Curso de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
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Item A HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CIRÚRGICO(Grupo Hospitalar Conceição, 2011) Crixel, Neusa Regina; Losekann, Maristela VargasPretendo, com esse relatório, discorrer brevemente sobre a experiência que obtive no estágio supervisionado do curso de Técnico em Enfermagem da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O objetivo é descrever a forma como a Humanização no cuidado com o paciente se manifesta durante os três períodos operatórios: pré-operatório, trans-operatório e o pós-operatório. O foco da observação será o pré-operatório e pós- operatório. Nestes momentos, tanto o paciente, como a sua família ficam expostos à fragilidade e à falta de informação. Esta fragilidade atinge também a equipe de enfermagem, por seu envolvimento ser direto. E acaba por comprometer, às vezes, a qualidade da atenção, do respeito, da dignidade e do zelo para com o enfermo. Todo profissional da saúde se diferencia pela forma de acolher os pacientes e/ou seus familiares. Já nos tratamentos cirúrgicos, é possível perceber a necessidade da implantação da Humanização para com o paciente. A população que se encaminha a um hospital à procura de tratamento, algumas vezes, acaba por se submeter a uma cirurgia emergencial e isso consequentemente gera uma angustia no paciente e também na família. Na chegada a um hospital, é essencial uma boa acolhida, uma palavra de aconchego tranquilizadora, em suma, a recepção inicial do paciente deve ser a mais humanizada possível. Essa recepção, só se dará dessa forma, se a instituição tiver na equipe profissionais habilitados para isso. Essa capacidade, em parte, deve ser inerente aos membros dessa equipe, porque a humanização não é uma matéria que se aprende nos bancos da escola, parte dela vem com a pessoa, como uma digital.Item ACOLHIMENTO – O ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE MENTAL ESPECIALIZADA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Alves, Verilton Rocha; Losekann, Maristela VargasFrente às atuais teorias na área da saúde mental que falam sobre acolhimento, e a sua relevância no cuidado em saúde, percebo que essa ferramenta de tecnologia leve não está incorporada em todas as práticas do processo de trabalho. Assim, o presente projeto objetiva investigar, através da fala reflexiva, qual o entendimento dos profissionais de uma unidade de saúde mental especializada em dependência química, sobre o acolhimento de pacientes que procuram um serviço. Da mesma forma, conhecer o que os profissionais de saúde pensam ser o objetivo do acolhimento neste espaço de saúde mental e se identificam a relação entre acolhimento e vínculo na prática do tratamento de saúde. A metodologia escolhida seguirá uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Farão parte da pesquisa cinco sujeitos, sendo dois psiquiatras, dois psicólogos e uma recepcionista, com média de carga horária de trabalho semanal de 4 horas que trabalham no ambulatório da Cruz Vermelha situada em Porto Alegre, todos voluntários. Para a coleta de dados será utilizada a técnica da entrevista reflexiva (SZYMANSKI; ALMEIDA; PRANDINI, 2011), que trata de um método de entrevista que considera os significados subjetivos na conversa e interação pesquisador/pesquisado e as emoções presentes neste momento, fazendo uma construção conjunta. No primeiro encontro entre pesquisador e pesquisado serão utilizados um questionário de entrevista semi-estruturada com 11 perguntas abertas e um caso fictício de um paciente que procura o serviço da instituição com duas questões desencadeadoras da reflexão sobre o tema Acolhimento. Diante da transcrição dos depoimentos e explicitação dos significados dos depoimentos pelo pesquisador haverá um segundo encontro com o entrevistado, onde será feita uma devolução das explicitações dos significados dos depoimentos para a confirmação desta compreensão ou alteração dos dados. Será utilizada a Análise de Conteúdo qualitativo (BARDIN, 1977)sistematizado da de...Item GENTILEZA CURA? COMO PEQUENOS GESTOS PODEM AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO DE RELAÇÕES MOTIVADORAS PARA O TRABALHO NA HIGIENIZAÇÃO NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Kuhn, Karine; Fert, Marta Helena BuzatiO presente projeto contempla uma tentativa de esclarecer que, embora existam políticas de humanização, de avaliação do trabalho em equipe e individual, colegiados de gestão e planejamento de investimento que envolvem os trabalhadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição, ainda encontra-se dificuldades de relacionamentos interpessoais