Curso de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde

URI permanente para esta coleçãohttps://axis.ghc.com.br/handle/123456789/328

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 126
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A OTIMIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE UTILIZANDO O CRITÉRIO DE USABILIDADE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2013) Fonseca, Lúcia Molon; Gonçalves, Veralice Maria
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo otimizar a utilização de uma tecnologia da informação no setor da Escola GHC, que é um site na internet, através da implantação, em sua página, de conceitos relativos a usabilidade de sites bem como sua qualidade visando à melhoria da comunicação da Escola com o público que procura informações através da internet. O trabalho apresenta, na revisão da literatura, conceitos inerentes ao estudo de usabilidade, de qualidade e da tecnologia da informação. Será desenvolvida uma pesquisa qualitativa e quantitativa e levantamento de dados com base em questionário elaborado pela autora. A finalidade é a de conhecer a percepção dos usuários quanto à facilidade de utilização e sua percepção quanto à qualidade do site da Escola GHC para avaliação de sua usabilidade. A estratégia de pesquisa que será utilizada neste trabalho será um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo para a qual serão utilizados dados secundários e dados primários. A partir do estudo será demonstrada a importância da usabilidade do serviço no site. Com o resultado da análise, poderá ser verificada a importância da implantação dos conceitos de usabilidade no site da Escola GHC.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    COMPARTILHANDO A INFORMAÇÃO: A INCLUSÃO DE UMA ESCOLA DE PORTO ALEGRE NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2012) Tolentino, Denise Helena Barbosa; Macedo, Silvia Daniela Pinto
    O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção que propõe a inserção de um Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde de Porto Alegre em uma rede social, considerando que os avanços tecnológicos atuais refletem também na área do ensino, principalmente no que tange a proposta pedagógica das instituições escolares e acadêmicas. O tradicional modelo de aula, centrado no professor como elemento principal da propagação do conhecimento, e o conjunto de alunos como expectadores e recebedores deste saberes, vem se transformando nos últimos anos, influenciado pela tecnologia digital. Computadores, celulares, tablets e equipamentos eletrônicos similares estão presentes em sala de aula, por vezes disputando a atenção do aluno com a explanação realizada pelo docente. Porque não aproveitar então estes recursos como apoio pedagógico às atividades de ensino? Considerando esta questão, o trabalho pretende verificar o interesse do corpo docente e discente de um centro de ensino e pesquisa de Porto Alegre pela inserção da instituição de ensino nas redes sociais. Para fundamentar a proposta de estudo, será apresentado referencial teórico contextualizando ensino e tecnologia e apresentando aspectos pertinentes às redes sociais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CIRÚRGICO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2011) Crixel, Neusa Regina; Losekann, Maristela Vargas
    Pretendo, com esse relatório, discorrer brevemente sobre a experiência que obtive no estágio supervisionado do curso de Técnico em Enfermagem da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O objetivo é descrever a forma como a Humanização no cuidado com o paciente se manifesta durante os três períodos operatórios: pré-operatório, trans-operatório e o pós-operatório. O foco da observação será o pré-operatório e pós- operatório. Nestes momentos, tanto o paciente, como a sua família ficam expostos à fragilidade e à falta de informação. Esta fragilidade atinge também a equipe de enfermagem, por seu envolvimento ser direto. E acaba por comprometer, às vezes, a qualidade da atenção, do respeito, da dignidade e do zelo para com o enfermo. Todo profissional da saúde se diferencia pela forma de acolher os pacientes e/ou seus familiares. Já nos tratamentos cirúrgicos, é possível perceber a necessidade da implantação da Humanização para com o paciente. A população que se encaminha a um hospital à procura de tratamento, algumas vezes, acaba por se submeter a uma cirurgia emergencial e isso consequentemente gera uma angustia no paciente e também na família. Na chegada a um hospital, é essencial uma boa acolhida, uma palavra de aconchego tranquilizadora, em suma, a recepção inicial do paciente deve ser a mais humanizada possível. Essa recepção, só se dará dessa forma, se a instituição tiver na equipe profissionais habilitados para isso. Essa capacidade, em parte, deve ser inerente aos membros dessa equipe, porque a humanização não é uma matéria que se aprende nos bancos da escola, parte dela vem com a pessoa, como uma digital.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2010) Nascimento, Adriana Ferreira do; Ferla, Alcindo Antônio
