MANUAL DO CONTEUDISTA - PARA O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA A PRECEPTORIA NA ÁREA DA SAÚDE
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Data
2023
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Editor
Grupo Hospitalar Conceição
Resumo
Abstract
Este manual foi produzido para apoiá-lo ao longo do processo de elaboração dos conteúdos dos Objetos de Aprendizagem (OA) dos cursos ofertados na modalidade da educação à distância (EAD). Compreende-se a EAD como um ecossistema, ou seja, uma educação que envolve todos os participantes do processo – designers, professores, estudantes –, separados fisicamente, mas com diferentes formas de interação e participação pelas inúmeras possibilidades que as mídias digitais hoje nos propiciam (Moran; Mattar, 2023). Atente para o conceito de OA, que integrará fortemente nosso diálogo. O OA consiste em uma entidade digital, autocontida e reutilizável, com um objetivo claro de aprendizagem e com pelo menos três componentes internos: conteúdos, atividades e elementos de contexto (Laverde et al., 2007). Portanto, a elaboração de um OA que atenda às orientações pedagógicas e tecnológicas é o objetivo de seu trabalho
como conteudista. Mas o que o conteudista faz? A resposta a essa pergunta dialoga significativamente com o propósito deste manual. Ao longo de quase uma década de trabalho junto a conteudistas, foram inúmeras as oportunidades
de orientações e ações, individuais e coletivas, oficinas e reuniões pedagógicas, presenciais e online, para contemplar essa resposta. Assim, o intuito deste material de apoio não pode ser outro, senão colaborar no processo de trabalho do conteudista, pois não substitui as especificidades (e aprendizagens) que se fazem presentes ao longo das interações nas orientações pedagógicas. O objetivo é apoiar o conteudista ao longo do processo de elaboração de OAs produzidos para a oferta de cursos de especialização em preceptoria na área da saúde. As orientações fazem-se necessárias porque, na modalidade EAD, o sequenciamento dos OAs, a partir da matriz curricular, necessita apresentar coerência na organização didática, uso de metodologias de ensino e avaliação, tipos de recursos de comunicação e interação, e linguagem dialógica, entre outros. De forma didática, são abordados conteúdos fundamentais à elaboração de OAs, os quais estão divididos em três partes: a primeira situa o trabalho enquanto nível e área de formação (pós-graduação na área da saúde) e os conceitos e concepções adotados; a segunda aborda o planejamento pedagógico do OA; e a terceira orienta a elaboração do OA, bem como apresenta o processo de produção do OA para oferta no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Salienta-se que, mesmo tendo como foco a formação em preceptoria (especialização), as orientações contidas neste manual podem apoiar equipes pedagógicas e conteudistas no desenvolvimento de outras ações educacionais. Por fim, deseja-se apoiar ações de formação de conteudistas, capacitando-os para a elaboração de
OAs para ofertas educacionais na modalidade da EAD voltadas à qualificação de profissionais para atuarem na preceptoria e, assim, fortalecerem os programas de residência da área da saúde no Sistema Único de Saúde.
Descrição
Palavras-chave
Educação à Distância, Preceptoria, Tecnologia Educacional, Sistema Único de Saúde, Internato e Residência, Objetos de Aprendizagem