entre os trabalhadores de um mesmo setor de atuação. Entende-se que a valorização do trabalhador de saúde em particular do auxiliar geral de higienização hospitalar, sujeito deste estudo, pode ser diariamente demonstrada por meio de pequenos gestos. Acredita-se que, assim como a doença pode ser contagiosa, também podem ser a saúde e a alegria, o vínculo e a responsabilidade, principalmente quando os trabalhadores sentem-se vistos, ouvidos e participantes dos processos de trabalho. As perguntas a serem feitas nesta pesquisa são: como o "higienizador" se vê perante os outros funcionários da instituição e como ele é visto pelos outros trabalhadores? Como percebe seu trabalho e a avaliação institucional sobre o seu trabalho? A proposta apresentada neste estudo é a de analisar os aspectos micropolíticos do trabalho do auxiliar geral de higienização do bloco cirúrgico, da sala de recuperação, da central de material e esterilização do Hospital Nossa Senhora da Conceição, buscando caracterizar como se dá a relação entre a equipe de higienização e desta com os demais trabalhadores desses serviços. A análise que o projeto pretende realizar será feita por meio de um roteiro com questões predefinidas em grupo focal e de observações diretas feitas pela pesquisadora, que embasarão um paralelo entre os sentimentos que as pessoas apresentam e seu desempenho profissional. Pessoas satisfeitas desempenham melhor suas funções?Item O ATENDIMENTO NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE GRANDE PORTE TENDO O ACOLHIMENTO COMO REFERÊNCIA: A VISÃO DO USUÁRIO(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Crescêncio, Jainmara Martins; Schmidt, Maria HelenaO presente estudo trata de analisar o atendimento ambulatorial no HNSC, identificando as dificuldades vivenciadas pelos pacientes atendidos no ambulatório; busca diminuir as reclamações que chegam no serviço de ouvidoria do HNSC; propõe formas de comunicação mais eficazes e um programa de educação continuada com a equipe ambulatorial; caracterizar o perfil dos usuários no ambulatório.Item HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS NO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS(Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Schneider, Patrícia Rosane Naymaer; Silveira, Luiz Henrique Alves daO presente projeto contempla uma tentativa de esclarecer os motivos que levam os profissionais de uma mesma área de atuação a assumirem papéis de opressores e oprimidos em um sistema que pressupõe participação igualitária e representação através de colegiados. Lança-se um olhar crítico às relações de trabalho em um setor onde profissionais de nível operacional lidam diretamente com pacientes pediátricos e, portanto deveriam ser alvo de constantes treinamentos e avaliações a respeito da satisfação em desempenhar as tarefas diárias, buscando qualificar o atendimento e considerar também a sobrecarga emocional e física vivenciada pelos mesmos. Elaborou-se um instrumento de pesquisa com a finalidade de avaliar a satisfação e o comprometimento dos trabalhadores ligados às atividades finalísticas e com os dados coletados buscam-se informações que ajudem aos gestores na tomada de decisão, quanto às diretrizes na gestão de pessoas que muitas vezes são relegados a um segundo plano. As tecnologias leves sendo valorizadas e transformando uma rotina mecanicista em relações humanas e igualitárias de trabalho é a pretensão final desse estudo. Com isso colabora-se para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e efetivamente transformá-lo em um serviço de acesso humanizado e igualitário em todas suas instâncias.Item HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA AOS PAIS DOS RECÉMNASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS NA UTI NEONATAL DO HOSPITAL DA CRIANÇA CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Dias, Luciana Domingues; França, Maristela TamborindeguyA necessidade de tornar o atendimento mais humanizado ao recém-nascido prematuro e sua família tem sido uma preocupação constante de toda equipe multiprofissional de saúde, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital da Criança Conceição (HCC). Atualmente, sabe-se que o contato pais-bebê é fundamental para a melhora clínica do recém-nascido e, para que esse contato seja realmente efetivo, é necessário que esses pais sejam capazes de interagir e desenvolver apego com seus bebês prematuros. No decorrer do curso de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, procurou-se refletir sobre as práticas assistenciais cotidianas, buscando identificar em quais serviços existiam lacunas e como intervir nas mesmas para qualificar o cuidado prestado. Durante