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Item GESTÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: experiências do Grupo Hospitalar Conceição - Volume 1(Grupo Hospitalar Conceição, 2022) Kruel, Alexandra Jochims; Oliveira, Cláudio da Silva; Verona, Cleber; Ciulla, Cristiane Velásquez da Veiga; Paz, Francisco Antônio Zancan; Prevedello, Moisés Renato Gonçalves; Catalan, Vanessa MenezesNo final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada pela China sobre a ocorrência de um surto de pneumonia gerada por um tipo de coronavírus até então desconhecido. O surto, inicialmente localizado em uma proeminente província chinesa, começou a espalhar-se por diversos outros países, de forma bastante intensa e rápida, o que lhe valeu em seguida o reconhecimento de pandemia, bem como impossibilitou que muitos sistemas e serviços de saúde nacionais se organizassem de forma a evitar colapsos na capacidade de atendimento e, por conseqüência, a evitar mais contaminações, adoecimentos e óbitos. A despeito da agilidade de contágio da doença (SARS-Cov-2, também chamada COVID-19), a América Latina foi uma região mais tardiamente alcançada, o que lhe deu um tempo maior de preparo. Em crises de grandes proporções, como essa, o tempo é precioso, ainda mais diante do desconhecido. No Sul do Brasil, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), instituição vinculada ao Ministério da Saúde e com larga experiência em eventos de grandes proporções, começou a se preparar a partir de janeiro, mesmo antes do primeiro caso de coronavírus ser oficialmente detectado no país. Logo de início, o GHC implantou uma Comissão para definir um plano de contingência e mobilizar os seus trabalhadores. Dali em diante, diversas medidas foram tomadas, desde o nível estratégico (Diretoria) até o nível operacional (serviços assistenciais e administrativos). Houve a necessidade de criação e adequação de protocolos, fluxos e rotinas; implantação de serviços temporários para o atendimento a pessoas com suspeitas de COVID-19; adoção de medidas de restrição da circulação de pessoas, dentre outras, das mais variadas esferas de atuação. O GHC, como instituição de saúde, é formado por hospitais, centros de atenção psicossocial, unidades de saúde, consultório de rua. Contudo, o GHC não apenas é uma instituição de saúde, mas também uma instituição voltada à educação e à pesquisa, e neste aspecto, vem também contribuindo para a sociedade local, regional e nacional. Em termos estruturais, o GHC possui uma Escola Técnica, uma Faculdade de Ciências da Saúde (incluindo um Curso de Graduação e um de Mestrado Profissional) e programas de Residências Médicas e Multidisciplinares, além de ser campo para estágios curriculares e extracurriculares e programas de educação continuada e educação permanente, tanto em nível de extensão como de pós graduação. Ainda, em seu quadro funcional, o GHC compõe-se de profissionais que atuam tanto no âmbito de seus cargos contratuais, consigo a cultura da produção e da disseminação do conhecimento e da ciência. Pode-se afirmar que o GHC serve como modelo para diversas outras organizações, tanto na área da saúde como na área de educação. Acrescente-se ainda o seu caráter público, o que lhe atribui uma visibilidade, uma responsabilidade e uma oportunidade ímpares de compartilhar seus saberes e práticas. Diante desta realidade, este livro consiste na documentação de relatos técnicos sobre as medidas de gestão que o GHC adotou e vem adotando diante da pandemia, bem como os resultados e legados das mesmas. Os relatos foram construídos por empregados do GHC, e partiram de suas próprias experiências, dos sistemas de informação institucionais e de documentação produzida na casa. como também atuam na esfera científica, interna e/ou externamente à instituição. Assim sendo, muitos dos profissionais do GHC trazem.Item GESTÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: experiências do Grupo Hospitalar Conceição - Volume 2(Grupo Hospitalar Conceição, 2022) ; Catalan, Vanessa Menezes; Ciulla, Cristiane Velásquez da Veiga; Kruel, Alexandra Jochims; Verona, Cleber; Paz, Francisco Antônio Zancan; Oliveira, Cláudio da Silva; Prevedello, Moisés Renato GonçalvesEm março deste ano de 2022, lançamos o primeiro volume deste compilado de histórias, como forma de apresentar a quem se interessasse pelo tema, as tantas ações que vinham sendo realizadas dentro das unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ao longo da pandemia por Covid-19. Não apenas se tratou de uma obra de apresentação, mas principalmente de reconhecimento, de agradecimento e de reverência às equipes do GHC e a cada pessoa que vem trabalhando no enfrentamento deste desafio tão grande para a Humanidade, seja onde estiver seu campo de trabalho. Contudo, desde antes do lançamento do primeiro volume, tinha-se a compreensão de que muito ainda não havia sido contado, e muito ainda estava por ser vivido dentro do GHC. E assim, já no dia do lançamento, fizemos um novo convite, para que outras histórias fossem contadas, por trabalhadores e equipes. Os dois volumes foram configurados sem o viés acadêmico. Ao contrário, optou-se por um formato em que pessoas e equipes pudessem se envolver na produção de textos que pudessem alcançar os públicos diversos, que incluem leigos, practioners e também os acadêmicos. Diversos textos foram produzidos por nossos colegas. Foram lidos, analisados, revisados, relidos, e assim se compõe o segundo volume: novas histórias vividas em um tempo árduo e muito desafiador. Sabemos que há ainda outras tantas que não foram contadas, e reconhecemos suas importâncias, mesmo que não estejam aqui. Agradecemos a cada equipe, a cada autor, por sua dedicação em fazer parte dessa coletânea de relatos, e que representam, principalmente, aquilo que vivenciaram e vivenciam em suas frentes de trabalho, em suas emoções, em suas vidas.