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    PRECEPTORIA EM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: EFEITOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PRECEPTORES
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019-03-29) Barreiros, Bárbara Cristina; Fajardo, Ananyr Porto; Diercks, Margarita Luz Marina da Silva
    A Saúde Coletiva busca estudar e promover condições de saúde adequadas para a população. A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, a Atenção Primária em Saúde (APS), necessita da formação adequada de profissionais, dentre eles o médico, para qualificar o cuidado às pessoas. O Médico de Família e Comunidade (MFC), tendo como seu campo de atuação a APS, deve ser formado em cenários de ensino adequados. Para tanto, um preceptor bem formado pedagogicamente consegue atuar no processo de aprendizado do jovem médico que, por sua vez, é capaz de desenvolver as competências necessárias do futuro MFC. Cursos de formação pedagógica que utilizam tecnologias educacionais baseadas em metodologias ativas de aprendizagem tem mais possibilidade de formar profissionais adequados para o SUS. Esta dissertação objetivou conhecer os efeitos de um curso de formação para preceptores de Medicina de Família Leonardo nível 1, da Academia Europeia de Médicos de Família (EURACT), que utiliza metodologias ativas de aprendizagem no ensino dos preceptores. Foi embasada nas contribuições de preceptores de quatro Programas de Residência Médica em MFC do estado de São Paulo, Brasil. Através da metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso comparativo, com participação de dez preceptores, analisaram-se os efeitos pedagógicos que a tecnologia de ensino tem no processo de preceptoria. Foi possível perceber que a tecnologia de ensino Leonardo EURACT nível 1 permite que preceptores incorporem competências pedagógicas necessárias para a prática do processo de ensino, formando uma rede integrada e que fortalece entre si o ensino da especialidade. Faz isso ensinando estratégias didáticas ativas de ensino aprendizagem através delas mesmas, pelo compartilhamento e troca de vivências do cenário de ensino. Parece haver um empoderamento do uso das ferramentas aprendidas na imersão proporcionada pelo curso. O desafio é a qualificação através de ofertas pedagógicas que utilizem as MAP na formação de preceptores a fim de suprir a demanda do país para a formação de especialistas Médicos de Família e Comunidade, construindo um SUS mais qualificado.
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