Curso Técnico em Registros e Informações em Saúde

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    OS REGISTROS DE INFORMAÇÃO NA MORGUE DE UM HOSPITAL
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Romam, Estefani Ferraz; Klug, Daniel
    O presente trabalho visa descrever os registros de informação do setor da morgue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que são todos manuais, desde a ocorrência de óbito que é um documento elaborado para o controle do corpo dentro do setor, até os livros de registros de óbitos adultos, infantis e de passagem de plantão. Também falarei um pouco da vivência prática profissional simulada I, que foi o modo que pude observar como os registros da morgue do Hospital Nossa Senhora da Conceição são realizados. Pensando em um registro único demonstrando a entrada e como se deu a saída do paciente e mostrando que com a informatização eles estariam melhor preservados e com o sigilo dos registros de pacientes que tiveram o evento de óbito no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
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    EVOLUÇÃO DE UM SETOR ADMINISTRATIVO EM UM HOSPITAL PÚBLICO
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Ferreira, Luciana Barcellos; Pires, Diovani Schreiber
    Este trabalho de conclusão de curso apresenta a evolução do processo de trabalho dentro de um setor administrativo hospitalar com pouca visibilidade, considerando que este não trata diretamente com o paciente, e sim do acompanhamento da formação do profissional da área da saúde. Sendo assim, relato minha experiência neste setor e as mudanças no processo de trabalho baseadas nos sistemas de informações implantados e o impacto destes. Saliento o diferencial de um profissional técnico em registro e informações em saúde nos cargos administrativos.
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    PRONTUÁRIO DO PACIENTE: SUA IMPORTÂNCIA E ORGANIZAÇÃO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Peixoto, Nayana de Escobar; Maliska, Alessandra Natacha Rinaldo
    Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância e a organização do prontuário do paciente dentro de uma instituição de saúde, abordando temas como a evolução do prontuário do papel para o eletrônico e suas vantagens e desvantagens para as instituições . Mostro como um técnico em registros e informações em saúde poderia auxiliar na digitação dos documentos para o prontuário eletrônico. Com o decorrer da minha formação, aprendi sobre a importância do sigilo das informações contidas neste documento. O trabalho foi elaborado a partir da minha vivência de Prática Profissional Simulada II, realizada no primeiro semestre de 2018.
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    QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL TÉCNICO EM REGISTRO E INFORMAÇÕES DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Ferreira, Bibiane de Almeida; Benedetti, Luciane Berto
    Este trabalho aborda a importância do curso Técnico em Registros e Informações em Saúde, sua contribuição na construção social de aprendizagens úteis para os desempenhos produtivos do profissional administrativo na área da saúde. Escolhi este tema, pois percebi durante a minha vivência a importância da organização dos processos de trabalho, desenvolvidas pelo técnico administrativo. Com esse pensamento posso dizer que todo processo de trabalho precisa de profissionais qualificados para área que irá atuar ou atua.
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    A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO DO TRABALHO NO ALMOXARIFADO DE UM GRANDE HOSPITAL PÚBLICO DE PORTO ALEGRE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2018) Barbosa, Cássia Caroline Boeira; Severo, Silvani Botlender
    O propósito deste relatório é identificar a importância da gestão durante o processo de trabalho, em um grande hospital da zona norte de Porto Alegre. O acesso às informações pertinentes nesse processo coletivo pode otimizar as atividades desempenhadas pela equipe, gerando ganhos globais para a instituição. Inicialmente, um relato de experiência num período neste almoxarifado e, em seguida, a importância do técnico de registro em uma área onde a comunicação mostrou-se falha. Um profissional técnico na área de registros pode levar a informação com precisão e coerência a todos os envolvidos, com o intuito de motivar a aproximação dos funcionários com a gestão do setor. Ao concluir o relato, minhas considerações finais, possibilitando a realização de uma avaliação rápida e abrangente de questões simples, que se analisadas, podem promover uma melhora considerável no funcionamento de um almoxarifado funcional.
