A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANIZAÇÃO NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Arquivos
Data
2009
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Grupo Hospitalar Conceição
Resumo
Abstract
Este projeto tem por objetivo identificar as características, as dificuldades, os avanços e os elementos de subjetivação do processo de trabalho em saúde desenvolvido no CDI/HSNC, a fim de promover a reflexão dos trabalhadores sobre seu processo de trabalho, na perspectiva da valorização profissional da equipe e da humanização do setor. Resultado de “inquietações” relacionadas ao fato de cotidianamente ver que os trabalhadores do Centro de Diagnóstico por Imagem do HNSC são vistos como “apertadores de botão” para ligar e desligar as máquinas e equipamentos que fazem os exames, produziram o desafio deste projeto de pesquisa/intervenção/formação. Este projeto se insere na perspectiva da construção democrática da informação científica e tecnológica em saúde voltada à qualificação da atenção integral em saúde da população usuária e no processo de trabalho onde os trabalhadores se reconheçam e encontrem sentido estratégico de seu trabalho para o SUS. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, aliada aos pressupostos da educação permanente e da implicação dos sujeitos, o projeto se desenvolverá junto aos trabalhadores do CDI/HNSC e de setores que tem interface com o mesmo através de grupo focal e comunidade de práticas com a análise, sistematização e produção de conhecimento individual e coletivo.
Descrição
Palavras-chave
Saúde Pública, Brasil, Sistema Único de Saúde, Educação Continuada
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto