ou atrasando a evolução do paciente. Este estudo tem como objetivo identificar os principais problemas encontrados no processo de encaminhamento do usuário para uma Unidade de Reabilitação em Porto Alegre. Será desenvolvido no setor de medicina física de em uma Instituição Filantrópica, que presta serviço de Fisioterapia para SUS, localizada na Zona Norte. O estudo terá uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira consulta, será realizada uma análise do Laudo de Solicitação de Fisioterapia, buscando identificar principais falhas/inadequações no preenchimento da solicitação e a partir de um questionário direcionado aos usuários identificar as maiores dificuldades encontradas por eles no processo de encaminhamento. Após, será realizada uma entrevista com os profissionais fisioterapeutas e médicos fisiatras do serviço buscando conhecer a percepção desses profissionais sobre esse assunto. A análise dos dados obtidos sobre a análise do encaminhamento será feita através da tabulação dos dados quantitativos e os dados das entrevistas serão analisados a partir das categorias constituídas pelo tema da pergunta a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). O desenvolvimento desse projeto é importante para melhorar a troca de informações entre as instituições, melhorar a prestação do serviço de Fisioterapia, focando principalmente nas necessidades do usuário.Item A PERSPECTIVA DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE E A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM IMBÉ/RS: Incentivo à Qualificação e os Processos de Educação Permanente do Profissional em Saúde(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Souza, Virginia Surlemont de; Fert, Marta Helena BuzatiO presente projeto de pesquisa trata-se de condição para a obtenção de grau de Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde-Lato-Sensu da FIOCRUZ em parceria com a Escola GHC. O objeto da pesquisa é a humanização da assistência de saúde, com foco na qualificação e educação permanente dos trabalhadores da saúde. Assim, a temática deste Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do questionamento acerca da percepção e análise das questões pertinentes aos processos de capacitação dos trabalhadores da saúde de Imbé/RS, frente às novas políticas e tecnologias. Elegeu-se ter como referência a Política Nacional de Humanização (PNH), no eixo da informação e da comunicação. A PNH tem como diretriz incluir na agenda de debates da saúde a articulação de atividades de caráter educativo e formativo com as de caráter informativo, de divulgação e de sensibilização para os conceitos e temas da humanização, nos eixos mencionados acima. Preconiza implantar sistemas e mecanismos de comunicação e informação para promoção da autonomia e o protagonismo das equipes de saúde, ampliando o compromisso ético e a co-responsabilização de todos osenvolvidos no processo de produção da saúde. Assim, entende-se que a informação dos direitos sociais na área da saúde é uma categoria fortalecedora da atenção à saúde para a prevenção, a promoção, a reabilitação e a cura. Este estudo se propõe ser do tipo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo análise documental e entrevistas com a equipe que executa suas atividades profissionais na Secretaria de Saúde de Imbé. A amostra compõe-se do relato escrito de todos os profissionais da instituição, a serem entrevistados de fevereiro a julho de 2015. Os dados coletados permitirão identificar o perfil dos trabalhadores, tempo e tipo de vínculo do profissional, bem como a carga horária na unidade. Além disto, pretendemos analisar o comprometimento dos profissionais de saúde e ....Item A POLÍTICA DE PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DIÁRIA DOS PROFISSIONAIS DA COZINHA DE PRODUÇÃO AO PACIENTE DE UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Romero, Michele da Silva; Azevedo, Rodrigo de OliveiraO projeto a seguir apresenta uma proposta de pesquisa a ser realizada com profissionais da equipe da Cozinha de Produção ao Paciente do Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Porto Alegre. Tem como objetivo investigar possíveis influências da Avaliação de Desenvolvimento Individual, nos processos de trabalho dos profissionais da equipe. Traz a fundamentação teórica que resgata a avaliação nos campos educacional e institucional. A metodologia utilizada tem como instrumento de coleta das informações, um questionário. Pretende-se, que a pesquisa sirva de subsídios para gestores analisarem os resultsdos do processo avaliatório, realizado com profissionais do Sistema Único de Saúde, e ainda que esta pesquisa seja mais um instrumento enriquecedor para informação em saúde.Item A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO DA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM TRAUMA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DAS ANOTAÇÕES NO BOLETIM DE ATENDIMENTO(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Gomes, Andréa Maria Pedrosa; Azevedo, Rodrigo de OliveiraO objetivo dessa pesquisa será o de conhecer quais as conformidades das anotações realizadas no boletim de atendimento pelos profissionais que trabalham na emergência do Hospital Cristo Redentor (HCR) e assim verificar a qualidade desses registros. Foi realizada uma breve revisão teórica sobre: história dos registros em saúde, legislação de registros em saúde e trabalho em saúde. Utilizarei como caminho metodológico a abordagem quali- quantitativa. No estudo qualitativo descreverei através da análise dos registros realizados nos boletins de atendimento, as conformidades dessas anotações em consonância com a legislação vigente, evidenciando a qualidade desses registros. Na abordagem quantitativa utilizarei um checklist para coleta dos dados, de onde sairão as variáveis para a construção de tabelas de frequências para análise das conformidades dos boletins de atendimento. Os resultados obtidos por esta intervenção deverão ser apontados em um relatório final e divulgados nos fóruns adequados.Item A QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES DA LINHA DE CUIDADO MÃE-BEBÊ NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2005) Lüders, Suzana Szortyka; Oliveira, José Maurício deEste trabalho tem como objetivo geral avaliar a qualidade das informações da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Nossa Senhora da Conceição através da identificação e análise das etapas do processo de cuidado que geram dados, suas formas e dificuldades de registro e dificuldades dos