Mestrado
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Item AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA ATRAVÉS DA AFERIÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS ALCOOLISTAS EM UM CAPS AD III(Grupo Hospitalar Conceição, 2020-10-08) Martini, Patrícia; Mendonça, Claunara Schilling; Kopittke, LucianeINTRODUÇÃO: A criação dos serviços de saúde mental de base comunitária como os Centros de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas, redirecionou o modelo de atenção ao abuso e dependência do álcool, que representa uma das principais cargas de doenças, incapacidades e óbitos no Brasil e no mundo. A complexidade da dependência do álcool exige intervenções que garantam adesão ao tratamento, e o Acolhimento Noturno é um dos dispositivos dos CAPS AD para essa finalidade. A Qualidade de Vida (QV), um conceito multidimensional, pode ser utilizada para avaliar os efeitos terapêuticos de determinadas tecnologias que impactem na subjetividade dos usuários dependentes do álcool. OBJETIVO: Avaliar a medida da qualidade de vida em usuários dependentes de álcool, antes e depois da utilização da tecnologia de acolhimento noturno em um CAPS AD III. SUJEITOS E MÉTODOS: Estudo longitudinal com aplicação do instrumento WHOQOL-Bref ( World Health Organization Quality of Life ) durante o período em que os usuários estiveram em acolhimento noturno e reaplicado no período compreendido entre 30 e 60 dias após. As dimensões desse instrumento, foram analisadas segundo variáveis socioeconômicas, severidade da dependência química por álcool ( Short-Form Alcohol Dependence Data - SADD), rastreio da depressão ( Patient Health Questionnaire PHQ-2) e multimorbidade, descrevendo os dispositivos de cuidado utilizados no acolhimento noturno. RESULTADOS: o estudo foi composto por 30 sujeitos, 78% homens, média de 47 anos, baixo grau de escolaridade, muito baixa renda, alto grau de dependência grave do álcool (83%) e alta prevalência de multimorbidade (93%). A auto avaliação da qualidade de vida variou em média de 30.8 no acolhimento para 51.6, dois meses após (p=0,001) mostrando diferença significativa positiva em todos os domínios, com exceção do domínio “relações sociais”. CONCLUSÕES: os resultados sugerem que a autoavaliação da qualidade de vida melhorou após a intervenção no acolhimento noturno e seguimento do tratamento, assim como os domínios físico, psicológico e do meio ambiente, mostrando a potencialidade desse serviço.Item TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS IDENTIFICADAS EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - SAÚDE MENTAL NO BRASIL(Grupo Hospitalar Conceição, 2017-05-15) Machado, Gabrieli; Fajardo, Ananyr Porto; Silva, Quelen Tanize Alves daEsta produção objetivou identificar as tecnologias em saúde, no contexto da avaliação das tecnologias educacionais em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Foi examinado se estes Programas indicam ou utilizam tecnologias educacionais em seus documentos oficiais, bem como quais tecnologias educacionais estariam presentes nos documentos, tendo a interface com as Políticas de Saúde Mental do país como disparadora das propostas pedagógicas no contexto da educação especializada. O estudo foi embasado em uma pesquisa documental, a partir da análise de documentos disponibilizados por meio público, tais como: Editais de Seleção de Programas, Projeto Pedagógico (PP), Regimento Interno, entre outros. Os objetivos específicos do estudo foram: 1) conhecer o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ensino de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil; 2) identificar as concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico informadas nos programas elencados; 3) compreender aspectos das concepções de modelo tecnoassistencial e pedagógico a partir da interface com a Política Nacional de Saúde Mental. As categorias analíticas que emergiram foram: Políticas Públicas de Saúde – Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde Mental; Projeto Pedagógico dos Programas de formação em saúde; e Propostas Pedagógicas, Tecnologias Educacionais e Tecnologias de Informação e Comunicação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde - área de concentração em Saúde Mental no Brasil. Conclui-se que a incorporação de tecnologias educacionais vem sendo implementada em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, área de concentração em Saúde Mental no Brasil de maneira discreta. Entretanto, compreende-se que a utilização de recursos tecnológicos para complementar a formação em saúde poderia tornar a aprendizagem flexível, integradora, interativa e inovadora. Indica-se ainda fomentar a discussão sobre tecnologias educacionais na formação em serviço, no que tange à saúde mental. Também propõe-se que estudos futuros possam investigar as questões tecnológicas relacionadas à formação do residente em saúde mental, com a incorporação de novas tecnologias educacionais no campo da formação em saúde.