Curso Técnico em Enfermagem
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Item ABORDAGEM LÚDICA À CRIANÇA HOSPITALIZADA(Grupo Hospitalar Conceição, 2016) Moraes, Fernanda Santos de; Benedetti, Luciane BertoNeste trabalho de conclusão do curso técnico em enfermagem irei abordar o tema: abordagem lúdica à criança hospitalizada, e darei ênfase ao cuidado diferenciado quando tratamos de pacientes pediátricos e das ações que podem ser feitas em prol de um atendimento que minimize medos e traumas para as crianças. Tenho como principal objetivo apresentar aos trabalhadores do serviço de saúde a importância do cuidado diferenciado na pediatria, apresentando os resultados positivos que ocorrem quando estes são implementados pelos profissionais, influenciando positivamente no tratamento do paciente. Além de apresentar o trabalho importantíssimo que Organizações Não Governamentais (ONGs) fazem dentro dos hospitais, promovendo experiências de internações mais alegres para seus pacientes. E mostrando também como o espaço físico do ambiente hospitalar influencia na reação da criança frente à hospitalização. Durante meu estágio curricular do curso técnico em enfermagem da Escola GHC, tive a feliz oportunidade de observar e vivenciar a importância da abordagem lúdica durante um procedimento de enfermagem, e de conhecer o centro de recreação do Hospital da Criança Conceição (HCC), através do meu relato irei mostrar como esta abordagem faz toda a diferença.Item MÃES COM FILHOS HOSPITALIZADOS: ADQUIRINDO CONHECIMENTOS TÉCNICOS(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Oliveira, Adriana Maria de; Ferreira, Junara NascenteEste trabalho teve como objetivo realizar relato de experiência baseado na observação do empoderamento materno no que tange aos procedimentos e assistência na hospitalização de seus filhos. Caracteriza-se por uma experiência vivenciada no estágio curricular no qual observei a relação da mãe no 1ºanexo do Hospital da Criança Conceição, com a equipe de enfermagem, os médicos e mães acompanhantes de seus filhos hospitalizado e participante do cuidado a criança. Como metodologia se realizou um relato de experiência e também uma revisão bibliográfica sobre o tema empoderamento, articulando com o saber adquirido pela mãe durante a internação de seu filho na pediatria. Da observação e da busca bibliográfica nota-se que quando a família permanece com a criança na internação, uma das ações da enfermagem junto à ela é de observação para identificar necessidades, detectar problemas e também realizar a orientação das mães com a finalidade de estimulá-las na participação mais efetiva no cuidado do filho hospitalizado. Também foi possível notar que a mãe adquiri conhecimentos durante a internação o que possibilita uma maior participação e negociação do cuidado. Quando as mães detêm informações sobre a complexidade da hospitalização e procedimentos realizados com seus filhos possibilita maior capacidade para superar a experiência da hospitalização, acompanham de perto os seus filhos e fazem mais questionamentos sobre os procedimentos e a patologia da qual seu filho foi acometido.Item SUPORTE FAMILIAR NA INTERNAÇÃO INFANTIL(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Abreu, Graziele Silveira de; Low, Marisa Maggi LinharesEste trabalho de conclusão do Curso Técnico de Enfermagem é sobre a importância da presença do acompanhante na internação hospitalar da criança. Aborda-se o motivo das dificuldades da presença do familiar, o processo de humanização junto ao ambiente de internação hospitalar, enquanto um local para brincar entre tantos procedimentos técnicos necessários ao tratamento e o papel da Equipe de Enfermagem. Baseou-se em experiência vivida em estágio, enquanto aluna da Escola do Grupo Hospitalar Conceição; quando pude perceber que o acompanhamento familiar junto à criança hospitalizada torna o seu tratamento mais eficaz e menos traumático, na medida e que ela recebe os procedimentos com mais confiança, o que facilita o processo de trabalho de enfermagem. A criança sozinha resiste mais aos procedimentos, precisando assim, de mais atenção da equipe de enfermagem, já que a internação lhe causa desconforto emocional. As informações que deram suporte a esse trabalho foram coletadas on line e em artigos relacionados à busca.Item A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM COM OS ACOMPANHANTES DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS(Grupo Hospitalar Conceição, 2014) Fagundes, Fani Carvalho; Jardim, Andréa da Rosa; Benedetti, Luciane BertoO presente trabalho pretende relatar a, por vezes, conflituosa e delicada relação entre a equipe de enfermagem e os acompanhantes das crianças hospitalizadas. Esse relato advém do período de atuação como aluna bolsista pelo IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) que ocorreu na Emergência do Hospital da Criança Conceição. A metodologia utilizada foi a de relato de experiência. Busco analisar a importância dessa relação no tratamento terapêutico das crianças hospitalizadas e como é importante a atuação dos acompanhantes nesse processo. Aponto a partir de meu relato que a falta de preparo da equipe de enfermagem muitas vezes dificulta a comunicação entre as partes causando transtornos para ambas. As dificuldades enfrentadas são muitas e ainda são necessários muitos investimentos tanto de ordem financeira que podem melhorar as condições físicas das instituições hospitalares como também de recursos humanos com a capacitação dos profissionais de saúde. A recuperação das crianças hospitalizadas deve ser o principal objetivo atingido. Melhorar essa relação e também as condições estruturais das unidades de saúde deve fazer parte de projetos voltados para um atendimento mais humanizado, onde a participação do acompanhante deve ser vista como fundamental no processo de tratamento de saúde das crianças hospitalizadas. Após esse estudo consegui entender melhor a importância dessa relação que servirá de base na minha formação ao exercer essa nova profissão.