ACOLHIMENTO – O ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE MENTAL ESPECIALIZADA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA
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Data
2014
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Grupo Hospitalar Conceição
Resumo
Abstract
Frente às atuais teorias na área da saúde mental que falam sobre acolhimento, e a sua relevância no cuidado em saúde, percebo que essa ferramenta de tecnologia leve não está incorporada em todas as práticas do processo de trabalho. Assim, o presente projeto objetiva investigar, através da fala reflexiva, qual o entendimento dos profissionais de uma unidade de saúde mental especializada em dependência química, sobre o acolhimento de pacientes que procuram um serviço. Da mesma forma, conhecer o que os profissionais de saúde pensam ser o objetivo do acolhimento neste espaço de saúde mental e se identificam a relação entre acolhimento e vínculo na prática do tratamento de saúde. A metodologia escolhida seguirá uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Farão parte da pesquisa cinco sujeitos, sendo dois psiquiatras, dois psicólogos e uma recepcionista, com média de carga horária de trabalho semanal de 4 horas que trabalham no ambulatório da Cruz Vermelha situada em Porto Alegre, todos voluntários. Para a coleta de dados será utilizada a técnica da entrevista reflexiva (SZYMANSKI; ALMEIDA; PRANDINI, 2011), que trata de um método de entrevista que considera os significados subjetivos na conversa e interação pesquisador/pesquisado e as emoções presentes neste momento, fazendo uma construção conjunta. No primeiro encontro entre pesquisador e pesquisado serão utilizados um questionário de entrevista semi-estruturada com 11 perguntas abertas e um caso fictício de um paciente que procura o serviço da instituição com duas questões desencadeadoras da reflexão sobre o tema Acolhimento. Diante da transcrição dos depoimentos e explicitação dos significados dos depoimentos pelo pesquisador haverá um segundo encontro com o entrevistado, onde será feita uma devolução das explicitações dos significados dos depoimentos para a confirmação desta compreensão ou alteração dos dados. Será utilizada a Análise de Conteúdo qualitativo (BARDIN, 1977)sistematizado da de...
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Palavras-chave
Saúde Pública, Brasil, Sistema Único de Saúde, Acolhimento, Humanização da Assistência
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