Manuais Técnicos

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    MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Alves, Bianca da Silva; Benedetti, Luciane Berto
    O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do Curso Técnico em Nutrição e Dietética atua como elemento articulador e integrador do currículo e visa capacitar o discente a responder questões problemáticas do cotidiano do trabalho utilizando princípios éticos, ferramentas metodológicas e científicas. Tem como finalidade estabelecer a articulação entre o ensino e a prática na elaboração de um trabalho técnico-científico, cuja temática esteja contextualizada e em estreita relação com a realidade local e com o contexto do SUS. A Escola GHC entende que o TCC deve ser uma atividade obrigatória e deverá ser realizado pelo aluno concluinte do curso técnico de forma individual, acerca de uma realidade problematizada de estudo, relacionado à sua formação técnico-científica, cujos temas deverão estar atrelados ao curso, seu eixo tecnológico e suas áreas e de acordo com as áreas de atuação conforme Resolução CFN nº 605/2018. O trabalho será conduzido pelo discente que contará com um orientador e eventual coorientor ao longo da elaboração e execução TCC. A comunicação ou divulgação dos TCCs serão apresentadas para os colegas, professores e a comunidade interessada, visando à qualificação e avaliação dos mesmos. Esta manual tem por objetivo estabelecer orientações quanto ao desenvolvimento, apresentação, formatação e estrutura do TCC de acordo com as Normas Técnicas da ABNT (para trabalhos acadêmicos) e quanto aos requisitos estabelecidos pelo Curso Técnico em Nutrição e Dietética da Escola GHC. Aqui serão abordados os conceitos essenciais para a elaboração de do TCC, bem como seus objetivos, requisitos mínimos e estrutura básica. Este manual não substitui a orientação do seu professor de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e nem a frequência e aprovação nas unidades temáticas de Desenvolvimento de TCC I e II.
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    O CUIDADO DA PESSOA COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) ; Lima, Lena Azeredo de; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva ; Einloft, Fernanda Miranda Seixas; Mai, Scheila; Dornelles, Rhuan Alexander da Silva
    Este guia de cuidados às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), da GAPS, do GHC foi pensado como suporte para as equipes da APS para sua tomada de decisão. Ele se estrutura a partir das melhores evidências e visa qualificar a atenção, tornando efetivo e seguro o cuidado dos usuários. Esta publicação é orientada pelos atributos essenciais (primeiro contato, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado) e derivados da APS (orientação familiar e comunitária e competência cultural). O Modelo de Atenção das Condições Crônicas (MACC), que tem como foco o cuidado centrado nas necessidades da pessoa, sua família e comunidade e está apoiado nos critérios de risco e vulnerabilidade com vistas a uma atenção mais equânime, orientou a elaboração deste material. Desta forma, os determinantes sociais como a renda, raça e sexo foram considerados, bem como a condição de autocuidado e rede de cuidados. O processo de cuidado das pessoas com HAS/DM2 almeja a tomada de decisões compartilhadas, efetivas, integrais e de qualidade. Também nesta perspectiva, foi valorizada a comunicação inclusiva e efetiva com o uso de uma linguagem que possibilite a ressignificação da relação do profissional de saúde com os usuários, fortalecendo o vínculo. Com objetivo de facilitar a leitura e utilização desta publicação foram utilizados textos enxutos com fluxogramas e esquemas construídos a partir de sínteses de protocolos que orientam o cuidado das pessoas com HAS/DM2. No que se refere à sua estrutura, o layout foi inspirado no modelo utilizado pelo Practical Approach to Care Kit (sob tradução, em português, para Kit de Cuidados em Atenção Primária) - PACK-Brasil (2023), tendo em vista sua objetividade, praticidade e funcionalidade para a consulta.
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    GUIA DIDÁTICO PARA USO DO DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM GESTÃO HOSPITALAR
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Alves, Tissiana da Silva; Fajardo, Ananyr Porto; Kruel, Alexandra Jochims
    O DESIGN THINKING (é uma abordagem centrada no processo de compreensão das necessidades e desejos das pessoas é considerado como uma estratégia útil e ferramenta pedagógica em sala de aula para contribuir no processo de ensino e aprendizagem e de pesquisa.
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    MANUAL DO CONTEUDISTA - PARA O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA A PRECEPTORIA NA ÁREA DA SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2023) Fernandes, Alessandra Tavares Francisco; Rodrigues, Elisandro
    Este manual foi produzido para apoiá-lo ao longo do processo de elaboração dos conteúdos dos Objetos de Aprendizagem (OA) dos cursos ofertados na modalidade da educação à distância (EAD). Compreende-se a EAD como um ecossistema, ou seja, uma educação que envolve todos os participantes do processo – designers, professores, estudantes –, separados fisicamente, mas com diferentes formas de interação e participação pelas inúmeras possibilidades que as mídias digitais hoje nos propiciam (Moran; Mattar, 2023). Atente para o conceito de OA, que integrará fortemente nosso diálogo. O OA consiste em uma entidade digital, autocontida e reutilizável, com um objetivo claro de aprendizagem e com pelo menos três componentes internos: conteúdos, atividades e elementos de contexto (Laverde et al., 2007). Portanto, a elaboração de um OA que atenda às orientações pedagógicas e tecnológicas é o objetivo de seu trabalho como conteudista. Mas o que o conteudista faz? A resposta a essa pergunta dialoga significativamente com o propósito deste manual. Ao longo de quase uma década de trabalho junto a conteudistas, foram inúmeras as oportunidades de orientações e ações, individuais e coletivas, oficinas e reuniões pedagógicas, presenciais e online, para contemplar essa resposta. Assim, o intuito deste material de apoio não pode ser outro, senão colaborar no processo de trabalho do conteudista, pois não substitui as especificidades (e aprendizagens) que se fazem presentes ao longo das interações nas orientações pedagógicas. O objetivo é apoiar o conteudista ao longo do processo de elaboração de OAs produzidos para a oferta de cursos de especialização em preceptoria na área da saúde. As orientações fazem-se necessárias porque, na modalidade EAD, o sequenciamento dos OAs, a partir da matriz curricular, necessita apresentar coerência na organização didática, uso de metodologias de ensino e avaliação, tipos de recursos de comunicação e interação, e linguagem dialógica, entre outros. De forma didática, são abordados conteúdos fundamentais à elaboração de OAs, os quais estão divididos em três partes: a primeira situa o trabalho enquanto nível e área de formação (pós-graduação na área da saúde) e os conceitos e concepções adotados; a segunda aborda o planejamento pedagógico do OA; e a terceira orienta a elaboração do OA, bem como apresenta o processo de produção do OA para oferta no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Salienta-se que, mesmo tendo como foco a formação em preceptoria (especialização), as orientações contidas neste manual podem apoiar equipes pedagógicas e conteudistas no desenvolvimento de outras ações educacionais. Por fim, deseja-se apoiar ações de formação de conteudistas, capacitando-os para a elaboração de OAs para ofertas educacionais na modalidade da EAD voltadas à qualificação de profissionais para atuarem na preceptoria e, assim, fortalecerem os programas de residência da área da saúde no Sistema Único de Saúde.