Livros / manuais

URI permanente para esta coleçãohttps://axis.ghc.com.br/handle/123456789/13

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DA SUPERLOTAÇÃO HOSPITALAR: a experiência do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre/RS
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Jotz, Geraldo Pereira; Cordeiro Júnior, Welfane; Kruel, Alexandra Jochims; Klug, Daniel; Duarte, Elisabete Storck; Kraemer, Fernanda Zanoto; Azevedo, Rodrigo de Oliveira
    A saúde pública no Brasil tem uma realidade paradoxal. Se, por um lado, destaca-se por sua abrangência e por avanços no cuidado aos usuários, na produção de conhecimentos e na adoção de tecnologias, por outro, demonstra sinais de angústia e sofrimento. A insuficiência de profissionais e infraestrutura, bem como a fragmentação das redes de atenção, provocam fragilidades, como a superlotação das unidades hospitalares. O enfrentamento da superlotação hospitalar é uma das fragilidades a serem enfrentadas no presente e no futuro. Nessa perspectiva, estão as inovações e as tecnologias desenvolvidas por um grupo de profissionais habilitados e altamente capacitados que atua no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, vinculado ao Ministério da Saúde, visando qualificar e ampliar a segurança assistencial nas suas portas de urgência, principalmente, na Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição e na UPA Moacyr Scliar. A ética do atendimento, em tempos altamente competitivos, exige desvelo especial: o objetivo fundamental não pode ser pervertido. A busca pela excelência e pelo humanismo deve estar, cada vez mais, presente no dia a dia das unidades hospitalares, em principal, nas Unidades de Urgência e Emergência. Em um mundo cada vez mais ligado virtualmente, no qual as informações chegam até nós em tempo real e por meio dos mais diferentes recursos comunicativos, tornou-se impossível manter a organização de uma instituição hospitalar à base de papel, caneta e planilha. A própria configuração atual da sociedade já não permite mais esse tipo de formato, que, além de ter se tornado obsoleto, compromete todo o manejo profissional. Inovar, na esfera hospitalar, é essencial, sobretudo, porque contribui, significativamente, para manter a qualidade e a resolubilidade de atendimento ao paciente que assistimos. Esta obra traz, na sua essência, anos de experiência e práticas vividas por um grupo interdisciplinar de profissionais que atua nas Unidades de Urgências e Emergência do Grupo Hospitalar Conceição, uma Empresa Pública Federal ligada ao Ministério da Saúde, que possui 1.391 leitos, divididos em 04 Hospitais, 12 Unidades Básicas de Saúde, 03 CAPs, 01 Consultório de Rua e 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nível III. Agradecemos a todos os profissionais que contribuíram, de forma extraordinária, para que este projeto tornasse-se realidade. Estímulos e contribuições, aqui expressos, servem de alicerce para que outras instituições busquem estimular seus profissionais para os desafios que se avizinham neste mundo globalizado e digital.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    MANUAL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA UPA MOACYR SCLIAR
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019) Soster, Cecília Biasibetti; Lima, Ana Paula de
    De acordo com Política Nacional de Atenção a Urgências (PNAU), define-se por Unidade Não-Hospitalar de Atendimento às Urgências e Emergências o serviço com funcionamento durante 24 horas diárias, que é habilitado a prestar atendimentos correspondentes ao primeiro nível de assistência a pacientes que requerem cuidados de baixa e média complexidade. Essas unidades prestam assistência resolutiva aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados e constituem-se em estruturas de complexidade intermediária, ocupando a lacuna assistencial entre as Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), compreendidas como as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, e os Serviços de Emergência Hospitalar (SEH) (BRASIL, 2006). A partir de 2009, as unidades acima descritas, também chamadas de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), passam a compor a organização das redes locorregionais de atenção integral às urgências, contam com uma sala de estabilização para pacientes críticos e têm sua estrutura reformulada, em conformidade à PNAU, passando a ser regulamentadas com maior intensidade (BRASIL, 2009). Criadas, em 2003, por meio da portaria 2048/2002 e reformuladas em 2009 e 2013 (BRASIL, 2013), as UPAs têm desenvolvido um importante papel na descentralização da assistência e no atendimento de pacientes que, até então, dirigiam-se aos SEH (BRASIL, 2006; ZANON; ZANIN; FLÓRIO, 2016). A UPA Moacyr Scliar, inaugurada em 2012, por uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, do Ministério da Saúde e sob a gestão do Grupo Hospitalar Conceição, foi planejada para o atendimento de uma área de abrangência de 200 a 300 mil habitantes, do Eixo Norte-Baltazar, Humaitá - Navegantes e Ilhas, de Porto Alegre. Conta com uma área física construída de 1.500 m², com atendimento 24 horas nas clínicas médica, cirurgia geral e odontologia. Oferta exames de radiográficos, laboratoriais e eletrocardiograma, além de prestar, diariamente, uma média de atendimento a 350 pacientes de Porto Alegre e da região metropolitana (CORREA et al., 2018).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA O SUS: FAZER E PENSAR NA INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2019-05-15) Castilhos, Thaiani Farias de; Branchi, Aline Zeller; Fajardo, Ananyr Porto; Orofino, Maria Marta Borba; Azevedo, Rodrigo de Oliveira; Rodrigues, Elisandro
    Prestes a comemorar 15 anos, a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que, atualmente, conta com 6 Programas Multiprofissionais e 1 em Área Profissional, oferecendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), a cada ano, mais de 80 profissionais altamente qualificados, bem como suas produções científicas que alcançam, em diferentes graus, os mais diversos serviços de saúde, assumiu o desafio de uma publicação que valorize a produção dos residentes, oriunda dos seus Trabalhos de Conclusão da Residência. Assim, esta é a terceira publicação da RMS e marca um momento importante de valorização da pesquisa no âmbito da formação em saúde. Em 2010, foi lançado o livro “Residências em Saúde: fazeres e saberes na formação em saúde”, que trouxe um pouco da experiência institucional de implantação dos programas no GHC, compreendendo os serviços de saúde como espaços privilegiados para a formação para o SUS. O livro “RIS/GHC: 10 anos fazendo e pensando em atenção integral à saúde”, lançado em 2014, marca os 10 anos da Residência Multiprofissional do GHC, compartilhando as reflexões elaboradas nesta experiência. Esta terceira publicação, amparada pelo texto Constitucional que atribui ao SUS a competência de “incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação” e pela necessidade de os residentes produzirem trabalhos de conclusão de residência individuais, apresenta 15 artigos inéditos escritos por egressos das turmas de 2012 a 2016. Os artigos foram selecionados por comitê científico que, após lançamento de edital, avaliou mais de 60 textos. Por meio deste livro, em consonância com a visão institucional do GHC, objetiva-se destacar a importância da produção e da disseminação de conhecimentos como condições indispensáveis para o acolhimento e para o cuidado com qualidade e segurança na área da saúde. Desta forma, ele se caracteriza como mais uma contribuição da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC para a qualificação dos serviços que são prestados à população brasileira. Desejamos uma leitura inspiradora a todos e que os frutos dela sejam profícuos!