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    LINGUAGEM DE INOVAÇÃO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2025-05-10) Arus Neto, Abrahão Assein; Peres, Maria Cristina; Souza, Mônica Vinhas de; Bitencourt, Rogério Farias
    Um mundo tecnológico e inovador traz novos desafios e formas de pensar que influenciam e, muitas vezes, alteram o comportamento das pessoas. As atividades rotineiras vão ganhando novos formatos que aceleram o tempo com que as mudanças ocorrem. Do mesmo modo, as expressões que as pessoas passam a utilizar são características do ambiente dinâmico em que estão inseridas e, nesse sentido, uma série de termos vão surgindo e outros ganhando diferentes significados. Para conhecermos um pouco mais sobre a linguagem da tecnologia e inovação, garimpamos em alguns sites específicos da área, as expressões mais corriqueiras e seus significados para deixar à disposição de quem tiver curiosidade em conhecer. E, caso, você leitor, conheça alguma palavra ou expressão que não esteja nesse glossário, será muito bem-vinda sua contribuição.
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    NEBULIZADOR DE MALHA VIBRATÓRIA PARA VENTILAÇÃO MECÂNICA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Anschau, Fernando; Kopittke, Luciane; Almeida, Adriana Silveira de; Silva, Maria Cristina Peres da; Ceron, Leandro Baptista; Souza, Mônica Vinhas de; Bedin, Sabrina Richter
    Este parecer busca fornecer informações críticas que auxiliarão profissionais de saúde, pesquisadores e formuladores de políticas a tomar decisões embasadas sobre a implementação e adoção do nebulizador de malha vibratória (NMV) para ventilação mecânica, AEROGEN Solo, para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não responsivos aos broncodilatadores convencionais, internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e com necessidade de ventilação mecânica.
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    ESTABILIZADOR CARDÍACO, POSICIONADOR CARDÍACO E SHUNT INTRACORONÁRIO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Anschau, Fernando; Kopittke, Luciane; Almeida, Adriana Silveira de; Silva, Maria Cristina Peres da; Ceron, Leandro Baptista; Souza, Mônica Vinhas de; Bedin, Sabrina Richter
    Avaliação para incorporação de tecnologia para realização de cirurgia de revascularização miocárdica (CRM) sem circulação extracorpórea (CEC) no Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Porto Alegre, RS.
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    REVISÃO DE REMUNERAÇÃO DO SUS PARA LINHA DE CUIDADO DO AVC ISQUÊMICO POR MEIO DE MICROCUSTEIO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2022) Etges, Ana Paula Beck da Silva; Anschau, Fernando; Pires, Luana Baptista Rodrigues
    O objetivo do estudo é medir o custo assistencial por paciente e revisar o ressarcimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na linha de cuidado de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi).
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    PROTOCOLO - NEBULIZADOR DE MALHA VIBRATÓRIA PARA VENTILAÇÃO MECÂNICA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2025) Anschau, Fernando; Kopittke, Luciane; Almeida, Adriana Silveira de; Silva, Maria Cristina Peres da; Ceron, Leandro Baptista; Souza, Mônica Vinhas de; Bedin, Sabrina Richter
    Este parecer busca fornecer informações críticas que auxiliarão profissionais de saúde, pesquisadores e formuladores de políticas a tomar decisões embasadas sobre a implementação e adoção do nebulizador de malha vibratória (NMV) para ventilação mecânica, AEROGEN Solo, para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não responsivos aos broncodilatadores convencionais, internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e com necessidade de ventilação mecânica.
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    HUMANIZA GHC - Caderno 2 - Processo Cadastral nas portas de entrada
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Gomes, Ângela; Arsego, Lívia Ramalho
    Este é o Caderno 2 - Processo cadastral nas portas de entrada do Programa de Humanização do Grupo Hospitalar Conceição! Aqui, você encontrará informações importantes para os processos de cadastramento nas portas de entrada dos serviços, visando apoiar os trabalhadores para as boas práticas de atendimento aos usuários do SUS. Serão abordados os parâmetros de conduta para correto cadastramento, visando ao acolhimento, ao tratamento inclusivo e afirmativo das diversidades, à segurança da(o) paciente, à continuidade do cuidado e à proteção dos dados pessoais. Este material faz parte do Programa de Humanização do GHC, que conta com o Caderno base, trazendo conceitos e contexto da implantação deste Programa.
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    HUMANIZA GHC
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Carvalho, Leonita de; Arsego, Lívia Ramalho; Maciel, Ana Lúcia da Costa; Branchi, Aline Zeller
    Aqui, você encontrará informações valiosas sobre a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) - HumanizaSUS no GHC, reforçando o compromisso com a humanização em todas as nossas ações e processos de cuidado. Essa Política direciona estratégias e métodos para integrar ações, conhecimentos, práticas e indivíduos, potencializando a garantia de um atendimento integral, resolutivo e humanizado. A criação deste material surgiu da necessidade de fornecer um instrumento de apoio aos trabalhadores que atuam nas diversas equipes do GHC, visando qualificar, cada dia mais, o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este material servirá como referência contínua para as práticas diárias de atendimento.
