Residência Multiprofissional em Saúde
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Resultados da Pesquisa
Item LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE EM CRIANÇA DE CINCO ANOS DE UMA POPULAÇÃO SOB RESPONSABILIDADE DE UM SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM PORTO ALEGRE, RS(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Souza, Renyelle Schwantes de; Fajardo, Ananyr Porto; Garcia, RobertoO conhecimento do perfil epidemiológico da população é necessário no planejamento de ações de promoção, de proteção e de recuperação da saúde a serem desenvolvidas prioritariamente. O estudo aqui relatado tem como objetivo realizar um levantamento epidemiológico de cárie dentária em criança sob responsabilidade de duas unidades de saúde pertencentes ao Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição e relacionar os achados com fatores associados à vulnerabilidade das famílias. O estudo é caracterizado como observacional analítico transversal e a amostra foi composta por 77 crianças de cinco anos de idade cadastradas nas Unidades de Saúde onde foi realizada a pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: entrevista domiciliar com a mãe e/ou responsável e exame clínico odontológico para avaliação da condição bucal utilizando o índice ceo-d. O resultado encontrado foi a média de 2,18 dentes com experiência de cárie por criança, semelhante aos apresentados no levantamento nacional SB Brasil 2010. Houve associação significativa entre o nível de escolaridade das mães e presença de cárie. O mesmo ocorreu referente à relação entre relação morador/cômodo e presença de cárie, demonstrando que fatores associados à vulnerabilidade das famílias podem estar relacionados à experiência de cárie aos cinco anos. Para atuar sobre esses fatores, as equipes de saúde da família tem um importante papel, com uma abordagem inclusiva e ações intersetoriais, buscando melhorar a condição de saúde bucal dessa população.Item ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE CÁRIE DENTÁRIA NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA(Grupo Hospitalar Conceição, 2020) Avolio, Mariana Diehl; Jandrey, Circe Maria; Branchi, Aline Zeller; Funk, Camila SamaraINTRODUÇÃO: A doença cárie tornou-se linha de estudo da Organização Mundial de Saúde pela sua distribuição desigual, relacionada a iniquidades (BRASIL, 2008). Apesar de ser uma doença prevenível, sua prevalência ainda é alta em determinadas populações, sendo fundamental realizar ações de promoção da saúde - bem como de prevenção a agravos - para reduzir vulnerabilidades e riscos de adoecimento (BRASIL, 2009; BRASIL, 2010). OBJETIVO: O estudo propõe realizar revisão integrativa de literatura sobre estratégias de promoção da saúde e prevenção da cárie dentária utilizadas no Brasil na última década. METODOLOGIA: Foram selecionados artigos das bases eletrônicas SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) com os descritores cárie - promoção em saúde bucal - prevenção de cárie dental e educação em saúde bucal disponíveis em português e publicados no período entre 2010 e junho de 2019. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram selecionados e discutidos oito artigos os quais tratavam de percepções de profissionais da área sobre as práticas educativas e preventivas em saúde bucal, da efetividade de diferentes intervenções preventivas em saúde bucal, da influência do ambiente familiar sobre a saúde bucal de crianças e do impacto de um programa de promoção de saúde bucal na redução da cárie em escolares. CONCLUSÕES: Os estudos englobam diferentes aspectos e metodologias relacionados ao tema. Educação em saúde é um dos aspectos fundamentais à promoção da saúde e prevenção da cárie dentária, e extrapola a dimensão usual de transmissão de conhecimento, contextualizando seus sujeitos como participantes ativos desse processo. Igualmente, mostraram-se indispensáveis a comunicação e a manutenção de ações educativas ao longo do tempo para que se produzam mudanças comportamentais. A família é a principal estrutura social para a abordagem preventiva e promotora de saúde, à medida que a relação entre determinantes individuais e diferentes condições de saúde é influenciada pelo contexto no qual os sujeitos estão inseridos.