Residência Multiprofissional em Saúde
URI permanente para esta coleçãohttps://axis.ghc.com.br/handle/123456789/22
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Item O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONTEXTO FAMILIAR: UMA ANÁLISE MARXISTA SOBRE A GARANTIA DE DIREITOS E A DESPROTEÇÃO SOCIAL(Grupo Hospitalar Conceição, 2020) Cardoso, Deyse Eloy; Henn, Camila Guedes; Tagliapietra, Letícia Della MéaO objetivo deste estudo foi investigar as eventuais consequências da ausência de vagas em espaços protetivos de educação infantil para crianças em idade pré-escolar e sua relação com as vivências das famílias no território adscrito de uma Unidade de Saúde (US) da zona norte de Porto Alegre - RS. A relevância do estudo se dá a partir das narrativas das famílias em suas dificuldades cotidianas no cuidado com as crianças sem acesso à educação infantil. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas com cinco famílias que buscaram a intervenção do Serviço Social na US entre março e junho de 2018 sobre suas vivências quanto às temáticas que atravessam suas necessidades e são objeto deste estudo. Após as entrevistas, os dados foram sistematizados através de análise de conteúdo e interpretados pela lente do materialismo histórico-dialético, buscando a mediação entre a particularidade dos sujeitos e a conjuntura social para compreensão da realidade. Como última etapa, se propõe a discussão dos resultados do estudo com a rede de atendimento territorial e população a fim de subsidiar novas perspectivas sobre os espaços de proteção no território.Item SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO(Grupo Hospitalar Conceição, 2012) Machado, Daiana de Aquino Hilário; Moreira, Tatiane Vargas; Silveira, Lúcia RubleskiO resultado da pesquisa aqui apresentado, é fruto de nossa vivência como assistente social residente, do Programa de Residência Integrada do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na ênfase da Saúde da Família e Comunidade. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos assistentes sociais em relação às demandas atribuídas ao serviço social pelas equipes de trabalho no Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do GHC, a fim de evidenciar a identidade do serviço social na atenção primária em saúde. O estudo teve como base o trabalho realizado nas doze unidades de saúde do SSC do GHC. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com orientação epistemológica do método dialético critico. O universo da pesquisa foi constituído pelos assistentes sociais (preceptores, residentes e contratados) que trabalham no SSC, e amostra foi não probabilística e intencional. Para a coleta de dados utilizamos dois grupos focais. A análise dos dados indica que a profissão ainda é visualizada em alguns espaços sócio ocupacionais como uma pratica policialesca e coercitiva e há necessidade de estar sempre se reafirmando enquanto profissional, dentro das equipes. A educação permanente é reconhecida pelos Assistentes Sociais como um recurso pedagógico, a fim de romper com esta visão mais assistencialista que a profissão carrega historicamente. Foi possível também identificar o reconhecimento das competências/atividades desenvolvidas pelas assistentes sociais dentro das equipes, no entanto pouco se evidenciou a clareza das assistentes sociais em relação a vinculação de sua prática profissional ao projeto ético-politico da profissão.