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    FLUXOS E ATUAÇÃO DAS(OS) PSICÓLOGAS(OS) NAS UNIDADES DE SAÚDE DA GERÊNCIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO (GHC): ACESSO E ACOMPANHAMENTO AOS USUÁRIOS
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Henn, Camila Guedes; Cachapuz, Daniela Rosa; Proença, Emanuele Luiz; Faria, Evelise Rigoni de; Cervo, Gisele Milman; Pinheiro, João Paulo; Muller, Juliana de Lima; Blom, Karina; Barone, Luciana Rodriguez; Silveira, Maria Amália Machado da; Silva, Silvia Maria Prado da; Ludwig, Vera Lucia
    Este documento tem por objetivo balizar, junto às equipes, a atuação do núcleo de psicologia nas unidades de saúde, no que tange ao cuidado compartilhado em saúde mental. Com esse intuito, fornece diretrizes para o acesso e ao acompanhamento dos usuários na Gerência de Atenção Primária à Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GAPS/GHC). Cabe ressaltar que tais fluxos são delineados a partir de particularidades existentes em cada uma das unidades de saúde da GAPS/GHC, como tamanho da população e das equipes, presença de residentes de psicologia, bem como pela organização do funcionamento e dos processos de trabalho de cada equipe. A GAPS/GHC é composto por 12 unidades de saúde localizadas nas zonas norte e leste do município de Porto Alegre, e cada unidade dispõe de um profissional da psicologia compondo a equipe. O conteúdo foi elaborado com base em publicações sobre saúde mental do Ministério da Saúde, bem como em referências técnicas sobre a atuação da psicologia na Atenção Básica. Outros documentos e publicações com propostas norteadoras para a organização dos cuidados de saúde mental na Atenção Básica foram consultados como forma de consolidar a proposta de organização deste serviço. Ao final do ano de 2021, uma primeira versão deste documento foi apresentada à GAPS/GHC1 e coordenações das unidades de saúde. Uma versão reformulada do documento contemplou ajustes sugeridos naquela ocasião, e essa nova versão foi apresentada em cada uma das 12 unidades de saúde, ao longo de 2022, que, por sua vez, também fizeram suas considerações. Desta forma, a versão final deste documento, cujo processo foi liderado pelo núcleo de psicologia, envolveu olhares diversos e um esforço coletivo em sua elaboração. A presente publicação não tem a pretensão de ser um documento normativo e prescritivo sobre as práticas de cuidado em saúde mental na Atenção Básica, ainda que sugira diretrizes para a atuação das equipes e profissionais matriciadores nesse âmbito. Não obstante, constitui-se como diretriz de organização do núcleo de psicologia neste serviço, considerando-se as diferentes especificidades de cada unidade de saúde.
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    CARTILHA CRÉOLE - CONSULTA RÁPIDA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2024) Santos, Laura Cristina dos; Martins, Valquíria Inês Pacheco
    A Cartilha Créole Guia Rápido foi idealizada pelos participantes da primeira turma de Kréole do GHC formada em 2022 e elaborada pelos profissionais da Gestão de Riscos Assistencial /HNSC com a colaboração da Gerência de Participação Social, Ceppam e Gerência de Ensino e Pesquisa GHC . A criação deste material partiu da necessidade de um instrumento que auxiliasse os profissionais no atendimento aos imigrantes Haitianos. O guia busca contribuir para facilitar a comunicação e assim qualificar a assistência a esta população.
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    MANUAL DO CONTEUDISTA - PARA O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA A PRECEPTORIA NA ÁREA DA SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2023) Fernandes, Alessandra Tavares Francisco; Rodrigues, Elisandro
    Este manual foi produzido para apoiá-lo ao longo do processo de elaboração dos conteúdos dos Objetos de Aprendizagem (OA) dos cursos ofertados na modalidade da educação à distância (EAD). Compreende-se a EAD como um ecossistema, ou seja, uma educação que envolve todos os participantes do processo – designers, professores, estudantes –, separados fisicamente, mas com diferentes formas de interação e participação pelas inúmeras possibilidades que as mídias digitais hoje nos propiciam (Moran; Mattar, 2023). Atente para o conceito de OA, que integrará fortemente nosso diálogo. O OA consiste em uma entidade digital, autocontida e reutilizável, com um objetivo claro de aprendizagem e com pelo menos três componentes internos: conteúdos, atividades e elementos de contexto (Laverde et al., 2007). Portanto, a elaboração de um OA que atenda às orientações pedagógicas e tecnológicas é o objetivo de seu trabalho como conteudista. Mas o que o conteudista faz? A resposta a essa pergunta dialoga significativamente com o propósito deste manual. Ao longo de quase uma década de trabalho junto a conteudistas, foram inúmeras as oportunidades de orientações e ações, individuais e coletivas, oficinas e reuniões pedagógicas, presenciais e online, para contemplar essa resposta. Assim, o intuito deste material de apoio não pode ser outro, senão colaborar no processo de trabalho do conteudista, pois não substitui as especificidades (e aprendizagens) que se fazem presentes ao longo das interações nas orientações pedagógicas. O objetivo é apoiar o conteudista ao longo do processo de elaboração de OAs produzidos para a oferta de cursos de especialização em preceptoria na área da saúde. As orientações fazem-se necessárias porque, na modalidade EAD, o sequenciamento dos OAs, a partir da matriz curricular, necessita apresentar coerência na organização didática, uso de metodologias de ensino e avaliação, tipos de recursos de comunicação e interação, e linguagem dialógica, entre outros. De forma didática, são abordados conteúdos fundamentais à elaboração de OAs, os quais estão divididos em três partes: a primeira situa o trabalho enquanto nível e área de formação (pós-graduação na área da saúde) e os conceitos e concepções adotados; a segunda aborda o planejamento pedagógico do OA; e a terceira orienta a elaboração do OA, bem como apresenta o processo de produção do OA para oferta no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Salienta-se que, mesmo tendo como foco a formação em preceptoria (especialização), as orientações contidas neste manual podem apoiar equipes pedagógicas e conteudistas no desenvolvimento de outras ações educacionais. Por fim, deseja-se apoiar ações de formação de conteudistas, capacitando-os para a elaboração de OAs para ofertas educacionais na modalidade da EAD voltadas à qualificação de profissionais para atuarem na preceptoria e, assim, fortalecerem os programas de residência da área da saúde no Sistema Único de Saúde.