    A informação científica e tecnológica tem adquirido grande ênfase nas instituições e no desenho de processos de trabalho no interior do sistema de saúde. Atualmente, essa área é objeto de políticas do Sistema Único de saúde (SUS), de projetos e intervenções em redes, sistemas e serviços, assim como de programas de formação, como é o caso do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica, onde este trabalho compõe parte dos requisitos de conclusão. O presente estudo busca analisar a utilização do sistema de informação em um hospital público, com atendimento totalmente voltado a usuários do SUS, e sua interação com o setor de nutrição e dietética. Foram consideradas as informações existentes e como estas influenciam no desenvolvimento do setor quanto aos processos, bem como revisão de literatura especializada. Na continuidade do trabalho propomos ampliar a investigação quanto a utilização dos recursos existentes para a prescrição eletrônica de dietas por meio de entrevistas com informantes-chave e observação participante, bem como estratégias de capacitação e educação permanente para melhor utilização do sistema de informação existente, bem como sugerimos uma adaptação do sistema ao serviço de nutrição e dietética, já que faltam dados e informações para um trabalho eficaz e assim qualificar a atenção oferecida ao usuário. No seu todo, o trabalho pretende contribuir com a qualificação dos processos de trabalho no setor de Nutrição e Dietética da instituição onde é desenvolvido, em particular o cuidado oferecido aos usuários.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: A ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Prates, Vanessa dos Santos; Carvalho, Desirée dos Santos
    A Política Nacional de Atendimento às Urgências é uma proposta pra enfrentar a insatisfação com o atendimento nas emergências públicas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU foi o primeiro componente desta política a ser implantado. A Atenção Primária em Saúde, veio consolidar os princípios do novo modelo de reorientação da saúde brasileira, sendo o recurso primário de procura do usuário para a resolução de seus problemas de saúde. Neste contexto a atenção primária é considerada uma porta de entrada dos serviços de saúde SUS. A Educação Permanente utiliza situações do cotidiano das instituições de saúde a partir da realidade dos atores envolvidos para a construção do saber coletivo frente às dificuldades encontradas em suas realidades. Os objetivos do projeto são organizar um processo de educação permanente a respeito de urgência e emergência para profissionais de Atenção Primária em Saúde no município de Gravataí/RS, possibilitar a criação de grupos de estudo sobre urgência/emergência para profissionais da Estratégia de Saúde da Família do município de Gravataí/RS; revisar na literatura sobre o tema atendimento de urgência e emergência e atenção primária em saúde; conhecer as necessidades de formação sobre urgência e emergência para profissionais que atuam na Estratégia de Saúde Família do município. Os sujeitos do estudo serão profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares/técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde) que atuem no mínimo de 1 (um) ano na Estratégia de Saúde da Família do município. Será realizada uma entrevista semiestruturado, em reuniões de equipe, sobre questões relacionadas ao entendimento dos profissionais sobre a urgência e emergência e SAMU. Após a compilação das entrevistas, serão levantadas as principais necessidades identificadas pelos profissionais...
  • Imagem de Miniatura
    Item
    REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Nicola, Tainá; Gonçalves, Veralice Maria
    Um sistema de saúde fundamentado na Atenção Primária à Saúde (APS) constitui uma estratégia de organização integral, buscando assegurar que os serviços sejam ajustados às necessidades de saúde da população e o cuidado coordenado para outros pontos de atenção, fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS). O acesso à saúde nas regiões de fronteira é uma temática emergente, especialmente pelo novo contexto de intensificação das interações transfronteiriças e da nova ordem econômica internacional. Desse modo, a pesquisa justifica-se pelo fato do conhecimento da organização da RAS e seus múltiplos aspectos serem fundamentais para a construção de uma gestão efetiva do sistema, pautada pelo planejamento em saúde no âmbito da regionalização. Assim, ao buscar entender a Rede de Atenção em uma região de saúde de fronteira, pretende-se favorecer a reflexão da organização dos serviços de saúde, tendo a APS como ordenadora, com vistas à garantia do acesso à saúde e da integralidade do cuidado, em conformidade com os princípios e as diretrizes do SUS. O estudo tem como objetivo conhecer a estrutura da Rede de Atenção à Saúde na Região de Saúde 03 do Estado do RS. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa e serão realizadas buscas de dados públicos do ano de 2015 nos Sistemas de Informação em saúde vigentes e disponibilizados pelo Ministério da Saúde: SCNES e SIA. Os indicadores serão analisados tendo como base o Rol do Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015, disponível no site do DATASUS/MS. A Portaria Nº 1.631/2015 será utilizada como parâmetro de qualidade para nortear a descrição e análise das ações em saúde.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO EM EMERGÊNCIA DE TRAUMA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Silva, Miriane Portal da; Klug, Daniel
