METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DOS DOCENTES DE DOIS CURSOS DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL
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Data
2019-03-29
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Grupo Hospitalar Conceição
Resumo
Abstract
Esta dissertação é resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS da Escola GHC, o qual teve como objetivo identificar e analisar os desafios vivenciados com as metodologias ativas de aprendizagem (MAP) por docentes da disciplina de saúde coletiva do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e da Universidade de Passo Fundo, ambas situadas no Rio Grande do Sul, – Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da disciplina de saúde coletiva da faculdade de medicina das duas universidades. As informações foram coletadas por meio de questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e observação participante. O tratamento dos achados pautou-se na análise temática proposta por Minayo (2014) e os dados do questionário foram tabuladas para exame de sua frequência. Os principais achados foram o entendimento, por parte dos docentes, da importância das MAP nos processos pedagógicos de ensino, a dificuldade de sua inserção pela falta de preparo dos docentes, e a compreensão das MAP como orientadoras do projeto pedagógico dos dois cursos estudados. Concluímos que as universidades devem ser estimuladas a terem um projeto de educação permanente em que as MAP sejam assumidas como ponto principal na prática docente, auxiliando também a repensar o modelo de formação que está instituído. Assim como repensar a organização do projeto político pedagógico dos cursos de medicina.
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Palavras-chave
Saúde Pública, Brasil, Sistema Único de Saúde
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