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    O USO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER PODE AUXILIAR NO ATENDIMENTO HUMANIZADO EM UMA EMERGÊNCIA?
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017) Amaral, Simone Freitas do; Alves, Bianca da Silva
    Este trabalho é um relato do que observei durante minha vivência, na emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição durante o período em que estive no local. Tem como objetivo mostrar a contribuição do Protocolo de Manchester e Classificação de Risco para um atendimento humanizado aos pacientes no setor. O Protocolo de Manchester faz uso de cores como ferramenta para dimensionar e priorizar o atendimento dos pacientes, buscando, assim, atender a um dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), que é a equidade.
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    A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS EM FATURAMENTO HOSPITALAR
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017) Silva, Iara Martim da; Rizzotto, José Matias; Klug, Daniel
    O presente relatório é uma exigência parcial para a conclusão do curso Técnico em Registros e Informações em Saúde e tem como objetivo instrumentalizar futuras vivências no Setor de Faturamento de Contas do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Para escrever sobre o tema foi realizado um período de vivência neste setor, de dezenove a vinte e seis de abril de dois mil e dezessete, acompanhando sistematicamente toda dimensão do processo. A experiência vivenciada na aplicação do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH), sua operacionalidade, funcionalidade, fluxos e finalização dos processos, foram fundamentais para selar os estudos teóricos, ministrados em sala de aula, e me capacitar para descrever com veracidade este trabalho.
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    PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: A VIVÊNCIA EM DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS DE PORTO ALEGRE
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017) Teixeira, Tayana Borges; Pires, Diovani Schreiber
    Neste trabalho enfatizo a importância da adaptação dos hospitais aos avanços tecnológicos em relação às informações dos pacientes. Relato as experiências que tive em duas instituições públicas de Porto Alegre e seus modelos de arquivamento dos documentos. O objetivo é mostrar as diferenças existentes de um local para o outro e a progressão do prontuário físico para o prontuário eletrônico.
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    ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO ACOLHEDOR E HUMANIZADO NA ÁREA HOSPITALAR
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017) Braga, Vera Lucia Alves; Severo, Silvani Botlender
    Este trabalho foi realizado através de ensinamentos durante o Curso Técnico de Registros em Saúde e baseado nas experiências vivenciadas nas áreas administrativas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, nos serviços de Emergência, Ouvidoria, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Instituto da Criança com Diabetes (ICD), e no Posto da Unidade de Internação do 3º E que atende as especialidades de Nefrologia, Endocrinologia e Medicina Interna do mesmo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Seu principal objetivo não é mudar as rotinas de serviços administrativos ou expor quaisquer falhas de processos de atendimento. Ele busca sensibilizar os profissionais e alunos deste curso a aplicar o aprendizado recebido no que diz respeito ao bom atendimento no acolhimento e no decorrer dele, sem perder o foco no atendimento humanizado esperado de todo o trabalhador da área da saúde.
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    HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NO INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES/HOSPITAL- DIA
    (Grupo Hospitalar Conceição, 2017) Millani, Leocádia Vasconcelos; Merlo, Izabel Alves
    O relatório apresenta e descreve o Instituto da Criança com Diabetes (ICD), destacando suas características de humanização. A instituição não possui fins lucrativos (ONG-Organização não governamental). Atende pacientes portadores de Diabetes Mellitus (DM) Tipo 1 e 2, sendo estes e crianças, adolescentes e adultos jovens ou mais velhos, entre 0 e 20 anos, desde que sua chegada tenha ocorrido até os 21 anos. Com regime de atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde) em parceria ao GHC (Grupo Hospitalar Conceição). Conta com grande infraestrutura e aporte aos seus pacientes, oferecendo hospital-dia, ambulatórios de especialidades variadas, oficinas de nutrição, gabinetes odontológicos, centro de oftalmologia, brinquedoteca e linha hot-line. Seu atendimento é acolhedor e humanizado, pois oferece tratamento diferenciado, acesso a vários profissionais, educação em Diabetes, primando pela humanização e acolhimento.