    Introdução: a avaliação da qualidade do cuidado prestado pela equipe de enfermagem é uma ótima ferramenta para aprimorar os serviços prestados pelas organizações de saúde, identificando fragilidades, reforçando processos e implementando novas rotinas. A equipe de enfermagem exerce suas práticas da assistência centradas na dimensão do cuidado aos usuários. Existem vários indicadores de saúde utilizados para avaliar a qualidade da assistência. Muitos deles englobam a satisfação dos usuários, os ambientes e os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Objetivo: avaliar a qualidade do cuidado prestado pela equipe de enfermagem na Emergência do Hospital Cristo Redentor. Médodo: trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com o intuito de reforçar processos, rotinas e as ações em equipe e individuais de cada componente do serviço da emergência e identificar as principais dificuldades da equipe para promover um cuidado com qualidade. Os dados serão coletados por meio de um formulário que será respondido pela equipe de enfermagem, composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem, dos turnos da manhã, tarde, noite 1 e noite 2, que compõem o quadro da Emergência. O formulário é formado por 36 assertivas, separado nas dimensões Estrutura, Processo e Resultado. Tem como foco analisar as dificuldades da equipe assistencial de enfermagem em relação à qualidade dos cuidados de enfermagem prestados em um serviço de emergência. Pensando na estrutura organizacional e Política de Qualidade adotada pela instituição em questão. Rever a importância da revisão dos processos e a utilização de novos recursos e ou rotinas, através do ensino aprendizagem diário.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO QUALIFICADA PELA EDUCAÇÃO PERMANENTE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Leopoldino, Maria Aparecida Andreza; Klug, Daniel
    Introdução: Na maioria das instituições hospitalares, o Centro Cirúrgico (CC) é a área de maior demanda de recursos financeiros e que requer atenção especial no planejamento, a fim de minimizar os desperdícios. A qualidade da assistência também está relacionada com o sucesso da realização de uma cirurgia, que requer profissionais com conhecimento e técnicas cirúrgicas e de intervenções que previnam as possíveis complicações perioperatórias e pós-operatórias. Os saberes da experiência e os escolares são necessários e importantes para o bom exercício das funções do cargo e da prática profissional e podem ser construídos por ações educativas em saúde. Nesse sentido, a realização de ações educativas em saúde de um programa de educação permanente em saúde e instrumento para a melhora da qualidade da assistência prestada. Objetivo: Implementar ações de educação permanente em saúde para os profissionais que atuam na equipe de enfermagem do CC. Método: Trata-se de uma pesquisa ação com abordagem quantitativa-qualitativa e cunho descritivo que implementará um programa de educação permanente aos profissionais que atuam na equipe de enfermagem do CC. A equipe é formada por 36 profissionais que atuam nos seguintes cargos e funções: chefia de enfermagem, enfermeira assistencial, técnicos de enfermagem, circulante, maqueiro e instrumentador cirúrgico, que são divididos em turnos de 8 horas, 6 horas e 12 horas, organizados em turnos e contra turnos. Resultados esperados: Participação dos profissionais nas ações de educação em saúde do programa de educação permanente em saúde; a elevação da eficiência, efetividade; e eficácia no desempenho do trabalho realizado pelos profissionais; e apresentação uma diretriz de formação educacional em saúde para a instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    MEDIDA DO ACESSO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MUNICÍPIOS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Sokoloski, Marcos Rodrigo de Oliveira; Levandovski, Rosa Maria
    O Rio Grande do Sul possui 221 municípios predominantemente rurais, ou seja, com 50% ou mais de sua população residente em área rural, totalizando cerca de 1.600.000 habitantes residentes nessas áreas, o que representa 14,9% da população total do Estado. Devido às grandes distâncias e/ou à dificuldade de deslocamento, o acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) por parte dessas populações pode se tornar precário. A hipótese da pesquisa é que o acesso aos serviços de saúde é maior em municípios que utilizam unidades móveis terrestres e/ou unidades satélite em comparação aos demais municípios rurais. O acesso será comparado através de estudo quantitativo do tipo transversal a partir dos dados de produção das equipes de Estratégia de Saúde da Família enviados ao Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica no período de janeiro a dezembro de 2016.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Oliveira, Márcia Valéria Rosa de; Benedetti, Luciane Berto
    As crianças em idade pré-escolar estão mais suscetíveis e vulneráveis aos acidentes e desastres no contexto populacional. Além disso, ações governamentais atentam para os acidentes domésticos através de campanhas de prevenção a acidentes domésticos disponibilidades de manuais de primeiros socorros. Porém, há deficiência na execução frente ao acontecimento, principalmente pelo relato da instituição de ensino responsável pela criança diariamente. Desse modo, este projeto visa qualificar funcionários e monitores de uma escola privada de educação infantil, que atende crianças de 0-6 anos de idade no município de Porto Alegre-RS através da prevenção de acidentes em escolas com Socorro de Primeira Resposta no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo de investigação, através do estudos de campo. Como sustentação teórica foram utilizados textos com viés educacional sobre prevenção em acidentes domésticos infantis e manuais de primeiros socorros nacionais para montar às didáticas da educação permanente que será aplicado ao público-alvo. E o processo de coleta de informações e dados foi complementado pela observação participante. A análise dos dados ocorrerá durante a sistematização das informações envolvendo manuais de primeiros socorros e, através da implantação deste projeto, se buscará organizá-los considerando como modelo a análise de conteúdo em categorias. Os resultados da educação permanente serão apresentados na forma de prática de prevenção através de simulações e reavaliados conforme a execução das práticas e a reciclagem do ensino em questão.