atores em alimentar este sistema de informação. A informação em saúde tem um conceito muito amplo e pode ser vista com diversas conotações mas, de modo geral, descreve uma realidade com o objetivo de atuar sobre ela. O uso de grandes bancos de dados sobre a produção de serviços de saúde tem sido acompanhada com grande preocupação quanto a qualidade destes dados, pois sua utilização depende da qualidade dos dados. Tem sido comum o relato que o registro em papel e digitação posterior aumenta a possibilidade de erros e vieses na informação produzida e utilizada para tomada de decisões. As diferentes fontes de informação utilizadas serão analisadas através da confiabilidade interobservador e da concordância das informações coletadas.Item A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DO CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Marini, Melissa Azzolin; Azevedo, Rodrigo de OliveiraO presente trabalho pretende investigar se existe diferença entre o nível de satisfação em relação ao trabalho desempenhado pelos funcionários de cargo de auxiliar administrativo do Grupo Hospitalar Conceição. Tem por foco funcionários com formação acadêmica em Administração, que desempenham suas atividades em setores com conformidade com sua área de formação acadêmica mas não são enquadrados como profissionais de nível superior, uma vez que foram contratados como funcionários de nível médio.Item A TUBERCULOSE E OS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: O CONHECIMENTO COMO FATOR DE PROTEÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2008) Munró, Lorena Jordão; Fajardo, Ananyr PortoO presente trabalho trata sobre a verificação da existência ou não do conhecimento a respeito da tuberculose apresentado pelos trabalhadores da área de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição, visando estabelecer estratégias que permitam ações educativas permanentes de prevenção. Objetiva detectar o conhecimento dos funcionários da área de Enfermagem do HNSC a respeito da tuberculose. Se propõe a elaborar uma proposta para o fornecimento de orientações periódicas em caráter permanente acerca dos riscos e prevenção da doença tuberculose.Item A USABILIDADE DAS COMUNIDADES DE PRÁTICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CURSO EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM MOVIMENTO(Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Collar, Luciane de Almeida; Rodrigues, ElisandroO tema desse projeto trata-se da avaliação das ferramentas e dos dispositivos de conversação no contexto do ambiente de aprendizagem virtual, sobre a efetividade do design instrucional desenvolvido em Comunidades de Práticas. O objetivo geral é analisar a efetividade da estruturação das Comunidades de Práticas do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento de Educação Permanente em Saúde em Movimento, ou seja, o design instrucional desse AVA, em especial o menu entradas. Possibilitando, identificar as mudanças necessárias no AVA e apontar possíveis adaptações, de acordo com a proposta do curso, adequando às necessidades e realidade dos usuários. Será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo e interpretação dos dados e das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem. Este AVA contém os seguintes recursos pedagógicos: a Apresentação do Curso, as Entradas, a Caixa de Afecções, o Diário Cartográfico e o Fórum. O menu Entradas são espaços com ofertas para que se possa produzir a trajetória de aprendizagem que estão divididas em cinco hiperlinks (Texto, Texto em Cena, Cena, Experimentações e Outras Ofertas), mas que ao longo da análise verificou-se a necessidade de modificá-la. E ao realizar este projeto, notamos que esse trabalho trará benefícios como: contribuir para o aprimoramento do ambiente virtual para as próximas edições do curso; facilitar a navegação, interação e o processo de aprendizagem dos usuários e contribuir para o aprimoramento do trabalho técnico e pedagógico para a equipe envolvida no processo.Item A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Nascimento, Adriana Ferreira do; Ferla, Alcindo AntônioA informação científica e tecnológica tem adquirido grande ênfase nas instituições e no desenho de processos de trabalho no interior do sistema de saúde. Atualmente, essa área é objeto de políticas do Sistema Único de saúde (SUS), de projetos e intervenções em redes, sistemas e serviços, assim como de programas de formação, como é o caso do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica, onde este trabalho compõe parte dos requisitos de conclusão. O presente estudo busca analisar a utilização do sistema de informação em um hospital público, com atendimento totalmente voltado a usuários do SUS, e sua interação com o setor de nutrição e dietética. Foram consideradas as informações existentes e como estas influenciam no desenvolvimento do setor quanto aos processos, bem como revisão de literatura especializada. Na continuidade do trabalho propomos ampliar a investigação quanto a utilização dos recursos existentes para a prescrição eletrônica de dietas por meio de entrevistas com informantes-chave e observação participante, bem como estratégias de capacitação e educação permanente para melhor utilização do sistema de informação existente, bem como sugerimos uma adaptação do sistema ao serviço de nutrição e dietética, já que faltam dados e informações para um trabalho eficaz e assim qualificar a atenção oferecida ao usuário. No seu todo, o trabalho pretende contribuir com a qualificação dos processos de trabalho no setor de Nutrição e Dietética da instituição onde é desenvolvido, em particular o cuidado oferecido aos usuários.Item A UTILIZAÇÃO DE UM “DATAWAREHOUSE” CLINICO NO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2005) Zajaczkowski, Fábio Luís; Marcondes, Carlos HenriqueNos últimos anos, a tecnologia que mais se adequou à crescente necessidade das organizações de obterem e trabalharem com informações gerenciais que dão suporte às tomadas de decisão foram às ferramentas de “Business Intelligence”, das quais destaca-se o “datawarehouse”. Através do uso de diversos recursos de extração e gerenciamento dos dados, essas ferramentas permitem que um grande número de usuários possam realizar inferências em um ou mais bancos de dados modelados de uma forma especial, agilizando o acesso às informações e também permitindo a formulação de consultas definidas a qualquer momento com um simples movimento de arrastar e soltar o mouse em aplicativos de interfaces gráficas.