essas reflexões, o comportamento dos pais frente à fragilidade do recém-nascido prematuro projetou-se com grande impacto. Freqüentemente, percebe-se a grande dificuldade que os pais têm em aproximar-se do seu filho. Logo que ele nasce, geralmente, apenas o observam, demonstrando hesitação, retraimento e insegurança ao toque. Referem estar despreparados para acariciá-lo diante da sua fragilidade. Alguns relatam medo de machucá-lo, outros apresentam dificuldade em aceitar a situação. Diante desses comportamentos, surgiu o desejo de pesquisar o relato dos pais quanto as suas necessidades frente à fragilidade do recém-nascido prematuro internado na UTI Neonatal. Acredita-se, assim, que através das informações coletadas será possível produzir conhecimento para propiciar mudanças nessa realidade, bem como melhorar a qualificação técnica, a assistência e os cuidados prestados. Portanto, o conhecimento compartilhado poderá ajudar a equipe na identificação e garantia do menor sofrimento pela ruptura do vínculo da tríade prematura - pai, mãe e bebê.Item HUMANIZAÇÃO DO CUIDADOR DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS ADULTA DO HOSPITAL FÊMINA(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Navarro, Carla Rochane Peres; Pelegrini, Maria LetíciaO presente projeto de pesquisa foi elaborado com o objetivo de atender a uma solicitação do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do Grupo Hospitalar Conceição em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Durante a minha experiência profissional, tive a oportunidade de trabalhar em uma unidade de cuidados intermediários (UCI) e ao decorrer do tempo fui observando as características desse setor e a realidade vivida pelos profissionais da enfermagem.Através dessa vivência, pude conhecer os trabalhadores de enfermagem e observar que estes acabavam, em determinados momentos, enfrentando dificuldades em relação ao estresse gerado pelo ambiente de trabalho.Ao presenciar essas experiências senti a necessidade de entender como humanizar o profissional para poder ajudá-lo a lidar com suas angústias e anseios frente ao estresse de trabalho e, também, poder proporcionar um ambiente mais adequado para as relações interpessoais e assim, facilitar o desenvolvimento de suas atividades e como conseqüência gerar um atendimento de melhor qualidade para o paciente. Desta maneira, a instituição de saúde poderá ser beneficiada com profissionais satisfeitos e desempenhando suas funções de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o intuito de identificar fatores que geram estresse no ambiente de trabalho do cuidador de UCI e desta forma poder colaborar para obtermos uma humanização desse profissional, decidi realizar meu projeto de pesquisa com trabalhadores de enfermagem que prestam cuidados intermediários e intensivos na UCI.Item O COLORIDO ESPAÇO DO SERVIÇO DE IMAGEM DO HOSPITAL DA CRIANÇA CONCEIÇÃO: avaliando a mudança na ambiência(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Bertamoni, Lêda Fernandes; Kniestedt, ÁlvaroO presente projeto de pesquisa pretende avaliar as mudanças realizadas na ambiência do Serviço de Imagem do Hospital da Criança Conceição (HCC), hospital infantil, componente do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, situado na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Reconhecendo a importância de avaliar o resultado de mudanças implementadas, especialmente aquelas que tratam de questões subjetivas, a proposta tem como objetivo geral avaliar se foi positiva a mudança no ambiente do Serviço de Imagem e Diagnóstico e como objetivos específicos verificar como as mudanças impactaram nos usuários e nos trabalhadores. A coleta de dados terá um desenho exploratório, onde serão realizadas entrevistas semi-estruturadas e o público alvo será delimitado através de amostragem sistemática, sendo este composto por usuários, trabalhadores da instituição e trabalhadores do SID. A análise dos dados coletados será feita através da categorização dos mesmos.Item PINTAR E BORDAR AJUDA A MELHORAR? Avaliando o Projeto Mamãe Pinta e Borda(Grupo Hospitalar Conceição, 2009) Faleiro, Mônica Santos; Pasini, Vera LúciaO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar o projeto Mamãe Pinta e Borda, que tem como proposta proporcionar momentos de lazer aos familiares dos pacientes internados no Hospital da Criança Conceição (HCC), unidade pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Para realização da pesquisa, estamos propondo entrevistas semi-estruturadas com familiares de crianças internadas e profissionais da enfermagem que atendem os serviços de internação que serão analisadas através de análise de conteúdo;