PROPOSTA DE MELHORIAS AOS PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

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2015

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Grupo Hospitalar Conceição

Resumo

Abstract

Este projeto de intervenção tem por objetivo contribuir com propostas de melhorias visando otimizar os processos de contratação de serviços em um hospital público de Porto Alegre. A instrução de processos de compras demanda certo tempo de planejamento, contudo existem intercorrências que geram atrasos nas aberturas de processos licitatórios. Desta forma o presente projeto visa propor melhorias aos processos de contratação de serviços da instituição, e assim reduzir as reformulações das especificações por falta de informações, ocasionando atrasos no andamento dos processos licitatórios; evitar a ocorrência de dispensas emergenciais; qualificar os pedidos de solicitação de serviço; e também reduzir o retrabalho nos processos de contratação de serviços. O referencial teórico trata sobre conceitos de processos e ferramentas de controle, seguido de breves reflexões sobre processos licitatórios. O trabalho embasa-se em uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), e possui natureza exploratória e descritiva. Para alcançar os objetivos desta proposta de intervenção será adotado o Método BPM (gestão de processos de negócio), que consiste em cinco etapas: Levantamento de informações; Construção de propostas de melhoria; Capacitação das equipes; Adoção/implantação das mudanças e monitoramento dos resultados; e por fim, a Avaliação do processo e dos seus resultados. As propostas de melhorias serão baseadas no referencial teórico apontados no estudo.

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Palavras-chave

Saúde Pública, Brasil, Sistema Único de Saúde, Proposta de Concorrência

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